Buscar

Relatório 4 - Brancilene

Prévia do material em texto

UFS – UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE
Pedro Wlisses dos Santos Menezes
Wesley da Silva Oliveira
David Pereira Silva
Lucas Santos de Jesus
Relatório da aula prática:
Extração de DNA de cebola
São Cristóvão
2018
Introdução:
Nesta aula prática a atividade proposta foi a retirada do DNA a partir da cebola, o DNA é a molécula responsável pela transferência da informação genética de um organismo para seus descendentes. Atualmente métodos como o de clonagem, a partir um DNA considerado perfeito, reproduz vários clones perfeitos e idênticos aos seus pais. Nesta prática foi mostrado para os alunos que a extração de DNA não é algo exclusivos de cientistas renomados e que disponham de diversos equipamentos tecnológicos é possível sim, extrair o ácido desoxirribonucleico em casa.
Materiais e métodos
3 Béqueres de plástico
1 Proveta de 50 ml
1 Tubo de falcon de 20 ml
2 Tubos de ensaio
1 Estante para tubos de ensaio
1 Funil de filtração com papel de filtro
1 pipeta de 5ml
1 pêra
Cebola picada
Água destilada
Detergente
Álcool etílico gelado (conservado no congelador)
Banho-maria a 90°c
Foi adicionada a cebola em um béquer de plástico, em seguida foi colocado 10 ml de detergente em 10 ml de água destilada, posteriormente sendo despejados no mesmo béquer da cebola. Com o tubo de Falcon, a cebola foi macerada por 15 minutos, sendo posteriormente submetida a banho-maria de 90°c por 20 minutos. Após esses procedimentos, todo o material foi filtrado com o auxílio do funil e papel filtro para outro béquer limpo. A seguir foi transferido 4ml do líquido para um tubo de ensaio, que foi resfriado em água por 2 minutos. Finalmente foi adicionado 2 ml de álcool etílico gelado na mesma proporção do líquido.
Resultados e discussão
A cebola deve ser picada para fragmentar o tecido vegetal da cebola e consequentemente permitir a ruptura da membrana plasmática que forma as células da cebola. O aquecimento é feito pois ele dilata o núcleo, expondo o material genético 
O detergente dissolve as membranas lipídicas além de desintegrar os núcleos e os cromossomos das células da cebola, liberando o DNA. Com a ruptura das membranas, o conteúdo celular, incluindo DNA e proteínas, soltam-se e dispersam- se na solução. Um dos componentes do detergente, desnatura as proteínas, separando-as do DNA cromossômico. Como o álcool gelado tem uma densidade menor do que a da água ele flutua juntamente com as proteínas, enquanto a solução lise-detergente precipita com o DNA, formando uma solução branca e semelhante a fios esbranquiçados.
Conclusão
Analisando os resultados, conclui-se experimento foi conduzido de forma satisfatória, de modo que o DNA foi extraído das células através das lises celulares realizadas pelo detergente e variação térmica. Foi atingido um ponto onde o DNA e agregados de (esqueci) se agruparam formando um precipitado
Referências bibliográficas	
NELSON D. L.; COX M. M. Princípios de Bioquímica de Lehninger. 5 ed. Porto Alegre: Artmed ,2011.

Continue navegando