Buscar

TECNOLOGIA EDUCACIONAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

FICHAMENTO DO TEXTO: AFINAL, O QUE É TECNOLOGIA EDUCACIONAL?
Primeiramente vale ressaltar que para as pessoas que pensam que o computador, por ser algo moderno e vir juntamente com a tecnologia, venha ser uma tecnologia educacional, possui o conceito totalmente errado, pois nem mesmo o computador, assim como os livros, a lousa, giz, não podemos dizer ser tecnologia educacional, e sim ferramentas que complementam o ensino aprendizado, para que facilite a interação do aluno junto com o saber apresentado a ele.
É fato que o computador é um dos meios educacionais, a qual vem sendo bastante utilizado pelos pedagogos e alunos, agregando cada vez mais conhecimento, quando utilizado da maneira correta, juntamente com a intervenção/mediação do professor.
A tecnologia tem avançado tanto em meio a sociedade de forma geral, que alguns professores acabam se mostrando incapacitados para suprir tamanha modernidade educacional, sendo visto o avanço da tecnologia educacional, um obstáculo, mas o que muitos professores não estão entendendo é que, tecnologia é um apoio educacional, e não uma substituição, e muito menos entrou no meio acadêmico para “tomar” o emprego de alguém.
Portanto, tecnologia vem ser a solução a qual o ser humano tem a possibilidade de agregar para resolver determinado problema, porém podemos dizer que junto com a tecnologia temos um campo vasto de conhecimentos a qual obtemos e ao mesmo tempo passamos a adquiri junto à tecnologia, sendo assim podemos dizer que a solução de um problema pode ser vista como tecnologia.
Podemos afirmar que temos tecnologias educacionais variadas, sendo soluções de problemas que vem decorrente da rede de ensino a qual se pode obter solução viáveis para o ensino aprendizado.
Assim, entendemos que quando saímos à busca de soluções viáveis, no caso de professores, estão à busca de tecnologia, a qual possibilita a criação de conhecimento, ficando evidente que o ser humano que tenha possibilidade de inovar ou até mesmo de argumentar fatos solucionáveis, dizemos que o mesmo discorre de estar a frente da tecnologia educacional.
Para definir o que seja mídia, temos um conceito bastante amplo e principalmente crítico, pois pelo conceito mais lógico, dizemos que mídia são os recursos que são vinculados a materiais eletrônicos.
Sendo assim, mídia passa a ser o componente ideal para se obter a tecnologia educacional, portanto vamos lembrar que o computador, vídeo cassete, retroprojetor, não são ferramentas da tecnologia educacional e sim componentes que ajudam o professor. 
A mídia é algo incapaz de produzir conhecimento de forma isolada, assim há necessidade da intervenção do professor, como orientador e capacitado para instruir e oferecer conhecimento ao aluno.
Um exemplo de mídia é a lousa, pois é um meio que pode ficar entre professor e aluno, e através dela o professor pode ser o mediador do conhecimento, e o aluno absorver o que lhe for conveniente. Pois a lousa carrega informações e ao mesmo tempo promove a interação entre professor e aluno, mas por si só, é incapaz de produzir conhecimento.
Para deixamos claro sobre o que venha ser software, é tudo o que se tem para fazer com que um sistema seja executável, sendo os programas que serão instalados para uso, e quando temos um conjunto de software, temos um sistema, a qual todos os softwares têm um objetivo em comum.
Para que fique mais claro, vamos imaginar que temos um aparelho DVD, em sua parte interna temos o seu leitor que seria o hardware, mas para que esse hardware funcione há necessidade de haver uma grande transferência de dados e para isso acontecer, ha necessidade de um conjunto de funcionalidades que se envolvem, onde se forma o sistema do DVD. 
Com o computador a disposição do aluno e do professor, há necessidade de se obter software, a qual se destaca com uma importante função. Vale deixar claro que o software não tem como ser visto e nem ao menos comparado com um livro, o software é um meio de carregar suas próprias mensagens, todo legalizado com direitos autorais, sendo uma ferramenta muito usada como parte que leva conhecimento educacional.
O fato é que não da para comparar um software com material informativo impresso, pois o software tem sua informação disponibilizada e gravada em disco (CD/ DVD, não é tecnologia educacional e sim uma mídia).
Pois, atualmente muitos consideram tecnologia educacional tudo aquilo que veio com a versão contemporânea educacional, e não é bem isso. Sendo que, tecnologia educacional nada mais é do que a ligação de mídias, que são utilizadas por professores, as quais conseguem fazer a mediação do conhecimento juntamente com os alunos, através de publicações que são geradas por software.
Não temos como ter tecnologia educacional, se os alunos não obtiver a mediação do professor, pois sem ele, podemos dizer que não existiria a tecnologia educacional.
Pois para concluir, podemos ressaltar que tecnologia educacional, existi há muito tempo, porém de acordo com o tempo histórico, pois seguindo a complexidade dos processos pedagógicos, ajuda o professor nas tomadas de decisões precisas.

Outros materiais