Buscar

Tecido Ósseo

Prévia do material em texto

Histologia
Tecido ósseo		04/10/2010
Características do tecido ósseo:
-um tecido conjuntivo de propriedade especial
-mineralizado, duro, cristalizado a partir de minerais (cálcio e fósforo) que se agregam sob a forma de cristais de hidroxi apatita. Não é só o osso que é mineralizado no nosso corpo, temos a estrutura dos dentes (esmalte, dentina e semento; nesta ordem de grau de dureza), o osso é o quarto tecido em grau de dureza.
-vascularizado e inervado. Ao contrário da cartilagem o osso apesar de ser mineralizado ele é vascularizado e inervado, ou seja, ele possui vasos sanguíneos dentro dos tecidos a partir de canalículos formados dentro do tecido por onde os pequenos vasos sanguíneos conseguem penetrar.
-plasticidade. O tecido ósseo apesar de ser muito duro, ele é capaz de ser remodelado constantemente;
-osso forma o nosso esqueleto (inicialmente temos um esqueleto cartilaginoso, que vai ser substituído pelo osso).
-sustentação e proteção para órgãos como coração e pulmão.
-permite nossa locomoção e a adesão dos músculos.
-dentro do osso (principalmente nos longos) existe a medula óssea.
- o osso é o maior reservatório de cálcio do nosso organismo, a ponto de termos determinadas células que regulam os níveis de cálcio no nosso sangue .
Métodos de estudo:
-descalcificação= retira-se o componente mineral, deixando o osso dobrável como borracha.
-desgaste= retira-se o componente orgânico, deixando o osso muito quebradiço.
Componentes:
-células, fibras e SFA
*SFA: glicose aminoglicano, protoglicano, glicoproteínas - ptns ósseas , osteonectina ( glicoproteína de adesão) - , colágeno I – diferente da cartilagem que é o colágeno II (colaração do colágeno II- hematoxilina{azulada} que é diferente do colágeno I- eosina {rosa}).
*Células: osteôgenicas, osteoblastos, osteócitos (dentro das lacunas), osteoclastos.
componente mineral (cristal de cálcio e fosfato – hidroxi apatita, podendo substituir no esmalte a hidroxila por flúor – flúor apatita).
Célula osteogênica ou osteoprogenitora= aquela que dá origem; osteoblasto= alguns prolongamentos; osteócito= com muitos prolongamentos, célula madura, mais fininha; osteoclasto= possui uma borda pregueada, que vai ser responsável pela reabsorção do osso.
-Células osteogênicas são encontradas no periósteo (funciona como o pericôndrio) e no endósteo (no interior do osso), que são membranas conjuntivas; Canais de haveres. As células osteogênicas se originam das células mesenquimais (células diferenciais do conjuntivo embrionário e podem também se diferenciar de células que darão origem a cartilagem, que é o que acontece no processo de reparação óssea).
-Osteoblasto parece um epitélio de revestimento, sempre vai está na periferia do osso. Quanto mais ativo o osteoblasto, mais semelhante a um epitélio cúbico ele será. Os osteoblastos sintetizam a matriz orgânica, pra isso são células extremamente ativas; vão participar do processo de mineralização, promovendo o fluxo de mineral pra dentro dessa matriz, já que ele fica na periferia, vai bombear mineral pra dentro calcificando a matriz do osso.
Todo osso quando está produzindo a sua matriz, tem uma parte dessa matriz que não se calcifica, essa porção da matriz que não se calcifica é chamada de osteóide. Então sempre terá uma parte da matriz não mineralizada.
 Os osteoblastos possuem receptores para o paratormônio (PTH- produzido pela glândula paratireóide). O que significa dizer que osteoblasto tem receptor? Receptores são ptns de membrana que quando o PTH é liberado vai se ligar no receptor , essa ligação vai estimular o osteoclasto a reabsorver o osso. Já que o osso é o maior reservatório de cálcio do nosso organismo, toda vez que a gente tiver uma baixa de cálcio no sangue a gente vai ter uma regulação dada por esse tecido. 
Que vai funcionar assim: (calcemia)
Quando o nível de cálcio estiver baixo a paratireóide libera o PTH/ esse PTH age sobre o osteoblasto/ o osteoblasto libera o fator estimulador de osteoclasto (FSOcl) - esse estimulador vai atuar sobre o osteoclasto/ o osteoclasto reabsorve o osso/ e o cálcio que sai desse osso, cai na circulação – tendo um aumento nos níveis de cálcio./ quem regula isso é a glândula tireóide, que produz a calcitonina, que por sua vez atua inibindo a ação do osteoclasto.
-Osteócitos ficam dentro das lacunas, são células maduras do tecido ósseo, não se dividem (não formam grupos isógenos). A manutenção da matriz depende da vitalidade da célula (célula magrinha, cheia de prolongamentos), como são muito ramificadas a matriz quando se mineraliza, abriga esses prolongamentos dentro da matriz . A matriz calcificada que apresenta esses prolongamentos formam canalículos e dentro desses canalículos é possível os vasos sanguíneos; a importância desses vasos sanguíneos tem muito a ver com o processo de remodelação do osso, são os vasos sanguíneos que levam novas células para um determinado local.
-Osteoclastos são células enormes e multinucleadas; (nem toda lâmina de osso apresenta osteoclasto). Estão localizadas em lacunas de Howship. A origem dessas células é de células do sangue (monócito do sangue); tem a função de reabsorção e regulação da calcemia.
Bainhas envoltórias do osso
-Periósteo (superfície externa): tecido conjuntivo mais fibroso, possui as mesmas características do pericôndrio. Lado externo fibroso e lado interno celular. Contém fibroblastos, célula osteogênica, também pode aparecer osteoblasto já diferenciado e fibras de sharpey (são fibras de colágeno que se unem do periósteo até a matriz do osso, permitindo a adesão do periósteo ao osso).
-Endósteo (membrana interna): tecido conjuntivo mais frouxo, sempre apresenta células osteogênicas e osteoblastos. Aparece no canal medular, nos canais de havers e canais de Volkmann (liga canais de havers adjacentes).
*Função das bainhas envoltórias: fornecer novas células e fazer a nutrição do tecido, a partir dos vasos sanguíneos que partem principalmente do periósteo.
Estrutura do osso:
-Forma:
Ossos longos (apresentam 2extremidades- 2epífises {osso esponjoso com um pedacinho de osso compacto} e o cilindro ósseo- 1diáfise {osso compacto significativo e uma pequena área de osso esponjoso}; existe ainda um pequeno pedaço que liga as epífises com a diáfise que é denominado de metáfise) / ossos curtos (são ossos esponjosos, com uma capinha de osso compacto na periferia) / ossos chatos / ossos irregulares (são mais esponjosos também)
-Estrutura anatômica:
Esponjoso= espaços medulares amplos (aspecto poroso), matriz desorganizada e fibras de colágeno dispostas aleatoriamente;/ compacto= poucos espaços medulares, apresentam canais de Havers e Volkmann, matriz organizada e fibras de colágeno organizadas em lamelas.
-Estrutura histológica:
Primário ou trabecular (ausência de lamela e menos mineralizada) / secundário ou lamelar (presença de lamelas, que rodeiam os canais de havers)
Sistemas lamelares do osso compacto
Formam 4sistemas lamelares:
-Circunferêncial externo (+ próximo do periósteo)
-Circunferêncial interno (+ próximo do endósteo)
-Sistema de Havers também chamado de ósteon (rodeiam canais de havers e são ligados uns aos outros pelos canais volkmann) – é a maior parte.
-Sistema intermediário ou intersticial (representa sistema de Havers que foram reabsorvidos e ficou um pedacinho deles no tecido ósseo)
Histogênese do osso
-Formação do osso pode ocorrer de 2formas:
*Ossificação intramembranosa (células mesenquimais se diferenciam diretamente em osteoblasto, isso acontece em locais pré-determinados a formar osso; acontece em ossos chatos.) = O mesênquima se diferencia, as células migram pra determinada região formando o blasfema ósseo, essas células produzem a matriz, ficam aprisionados formando osteócitos, os osteoblastos ficam na região periférica e desde os primeiros momentos a gente tem osteoclastos, reabsorvendo osso de um lado permitindo a moldagem dele até sua formação final.
Os primeiros locais que ocorrem a ossificação são chamados de centros de ossificaçãoprimário.
*Ossificação endocondral (acontece dentro de uma cartilagem, a cartilagem é substituída pelo osso. Para que a cartilagem seja substituída o condrócito precisa ‘morrer’; as células condrogênicas se diferenciam em células ósseas, formando osso, uma vez formado um pedacinho de osso o pericôndrio passa a ser periósteo, então, a célula hipertrofia, acumula lipogênio (que é reserva de qualquer célula), nesse momento a cartilagem vai calcificar, daí passa a ter a cartilagem calcificada. No momento da calcificação da cartilagem, osteoclastos começam reabsorver o osso até formar ‘’buraquinho’’ (chamado de botão osteogênico), que vai permitir a entrada de vasos sanguíneos; Levando células para formar o osso interiormente. Os osteoclastos vão continuar reabsorvendo este complexo (cartilagem calcificada e osso calcificado) para dar origem a medula óssea {eles vão ‘’abrindo’’ o espaço da medula}. Depois da diáfise ossificada, vai começar o processo de ossificação das epífises (uma de cada vez). Diretamente os vasos sanguíneos adentram as epífises e vão levar as células ósseas para a formação de osso nessa região. Quando as epífises estiverem calcificadas vai ficar um pedacinho só de cartilagem, chamada de cartilagem epifisária, essa cartilagem vai ser responsável pelo crescimento do osso em extensão. Quanto mais cedo a gente entra na puberdade, _?_ sexuais, determinam a ossificação, cessando o crescimento ósseo, em extensão vai continuar acontecendo por atividade do periósteo. 
Esta ossificação se dá a partir de um molde de tecido cartilaginoso, que é gradualmente substituído por tecido ósseo. Mas não há transformação de cartilagem em osso e sim substituição.
No disco epifisário identifica-se 5regiões:
>Zona de cartilagem em repouso (onde os condrócitos estão normais)
>Zona de cartilagem seriada ou Z. de proliferação (onde os condrócitos estão se multiplicando)
>Zona de hipertrofia (condrócito acumula lipogênio e aumenta o volume)
>Zona de cartilagem calcificada (onde a matriz se calcifica)
>Zona de ossificação (entrada de células ósseas, ossificando a cartilagem)
^^ Saber a sequência!!!^^

Continue navegando

Outros materiais