Buscar

AAV2 DIREITO HUMANOS 2018

Prévia do material em texto

DIREITOS HUMANOS
2a aula
		
	 
	Lupa
	 
	 
	
Vídeo
	
PPT
	
MP3
	 
	
	 
	
	20/02/2018 16:55:45 (Finalizada)
	
	2018.1 EAD
	
	
	 
	Ref.: 201708358595
		
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	Tema de particular importância no estudo dos direitos humanos está relacionado com a posição hierárquica ocupada pelos tratados internacionais ratificados pelo Brasil em nosso ordenamento jurídico. Isto porque, a Emenda Constitucional n. 45 de 2004 regulou expressamente a incorporação dos tratados internacionais sobre direitos humanos. É neste contexto que se pode afirmar que os tratados internacionais sobre direitos humanos, na ordem interna brasileira:
		
	 
	equivalem à emenda constitucional desde que aprovados, em cada Casa do Congresso Nacional, em dois turnos, por três quintos dos votos dos respectivos membros
	
	não necessitam de referendo do Congresso Nacional, desde que celebrados pelo Presidente do próprio Congresso Nacional
	
	equivalem sempre à norma metaconstitucional, independentemente da forma de aprovação
	
	assumem sempre o status de norma supralegal
	
	equivalem sempre à lei ordinária, independentemente da forma de aprovação
	
	 
	Ref.: 201708326793
		
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Acerca da disciplina dos direitos fundamentais, assinale a resposta correta:
		
	 
	Os tratados e convenções internacionais sobre direitos humanos que forem aprovados, em cada Casa do Congresso Nacional, em dois turnos, por três quintos dos votos dos respectivos membros, serão equivalentes às emendas constitucionais.
	 
	O catálogo de direitos fundamentais do cidadão brasileiro se perfaz tão somente com os direitos explícitos (Título II e outros direitos positivados ao longo da Constituição)
	
	O sistema constitucional brasileiro de direitos fundamentais é estático, na medida em que formado exclusivamente pelos direitos fundamentais constantes no Título II da Constituição, que se denomina exatamente por isso de Dos Direitos e Garantias Fundamentais.
	
	Os direitos fundamentais são absolutos, não podendo ser relativizados nem mesmo diante de conflitos com outras normas constitucionais.
	
	A atribuição de hierarquia dos tratados internacionais sobre direitos humanos no Brasil não necessita da participação Congresso Nacional, pois são sempre equivalentes às leis ordinárias.
	
	 
	Ref.: 201708325097
		
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Acerca do sistema brasileiro de direitos fundamentais, analise cada item abaixo e responda: I. O catálogo de direitos fundamentais do cidadão brasileiro está limitado aos setenta e oito incisos do artigo 5º da nossa Carta Magna; II. No Brasil, os direitos fundamentais são apenas aqueles previstos no título II da Constituição (Dos direitos e garantias fundamentais); III. O direito à saúde (artigo 196) e o direito à educação (artigo 205) são direitos fundamentais absolutos que não admitem relativização; IV. Os direitos sociais são direitos fundamentais, pois têm jusfundamentalidade material. SOMENTE É CORRETO O QUE SE AFIRMA EM:
		
	
	I e III
	
	II e III
	 
	IV
	
	I, II e IV
	
	III
	
	 
	Ref.: 201708358599
		
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Analise as assertivas abaixo e assinale a resposta CORRETA: I - De acordo com a concepção brasileira, os direitos fundamentais são apenas aqueles positivados no rol taxativo do art. 5º da Constituição Federal II - Os direitos sociais não são considerados direitos fundamentais
		
	
	a assertiva I é verdadeira e a assertiva II é falsa
	
	ambas assertivas são verdadeiras
	
	a assertiva I é falsa e a assertiva II é verdadeira
	 
	as duas assertivas são falsas
	
	a assertiva I é verdadeira e justifica a assertiva II
	
	 
	Ref.: 201708818519
		
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	A Constituição Federal de 1988, trouxe em seu Título II, os Direitos e Garantias Fundamentais, subdivididos em cinco capítulos. Assinale a opção correta:
		
	
	Direitos transindividuais e coletivos: estão previstos no Art. 5º, da CRFB/88. São os direitos ligados ao conceito de pessoa humana e à sua personalidade, tais como à vida, à igualdade, à dignidade, à segurança, à honra, à liberdade e à propriedade.
	
	Direito à nacionalidade: vincula juridicamente o indivíduo ao Município.
	
	Direitos individuais e coletivos: são referentes à educação, saúde, trabalho, previdência social, lazer, segurança, proteção à maternidade e à infância e assistência aos desamparados. Sua finalidade é a melhoria das condições de vida dos menos favorecidos, concretizando assim, a igualdade social.
	
	Direitos políticos: São direitos individuais, que permitem ao indivíduo exercer restritamente sua cidadania, participando de forma ativa dos negócios políticos do Estado.
	 
	Direitos sociais: são referentes à educação, saúde, trabalho, previdência social, lazer, segurança, proteção à maternidade e à infância e assistência aos desamparados. Sua finalidade é a melhoria das condições de vida dos menos favorecidos, concretizando assim, a igualdade social.
	
	 
	Ref.: 201708325098
		
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	É CORRETO afirmar que os tratados internacionais sobre direitos humanos incorporados à ordem interna brasileira são equivalentes:
		
	
	Sempre à Emenda Constitucional
	 
	à Emenda Constitucional, caso sejam aprovados com maioria de três quintos e em dois turnos.
	
	Sempre à ato supralegal
	
	à Medida Provisória ou Lei Ordinária federal, caso sejam aprovados com maioria absoluta
	
	Sempre à Lei Ordinária federal.
	
	 
	Ref.: 201708325100
		
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	O pós-positivismo jurídico busca dar força normativa aos princípios constitucionais. Portanto, é correto afirmar que, hoje em dia, no centro da Constituição encontra-se:
		
	
	A garantia das normas aplicadas pela subsunção
	 
	A proteção dos direitos fundamentais e da dignidade da pessoa humana
	
	A garantia do silogismo jurídico
	
	A proteção absoluta da propriedade
	
	A proteção da vontade do legislador e do positivismo jurídico
	
	 
	Ref.: 201708818532
		
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Na Constituição de 1988, os direitos referentes à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados¿, encontram-se formalmente previstos no rol dos direitos
		
	
	Individuais.
	
	Políticos e Sociais.
	
	Solidários e Individuais.
	 
	Individuais e Sociais.
	
	Solidários e Coletivos.

Continue navegando