Buscar

RESUMÃO ECOLOGIA 2PROVA

Prévia do material em texto

1º Lei da Termodinâmica ou Lei da Conservação da Energia: 
Toda energia pode ser transformada de um tipo em outro, mas não pode ser criada nem destruída.
2º Lei da Termodinâmica ou Lei da Entropia:
Nenhum processo que implique uma transformação de energia ocorrerá espontaneamente, a menos que haja uma degradação da energia de uma forma concentrada para uma forma dispersa (transferência da energia em direção a um estado cada x menos disponível e + dissipado).
Entropia é uma medida da energia não disponível que resulta das transformações: A entropia (do grego εντροπία, entropía), unidade [J/K] (joules por kelvin), é uma grandeza termodinâmica que mensura o grau de irreversibilidade de um sistema, encontrando-se geralmente associada ao que denomina-se por "desordem", não em senso comum, de um sistema termodinâmico. Em acordo com a segunda lei da termodinâmica, trabalho pode ser completamente convertido em calor, e por tal em energia térmica, mas energia térmica não pode ser completamente convertida em trabalho. Com a entropia procura-se mensurar a parcela de energia que não pode mais ser transformada em transformações termodinâmicas à dada temperatura.
Clorofila absorve em especial a luz azul e vermelha!
H2O nas folhas e vapor de H2O em volta absorve energia térmica do infravermelho.
Existem Cadeias alimentares de duas formas:
- Cadeia de Pastagem
- Cadeia de Dedritos
Emaranhado de ligações (padrões de interconexão) constituem a REDE TRÓFICA.
Classificação trófica é de função e não de espécies. As populações podem ocupar + de um nível trófico. Isso mostra como alguns ecossistemas possuem estruturas estratificadas.
O consumo direto de plantas e a utilização de matéria orgânica morta geralmente ocorrem separados temporalmente e espacialmente.
Pastagem natural 50% ou mais de produção primária líquida pode passar pelo caminho da pastagem.
Pântanos, oceanos, florestas funcionam como sistema de dedritos, 90% ou + da produção autrófica ñ é consumida pelos heterótrofos antes que as partes vegetais tenham morrido e sido processada em matéria orgânica particulada e dissolvida na H2O, sedimentos e solo.
Subsídio de energia: qualquer fonte de energia que reduza o custo de automanutenção interna no ecossistema.
O metabolismo por U de peso à medida que o tamanho de um organismo ou a biomassa de uma floresta, permitindo que se mantenha + estrutura por U de fluxo energético;
C/ o J/K total precisa ser respirada rapidamente, de forma que uma proporção cd x maior do fluxo energético total deve ser desviada p/ manutenção e ficando menos disponível p/ novos crescimentos.
TEORIA DA COMPLEXIDADE DOS ECOSSISTEMAS
Medida tamanho e complexidade de sistemas, o custo energético de manutenção tende a proporcionalmente a uma taxa maior;
Dobrando o tamanho sistema, torna-se necessário + que o dobro de energia p/ manter;
Energia ‘’a+’’ deve ser desviada p/ reduzir o da J/K associada à manutenção da maior complexidade estrutura funcional;
Retornos crescente c/ escala melhora a qualidade e estabilidade frente a perturbações
Retornos minguantes c/ escala custo maior p/ se livrar desordem (inerentes a Sistemas Grandes e Complexos, podem ser diminuídos c/ melhorias no projeto que a eficiência de transformações da energia.

Continue navegando