Buscar

AULA 09

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

AULA 09: GESTÃO DO CONHECIMENTO, TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E CAPITAL INTELECTUAL (DESENVOLVIMENTO DA ORGANIZAÇÃO)1
CARVALHO, Renato2 
1 Resumo do conteúdo apresentado na Aula 09 da Disciplina Planejamento e Gestão em EaD do Mestrado do PPGTEG, UFRPE.
2 Mestrando do PPGTEG, UFRPE, Recife, PE, renatolvcarvalho@gmail.com. 
APRESENTAÇÃO
Este resumo tem por objetivo discutir o contexto de implementação das tecnologias da informação e comunicação nas organizações, bem como a educação a distância, com a proposta de agregar valor tanto aos indivíduos como às empresas por meio da geração de conhecimento. Valendo-se de uma discussão interdisciplinar, reflete-se sobre o desenvolvimento da organização, da educação e do próprio indivíduo, ancorado por boa base bibliográfica. O processo de adaptação a esse novo, avançado e complexo cenário das novas tecnologias necessita ser conduzido de forma a transcender questões puramente técnicas existentes no cenário da organização, precisando contar com a adesão de todos, independentemente do grau hierárquico; para tanto, é importante ampliar a visão do indivíduo, dando mais sentido a tudo aquilo que ele faz.
PALAVRAS-CHAVE: Gestão do conhecimento, Tecnologia da informação, Capital intelectual, Desenvolvimento da organização.
INTRODUÇÃO
O seminário da “Aula 09: Gestão do Conhecimento, Tecnologia da Informação e Capital Intelectual (Desenvolvimento da Organização)” foi embasado em uma bibliografia básica (referente à Educação a Distância), acrescida de uma bibliografia complementar (em Administração), cujos conteúdos são leitura obrigatória para aqueles que desejam navegar no universo da educação a distância, tendo a inovação e a tecnologia como aliadas.
Este é um resumo do conteúdo abordado em um dos Seminários da disciplina de Planejamento e Gestão em EaD, fruto do trabalho do experiente professor Rodolfo Filho, que também leciona sobre gestão estratégica na UFRPE. Apresentaram-se textos em que se experimenta uma oportunidade única de entrelaçamento entre a política e a teoria administrativa. Casos com diferentes modos de propor e pensar estratégia. Abordou-se o pensamento estratégico como transformador de sonhos em realidade estratégica, permitindo-se obter vitórias aparentemente impossíveis, por meio de modelagens de cenários e análises multicriteriais. 
METODOLOGIA
Para a realização desta síntese da Aula 9, foi feito o estudo das bibliografias básica e complementar, sugerida pelo professor da disciplina, as quais estarão relacionadas nas referências bibliográficas. Serão trazidos os principais tópicos abordados nesses materiais e uma pequena referência de cada um, de modo a citar, sucintamente, todo o conteúdo tratado nessas obras. Foi acrescida, ainda, para dar mais respaldo teórico a este resumo, uma referência bibliográfica extra.
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
1.Gestão do Conhecimento
Hoje se deve preocupar com o indivíduo que está à procura de determinados processos-chave motivacionais. A organização que não investir em seus recursos humanos não terá sucesso. Nesse cenário, acredita-se na teoria da gestão do conhecimento, para a qual as empresas se voltaram com o intuito de entender, organizar, controlar e lucrar com o valor intangível do conhecimento. No entanto, gestão do conhecimento ainda é uma área nebulosa no cruzamento entre teoria da organização, estratégia de negócios, tecnologia da informação e a própria cultura organizacional.
2.Mercado Atual e Mudanças
As mudanças atualmente são grandes, abrangendo todos os campos. A sociedade assiste, ao mesmo tempo em que participa, a um processo muito veloz, em que a única constante é a mudança. Para Pereira (2002), algumas empresas estão criando parcerias com pessoas que têm interesse nas ações empresariais, os chamados stakeholders, tais como clientes, empregados, acionistas, fornecedores, governos, comunidade em geral e grupos de interesse popular.
3.A Cultura e a Liderança Organizacional
Entre os autores que referenciaram o conteúdo abordado, foram identificadas cinco dimensões essenciais que proporcionam melhorias no trabalho de um modo especial. Faz-se necessário que o indivíduo (trabalhador) tenha todas elas:
• Variedade de tarefas: execuções de modo diferente e pela variedade de tarefas propriamente.
• Identidade de tarefas: identificação do desempenho de uma etapa completa do trabalho. 
• Importância da tarefa: momento no qual o trabalho, que é supostamente executado, tem um certo grau de importância.
• Autonomia: controle dos empregados sobre as suas próprias tarefas.
• Feedback: informações retroalimentadas pela própria execução das atividades e/ou tarefas.
4.Tecnologia da Informação
A tecnologia da informação é uma poderosa ferramenta para controle, que permite monitorar e registrar muitos aspectos do comportamento e desempenho da organização. Ao prover tais dados aos supervisores organizacionais, ela reforça seu controle hierárquico. A mesma tecnologia pode ser utilizada para reforçar os níveis inferiores de uma organização pelo acesso à informação, estendendo-o a um maior número de pessoas. O potencial de reforço da capacidade de monitoria reside em sua habilidade de prover o retorno da informação aos usuários de uma maneira que direcione o aprendizado e a autocorreção.
5.Informação, Comunicação e Conhecimento
Um exemplo de tecnologia utilizada para facilitar o processo de comunicação e informação na organização é a hipermídia. Tecnicamente, a hipermídia acaba sendo um agente entre a interatividade e a própria tecnologia da informação. Conforme pondera Machado (1997), a ideia básica da hipermídia é aproveitar a arquitetura não-linear das memórias de computador para viabilizar obras “tridimensionais”, dotadas de uma estrutura dinâmica que as torne manipuláveis interativamente, sendo, portanto, uma forma combinatória, permutacional e interativa da multimídia em que textos, sons e imagens (estáticas e em movimento) estão ligados entre si por elos probabilísticos e móveis, que podem ser configurados pelos receptores de diferentes maneiras, de modo a compor obras instáveis em quantidades infinitas.
6.A Organização do Aprendizado e o Capital Intelectual
A gestão do conhecimento vista como uma coleção de processos que governa a criação, a disseminação e a utilização do conhecimento para atingir plenamente os objetivos da organização é uma área nova na confluência entre tecnologia da informação e administração, um novo campo entre a estratégia, a cultura e os sistemas de informação de uma organização. Com o enfoque da gestão do conhecimento, começa-se a rever a empresa, suas estratégias, sua estrutura e sua própria cultura.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
O que se percebe é a forte diferença entre a informação e o conhecimento, ainda que as duas abordagens utilizem-se da tecnologia da informação. A gestão do conhecimento provém da valorização e da evolução do saber do próprio indivíduo, tanto de forma individual como coletiva.
REFERÊNCIAS
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
ROSINI, Alessandro. As novas tecnologias da informação e a educação a distância. São Paulo: Thomson Learning, 2008.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR (em Administração)
CAVALCANTI, Marly. (Org.) Gestão Estratégica de Negócios, 2ª. Ed. São Paulo: Pioneira, 2006.
BIBLIOGRAFIA EXTRA
MACHADO, Arlindo. Hipermídia: o labirinto como metáfora. In: DOMINGUES, Diana (comp.). A arte no século XXI: a humanização das tecnologias. São Paulo: Editora da UNESP, 1997.
PEREIRA, Raquel da Silva. Desenvolvimento sustentável como responsabilidade social das empresas: um enfoque ambiental. São Paulo: Lorosae, 2002.

Outros materiais