Buscar

HISTORIA DO DIREITO

Prévia do material em texto

HISTORIA DO DIREITO
 Profª Rejane Cardoso 
Aluna: Fernanda Rocha Botelho
1º Período/ Turma B
Resolução dos Exercícios- DIREITO DOS POVOS SEM ESCRITA
1-Qual o marco que distingue a passagem da pré- historia do direito para a historia do direito?
R- O advento da escrita
2- O aparecimento da escrita não apareceu na mesma época para todos os povos e em época recente se tem noticia de povos autóctones que ainda não alcançaram esse estagio. Cite exemplos de povos atuaís que ainda vivem “pré-história do direito”.
R- Os aborígenes da Austrália ou da Nova Guiné, dos povos da Papuásia ou de Bornéo, de certos povos índios da Amazônia no Brasil.
3- Fale sobre as fontes do direito dos povos sem escrita.
Utilizam basicamente os costumes como fonte de suas normas, ou seja, o que é tradicional no viver e conviver de sua comunidade torna-se a regra a ser seguida. Entretanto, o costume não é a única fonte do direito destes povo. Nos grupos sociais onde se pode distinguir pessoas que detem algum tipo de poder, estes impõe regras de comportamento, dando ordens que acabam tendo caráter geral e permanente. O precedente também é utilizado como fonte. As pessoas que julgam (chefes ou anciãos)tendem a, voluntariamente ou involuntariamente aplicarem soluções já utilizadas anteriormente. Outras formas são os Provérbios e Adágios que desempenham papel decisivo na tarefa de fazer conhecer as normas da comunidade. 
4- Quais são as características gerais dos povos sem escrita
São abstratos: como são direitos não escritos, a possibilidade de abstração fica limitada. As regras devem ser decoradas e passadas de pessoa para pessoa de forma mais clara possível.
São números: cada comunidade tem seu próprio costume e vive isolada no espaço e, muitas vezes, no tempo. Os raros contatos entre grupos vizinhos têm como objetivo a guerra.
São relativamente diversificados: esta distância (no tempo e no espaço) faz com que cada comunidade produza mais dessemelhanças do que semelhanças em seus direitos.
São impregnados de religiosidade: como a maior parte dos fenômenos são explicados, por estes povos, através da religião, a regra jurídica não foge a este contexto. Na maior parte das vezes a distinção entre regra religiosa e regra jurídica torna-se impossível.
São direitos em nascimento: a diferença entre o que é jurídico e o que não é muito difícil. Esta distinção só se torna possível quando o direito passa do comportamento inconsciente (derivado de puro reflexo) ao comportamento consciente, fruto de reflexão.
5-Fale sobre a etnia na organização dos povos sem escrita
R- Na organização dos povos sem escrita, a etnia constitui a estrutura sociopolítica superior, agrupando um numero indeterminado de clãs. 
6- Como se dava a detenção de bens nas comunidades dos povos sem escrita
R- Os bens são em principio inalienáveis. Basta, por vezes, marcar com um sinal exterior (por exemplo, um traço, um pau) a sua intenção de se apropriar de uma coisa para a tornar “tabu”, ou seja interdita aos outros.
7- Segundo Gilissen, como se deu o surgimento de diferentes classes sociais na passagem da pré-história para a história do Direito 
R- A apropriação do solo leva a desigualdades sociais e econômicas. Essas desigualdades econômicas levam a diferenças mais ou menos consideráveis de produção de um clã para outro, duma família para outra. Segue-se o aparecimento de ricos e pobres e , por conseqüência, de classes sociais.
8- Como se deu o aparecimento de cidades e de direitos urbanos
R- Em certas sociedades arcaicas ou feudais aparecem cidades. Elas surgem de necessidades econômicas em resultado do desenvolvimento da economia de troca, do fato de os comerciantes transportarem os gêneros, abundantes em uma região, para regiões onde eles são raros. Grupos de comerciantes instalam-se nos lugares em que encontram uma proteção suficiente e uma localização geográfica que favoreça a instalação de um mercado ou de um porto.

Continue navegando