Buscar

PROVA AV2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201308385344)
	Pontos: 1,0  / 1,5
	Descrever a concepção weberiana de dominação e poder, explicando três tipos puros de dominação:
	
Resposta: Tradicional: Exemplo de poder, autoridade, normas executadas tradicionalmente como o exemplo mudança de um ser religioso o Papa. carismática: Religiosos com intuito de induzir alguém a fazer algo através de religião. Patrimonialismo: ter como princípio da igualdade entre os cidadões.
	
Gabarito: A dominação deve ser entendida, segundo Weber como uma probabilidade de mando e de legitimidade deste. A crença é condição fundamental para que a relação entre aquele que manda (domina) e aquele que obedece (dominado) se realize. Portanto, não é toda e qualquer relação de poder que é legitimada, é preciso que aquele que obedece acredite que voluntariamente naquele que tem poder de mando. Dominação racional-legal, dominação tradicional e dominação carismática.
	
	 2a Questão (Ref.: 201308345532)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	
O gráfico acima mostra a evolução da participação de pretos e pardos no ensino superior brasileiro entre 1992 e 2011. Observando o gráfico podemos afirmar que:
		
	
	a proporção de pretos e pardos no ensino superior, entre 1992 e 2001, correspondia exatamente à sua presença na população brasileira.
	
	nos anos 2005 e 2006 ocorreu uma estabilização da população preta e parda na população brasileira e, consequentemente, na proporção de pretos e pardos no ensino superior.
	 
	a proporção de pretos e pardos no ensino superior, entre 2003 e 2011, indica uma redução da desigualdade racial na população brasileira.
	
	o ano de 2011 apresenta o mais alto índice da desigualdade racial e a menor presença de pretos e pardos no ensino superior.
	 
	o gráfico confirma o "Mito das 3 Raças", pois sempre houve correspondência entre a proporção de pretos e pardos no ensino superior e a sua presença na população brasileira.
	 3a Questão (Ref.: 201308380036)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	SEGUNDO DURKHEIM, O QUE SERIAM FATOS SOCIAIS, OBJETO DE ESTUDO DE SUA SOCIOLOGIA?
		
	
Resposta: O fato social é uma ação ou atitude feita com ou para outros individuos. Existem regras e normas na sociedade em que o individuo deve saber mesmo cometendo qualquer tipo de ação.
	
Gabarito: "TODA MANEIRA DE AGIR FIXA OU NÃO, SUSCETÍVEL DE EXERCER SOBRE O INDIVÍDUO UMA COERÇÃO EXTERIOR; OU ENTÃO AINDA, QUE É GERAL NA EXTENSÃO DE UMA SOCIEDADE DADA, APRESENTANDO UMA EXISTÊNCIA PRÓPRIA, INDEPENDENTE DAS MANIFESTAÇÕES INDIVIDUAIS QUE POSSA TER."; OU: "MANEIRAS DE AGIR, DE PENSAR E DE SENTIR EXTERIORES AO INDIVÍDUO, DOTADAS DE UM PODER DE COERÇÃO EM VIRTUDE DO QUAL SE LHE IMPÕEM"; OU AINDA: "MANEIRAS DE FAZER OU DE PENSAR, RECONHECÍVEIS PELA PARTICULARIDADE DE SEREM SUSCETÍVEIS DE EXERCER INFLUÊNCIA COERCITIVA SOBRE AS CONSCIÊNCIAS PARTICULARES"
	
	 4a Questão (Ref.: 201308151409)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	No que tange às diferenças entre Ciências Sociais e Ciências Naturais é correto afirmar que:
		
	
	As Ciências Naturais possuem um grau de dificuldade de elaboração superior às Ciências Sociais.
	
	O cientista natural é o único que faz uso de hipóteses em seu trabalho de investigação.
	 
	As Ciências Sociais não conseguem ser objetivas por conta da subjetividade do pesquisador.
	 
	As ciências naturais podem ter resultados iguais provados por dois pesquisadores distintos em locais diferentes.
	
	O cientista social faz uso do laboratório para realizar as suas pesquisas.
	
	 5a Questão (Ref.: 201308311392)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Cientistas sociais brasileiros não fazem parte integrante do circuito habitual dos centros reconhecidos de produção intelectual. Tal fato não impede que nos vejamos como parte dele e, portanto, interlocutores legítimos dos autores mais respeitáveis e reconhecidos da tradição ocidental. Mas, nesse contexto, há um traço peculiar da nossa inserção: falamos e escrevemos em português (embora leiamos em inglês e francês). O isolamento relativo da língua portuguesa tem uma afinidade com o papel político do cientista social no Brasil, chamado a participar de valores e responsabilidades de construção nacional. A citação acima nos mostra como: I - Ao observar os fenômenos sociais, os cientistas sociais são levados a enfrentar sua própria posição, seus valores, sua visão de mundo que interfere na sua pesquisa. II - O trabalho dos cientistas sociais os levam a interação complexa com o grupo social ou sociedade investigado, pois ambos compartilham de um mesmo universo de experiências humanas. III - Há uma distância irremediável entre o cientista social e seu objeto de pesquisa, o que torna o método objetivo o mais apropriado para a investigação de fenômenos dessa ordem. Assinale a opção correta.
		
	
	Apenas a afirmação I está correta.
	
	Apenas a afirmação II está correta.
	
	As afirmações II e III estão corretas
	
	Apenas a afirmação III está correta.
	
	As afirmações I e II estão corretas.
	 6a Questão (Ref.: 201308168150)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	 
ENADE 2009
A tendência à concentração regional da renda é um fenômeno observado universalmente, sendo amplamente conhecidos os casos da Itália, da França e dos EUA. Uma vez iniciado esse processo, sua reversão espontânea é praticamente impossível. Em um país da extensão geográfica do Brasil, é de se esperar que tal processo tenda a prolongar-se extremamente.
FURTADO, Celso. Formação Econômica do Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.
A análise econômica de Celso Furtado permite compreender alguns dos fenômenos políticos presentes na formação do Brasil. Com base no pressuposto de uma concentração regional da renda, é possível afirmar que a Constituição de 1988 estabeleceu diretrizes para uma atuação do Estado que reduza as desigualdades entre os diferentes estados brasileiros, tendo em vista que
		
	
	a reforma administrativa estabelecida pela Emenda Constitucional 19, de 1998, reorientou a atuação do governo federal, para permitir o combate à pobreza e às desigualdades regionais por meio da centralização da atividade burocrática.
	
	 
o constituinte vedou ao Tribunal de Contas da União suspender gastos que possam causar danos às economias das regiões mais ricas, com vistas a permitir uma atuação administrativa que privilegie a redução das desigualdades.
	 
	 
constitui objetivo fundamental da República Federativa do Brasil erradicar a pobreza e a marginalização, reduzir as desigualdades sociais e regionais, e compete à União elaborar e executar planos nacionais e regionais de ordenação do território e de desenvolvimento econômico e social.
	
	 
instituiu um Fundo de Combate e Erradicação da Pobreza como instrumento de direito econômico regional, concedendo recursos aos entes federativos para a construção de hospitais, escolas, postos de saúde e estádios.
	
	 
compete à União e aos Estados estabelecer normas de direito econômico e societário, impedindo que cada ente federativo possa buscar o seu desenvolvimento econômico específico por meio de condições que reduzam a concorrência empresarial.
	 7a Questão (Ref.: 201308211252)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O surgimento da Sociologia foi decorrente da necessidade de:
		
	 
	Observar, medir e comprovar as regras que tornassem possível, através da razão, prever os fenômenos sociais.
	
	Manter a interpretação dogmática da realidade como patrimônio de um restrito círculo sacerdotal.
	
	Considerar os fenômenos sociais como propriedade exclusiva da forças mitológicas.
	
	Condicionar o indivíduo, através de valores simbólicos, a agir e pensar conforme os ensinamentos prescritos pelos deuses.
	
	Manter uma estrutura de pensamento mítica para a explicar as origens da hmanidade.
	 8a Questão (Ref.: 201308318542)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Capacidade de conviver com o diferente, de se proporcionarum olhar interior a partir das diferenças. Significa que eu reconheço o ¿outro¿ em mim mesmo, também como sujeito aos mesmos direitos que eu, de iguais direitos para todos, o que também gera deveres e responsabilidades, elementos da cidadania plena. Tal capacidade está expressa na (o):
		
	 
	Relativismo cultural
	
	Marxismo
	 
	Etnocentrismo
	
	Cientificismo
	
	Organicismo
	
	 9a Questão (Ref.: 201308211220)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Émile Durkheim (1858-1917) introduz no primeiro capítulo da sua obra As Regras do Método Sociológico em que procurou estabelecer o método de abordagem do objeto da ciência sociológica, o conceito de:
		
	
	realidade social.
	
	reciprocidade grupal
	
	caos social.
	
	anomia social.
	 
	fato social.
	 10a Questão (Ref.: 201308379366)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Como sabemos, o patrimonialismo ainda é uma prática muito enraizada na sociedade brasileira, apesar do nosso ordenamento jurídico consagrar o princípio da igualdade entre os cidadãos. Podemos afirmar que o patrimonialismo no Brasil manifesta-se: I - na permanência de relações hierarquizadas que permitem a alguns indivíduos tratamento diferenciado, apesar da lei; II - nas ações de homens públicos que se utilizam de recursos públicos para fins privados, seja utilizando-se de funcionários públicos para serviços domésticos, seja pleiteando vistos diplomáticos a parentes sem alegada razões de Estado; III - no respeito integral ao império da lei; IV - na condenação do nepotismo (contratação de parentes para ocupar cargos públicos) nas três esperas de poder (Executivo, Legislativo e Judiciário). Identifique a única alternativa correta.
		
	 
	Apenas as afirmação III está correta.
	 
	Apenas as afirmações I e III estão corretas;
	 
	Apenas as afirmações III e IV estão corretas;
	 
	Apenas a afirmação II está correta;
	 
	Apenas as afirmações I e II estão corretas;

Continue navegando