Buscar

A biossegurança

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A biossegurança é o conjunto de ações voltadas para a prevenção, proteção do trabalhador, minimização de riscos inerentes às atividades de pesquisa, produção, ensino, desenvolvimento tecnológico e amplia-se para a proteção ambiental e a qualidade.
Neste caso não foram respeitadas as normas de biossegurança, pois não houve um planejamento de segurança, onde quando se trata de normas para laboratórios químicos o prédio não pode ser construído com materiais inflamáveis e deve apresentar no mínimo duas saídas de emergência e todas devem estar devidamente identificadas e destrancadas. 
Os laboratórios devem ter capelas de exaustão que eliminem os vapores inflamáveis e os gases tóxicos, para garantir a segurança dos profissionais.
No caso em estudo os profissionais do setor estavam sujeitos a riscos químicos e de acidentes.
Conforme estudamos, para a prevenção adequada de incêndios é necessário que todos equipamentos estejam aterrados corretamente.
O prédio precisa ter extintores de incêndio e os mais indicados são de dióxido de carbono ou de pó químico seco devidamente sinalizados.
Os profissionais ou estudantes precisam passar por treinamento, a fim de saber identificar qual equipamento utilizar de acordo com a ocorrência, para que não ocorra como no caso em que o estagiário ao invés de conter o incêndio ocasionou uma explosão, dificultando muito mais a situação.
É importante a implantação das BPL (Boas Práticas em Laboratórios de Pesquisa), elas devem fazer parte da rotina de trabalho nas instituições e da cultura profissional de cada pessoa.
Quando não se conhece o laboratório é necessário antes de iniciar qualquer procedimento, verificar se existem materiais inflamáveis que não irá utilizar, se existe caixa de primeiros socorros, avisar os usuários sobre produtos de alta periculosidade, verificar os tipos de extintores existentes e principalmente não deixar de utilizar nenhum EPI, como óculos de segurança, jaleco, sapatos de segurança, respiradores e etc.
Através dessas medidas de segurança é possível evitar acidentes.

Continue navegando