Buscar

Aula 2 - CONTABIILIDADE DE CUSTOS Classificação dos Custos

Prévia do material em texto

CONTABILIDADE DE CUSTOS – AULA 2
CUSTOS DIRETOS
Os Custos Diretos são aqueles que podem ser diretamente (imediatamente) apropriados a cada produto, ou seja, são facilmente alocados ao objeto de custeio.
Os CUSTOS DIRETOS constituem todos aqueles elementos de custo individualizáveis com respeito ao produto ou serviço, ou seja, se classificam imediatamente com a produção deles, mantendo uma correspondência proporcional; no caso da matéria-prima, pela quantidade que foi efetivamente consumida e, no caso da mão de obra direta, pela quantidade de horas que foi efetivamente utilizada.
Matérias-primas usadas na fabricação dos produtos.
O produto: a casa própria.
Mão de obra direta 
Serviços subcontratados e aplicados diretamente aos produtos ou serviços.
APROPRIAÇÃO DOS CUSTOS DIRETOS
Para se ter o consumo de materiais, é necessário que a empresa mantenha um sistema de requisições, de maneira que sempre se conheça em qual produto foi utilizado o material retirado do estoque.
Nas empresas de serviços, normalmente se faz o acompanhamento da ordem de serviço, anotando os custos alocados diretamente.
Para se saber a utilização de mão de obra direta, faz-se necessário a empresa manter um controle de apontamentos, por meio do qual se verifica quais os operários trabalharam em cada produto ou serviço no período (dia, semana, mês) e por quanto tempo (minutos, horas).
CUSTOS INDIRETOS
Custo Indireto é o custo que não se pode alocar diretamente a cada tipo de bem ou direcionador de custo no momento de sua ocorrência. Os custos indiretos são alocados aos produtos finais empregando-se o critério de rateio predeterminados e vinculados a causas correspondentes, como mão de obra indireta, rateada por horas/homem da mão de obra direta, gastos com energia, com base em horas/máquinas utilizadas etc.
Exemplos:
PRODUTO
Mão de obra indireta 
A mão de obra indireta é representada pelo trabalho nos departamentos auxiliares nas indústrias ou prestadores de serviços e que não são mensuráveis em nenhum produto ou serviço executado, como a mão de obra de supervisores, controle de qualidade etc.
Materiais indiretos
Os materiais indiretos são os materiais empregados nas atividades auxiliares de produção, ou cujo relacionamento com o produto é irrelevante. São eles: graxas, lubrificantes, lixas etc.
Outros custos indiretos
Os outros custos indiretos são aqueles que dizem respeito à existência do setor fabril ou de prestação de serviços, como depreciação, seguros, manutenção de equipamentos etc.
Classificação dos custos fixos e variáveis em relação ao volume
Os Custos Fixos são aqueles cujo total não varia proporcionalmente ao volume produzido.
Custos Variáveis são aqueles cujo montante se altera em função do volume produzido ou vendido.
Classificação das Despesas Operacionais
Despesas de vendas
As despesas de vendas representam os gastos de promoção, colocação e distribuição dos produtos da empresa, tais como: o pessoal da área de vendas, marketing, comissão sobre vendas, propaganda e publicidade, provisão para créditos de liquidação duvidosa etc.
Despesas administrativas
As despesas administrativas representam os gastos, pagos ou incorridos, para direção ou gestão da empresa, tais como: honorários da administração (Diretoria e Conselho), salários e encargos do pessoal administrativo e material de escritório etc. 
Despesas financeiras 
As despesas financeiras são remunerações aos capitais de terceiros e englobam basicamente: os juros (pagos ou incorridos) de empréstimos e financiamentos, comissões bancárias, descontos concedidos e juros de mora pagos.
Classificação das despesas em diretas e indiretas
As despesas diretas são aquelas que podem ser facilmente quantificadas e apropriadas em relação às receitas de vendas e de prestação de serviços.
Exemplos:
Receita de vendas: 
Para cada bem vendido é possível identificar o custo incorrido em sua aquisição ou produção, os impostos incidentes sobre o faturamento, as comissões dos vendedores e as despesas de fretes e seguro de transporte
Receita de serviços:
 Para cada serviço prestado é possível identificar a mão de obra direta utilizada, os materiais empregados e os impostos incidentes sobre o faturamento.
As despesas indiretas são aqueles gastos que não podem ser identificados com precisão nas receitas geradas. Geralmente são considerados como despesas do período e não são distribuídos por tipo de receita. Por exemplo, despesas administrativas, despesas financeiras e despesas com imposto de renda e contribuição social.
Classificação das despesas em relação ao volume de vendas
DESPESAS FIXAS
São aquelas despesas que permanecem constantes dentro de determinada faixa de atividades geradoras de receitas, independentemente do volume de vendas ou de prestação de serviços.
Dessa maneira, uma alteração no volume de receitas para mais ou para menos não altera o valor total da despesa, como por exemplo: honorários salários e encargos sociais dos diretores, salários e encargos sociais dos funcionários administrativos, despesas financeiras, despesas com aluguéis, seguros etc.  As despesas fixas têm características semelhantes aos custos fixos.
DESPESAS VARIÁVEIS
São aquelas que variam proporcionalmente às variações de volume de receitas.  Exemplos: os impostos incidentes sobre o faturamento, as comissões dos vendedores sobre as vendas e os serviços, os gastos com fretes para entrega dos produtos vendidos, os gastos com faturamento e as cobranças das vendas a prazo.
Essas despesas podem ser identificadas com as receitas geradas e facilmente quantificadas. As despesas variáveis têm as mesmas características dos custos variáveis.
*CUSTOS VARIÁVEIS – Custos que variam em proporção direta com o volume de atividade.
Classificação dos custos em relação ao estágio de produção
Custos primários 
Formados pelo somatório de matéria-prima ou materiais diretos com a mão de obra direta.
Custos de conversão ou de transformação  
Representam o esforço empregado pela empresa no processo de fabricação de determinado item, sendo a etapa em que o produto é formado por mão de obra direta + custo indireto de fabricação.
Gastos ativados e não ativados
Gastos ativados Gastos que se transformam em ativos e irão afetar as resultados de futuros períodos.
Custos Diretos  são custos que podem ser diretamente associados a um produto, atividade ou departamento.
Custos Indiretos são aqueles que ou não podem ser diretamente associados a um produto, atividade ou departamento, ou que não valem a pena serem associados.
Etapas de formação dos custos
Custos de produção do período são a soma dos custos incorridos no período dentro da fábrica.
Custo da produção acabada
Soma dos custos contidos na produção acabada no período. Pode conter custos de produção também de períodos anteriores existentes em unidades que só foram concluídos no presente período.
Custos dos produtos vendidos
Soma dos custos incorridos na fabricação dos bens que estão sendo vendidos.  Podem conter custos de produção de diversos períodos, caso os itens vendidos tenham sido produzidos em diversas épocas diferentes.
FORMAÇÃO DE CUSTO TOTAL
Matéria Prima (MD) Consumida + Mão de Obra Direta (MOD) - inclui o valor dos salários e encargos sociais + Custos Indiretos de Fabricação (CIF) = O custo total de um bem produzido

Continue navegando

Outros materiais