Buscar

ciclos biologicos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Doença de chagas (Ciclo Biológico)
O barbeiro infectado pica o ser humano -> durante o repasse sanguíneo, ele elimina nas fezes as Tripomastigotas -> As Tripomastigotas ficam na pele até o indivíduo coçar -> Quando o indivíduo coça o local ela tem acesso facilitado através da pele -> As Tripomastigotas invadem diversos tipos de células e se transformam em Amastigotas -> As amastigotas começam a se dividir e multiplicam-se -> Quando a célula está prestes a romper as Amastigotas transformam se em Tripomastigotas e caem novamente na corrente sanguínea e infectam novos tecidos e órgãos -> Posteriormente um outro barbeiro não infectado pica a pessoa com os Tripomastigotas na corrente sanguínea -> No barbeiro estas Tripomastigotas viram epimastigotas e multiplicam-se -> no intestino do barbeiro as epimastigotas tornam-se Tripomastigotas e são liberadas nas fezes. 
Esquistossomo (Ciclo Biológico) 
O homem infectado, vai defecar e as fezes vão conter os ovos -> os ovos entram em contato com a água, eclodem e viram miracideos -> os miracideos nadam até encontrar os caramujos -> penetram nos caramujos e por divisão assexuada transformam-se em cercarias -> Às cercarias nadam livres nas regiões alagadas e encontram seu hospedeiro definitivo que é o homem -> Elas penetram através da pele do homem e migram até o sistema porta hepático -> No sistema porta hepático transformam-se em vermes adultos -> macho e femea realizam a cópula -> na hora de colocar os ovos os dois descem juntos para as veias mesentéricas -> Os ovos chegam ao intestino e são liberados nas fezes humanas vindo a infectar mais caramujos e pessoas.
Teniase (Ciclo biológico) 
O homem ingere a carne infectada mal cozida ou mal passada contendo o cisticerco -> esse cisticerco sofre ação suco gastro e intestinal liberando o escólex que se fixa na mucosa intestinal -> Proglotes contendo ovos vai sair pelas fezes humanas -> As fezes humanas contaminam o ambiente e alimentos -> quando os bois e porcos ingerem alimentos contaminados eles acabam se contaminando -> Dentro dos bois e porcos estes ovos transformam em larvas e migram para diversas regiões, podendo posteriormente infectar novos humanos pelo consumo da carne.
Cisticercose (Ciclo Biológico) 
Homem ingere a carne de PORCO mal passada, água e alimentos contaminados com os ovos da tenia-> o verme se desenvolve e o indivíduo começa a liberar através de suas fezes -> Proglotes contendo ovos da Tênia Solium -> por falta de higiene pessoal e outros fatores o homem acaba ingerindo os própios ovos hora liberados em suas fezes -> estes ovos migram para qualquer tecido mole e vão formar os cisticercos.
Toxoplasmose (Ciclo Biológico) GATO
O gato se infecta através de alimentos contaminados -> A forma de vida ingerida pelo gato transforma-se em merozoitos -> Os merozoitos transformam-se em formas sexuadas -> ocorre a fusão destas formas (gameta masc e fem) -> transformam-se em oocistos -> primeiro oocisto imaturo, depois maduro que já infectante e é eliminado pelas fezes.
CICLO HOMEM
Homem ingere os oocistos presentes na água, alimentos ou solo -> no intestino o oocisto se rompe -> Ocorre a transformação em traquizoitos -> começam a se multiplicar e invadem vários tipos de células -> dividem-se por reprodução assexuada -> após a reprodução eles de param de se reproduzir e transformam-se em bradzoitos e ficam em fase de latência por vários meses.
Ascaris lumbricoides (Ciclo Biológico) 
Ingestão de água ou alimentos contaminados por ovos -> no intestino os ovos se rompem e liberam larvas -> cada larva penetra na parede intestinal e cai na corrente sanguínea -> na corrente sanguínea migram para coração, fígado e pulmão, onde sofrem algumas mudanças -> permanecem nos alvéolos podendo causar sintomas parecidos com o da pneumonia -> Ao abandonar os alvéolos passam para os brônquios, traqueia e laringe -> em seguida são deglutinados e atingem os intestinos delgado, ondem tornam-se vermes adultos -> após o acasalamento a femea inicia a liberação dos ovos cerca de 15.000 (dia) -> os ovos são eliminados nas fezes e contaminam água e outros alimentos.
Enterobius vermiculares (Ciclo)
Monoxênico
Após a cópula, os machos morrem e são eliminados junto com as fezes. A fêmea então com ovos vai para o ânus para ovoposição, pricipalmente à noite (causando o prurido anal noturno), pois esperam diminuir o metabolismo do hospedeiro. Para a liberação dos ovos, o tegumento da fêmea fica bem fino. Os ovos se tornam infectantes em 6h e são ingeridos pelo hospedeiro. As larvas rabditóides eclodem no intestino delgado, sofrendo 2 metamorfoses até o ceco, onde se transformam em adultos. Depois de 1 a 2 meses as fêmeas vão para a região perianal e se não houver reinfecção, o parasitismo se extingue aí. A sobrevida do verme é de 2 meses.

Continue navegando