Buscar

TRABALHO TOMADAS DE DECISOES

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
 TRABALHO ELABORADO PELA ALUNA CLARISSA VIEIRA AGUIAR – 2013.208.32-1
RIO DE JANEIRO
ABRIL/2017
INTRODUÇÃO
Em face da globalização as empresas se encontram em mercados cada vez mais competitivo, exigindo que as empresas, tomem diversas decisões e quando não bem fundamentadas e analisadas podem levar ao fracasso. A pesquisa operacional, devido ao seu caráter multidisciplinar e cientifico, pode produzir contribuições significativas, podendo ser estendida por praticamente todos os ramos do conhecimento, desde a engenharia à medicina, em especial na gestão empresarial.
A Pesquisa Operacional normalmente busca encontrar o valor máximo (de lucro, performance, aproveitamento) ou mínimo (de risco, de custo). É importante ressaltar que do ponto de vista da PO, quando se fala em máximo ou mínimo está implícito que não existe nenhuma outra solução melhor, ou seja, a solução encontrada é provada matematicamente como sendo a melhor de todas as soluções possíveis
A PESQUISA OPERACIONAL E A ANÁLISE DE DECISÕES
 O nome “Pesquisa Operacional” tem suas origens na Inglaterra e nos Estados Unidos durante a segunda guerra mundial onde se desenvolviam métodos científicos operacionais para proteção a marinha por métodos de guerra anti-submarina e estudos científicos de defesa aérea contra aviões inimigos através de simulações de experimentos e desenvolvimento de métodos de intercepção de aviões inimigos, culminando no surgimento do radar. O objetivo era decidir sobre a utilização mais eficaz de recursos militares limitados. A convocação deste grupo marcou a primeira atividade formal de pesquisa operacional e os resultados positivos conseguidos motivaram os Estados Unidos a iniciarem atividades semelhantes. 
O desenvolvimento metodológico mais importante do período pós guerra foi o Método Simplex, por George Dantzig, em 1947, para a resolução de problemas de Programação Linear, isto é, de problemas de planejamento nos quais são utilizados modelos de otimização lineares. Sendo assim, o ponto chave da PO reside na construção de modelos matemáticos a partir dos quais, se escolhe uma técnica adequada para resolução.
O sucesso dessas aplicações levou o mundo acadêmico e empresarial a procurar utilizar as técnicas criadas em problemas de administração.
Esse novo campo de análise de decisão caracterizou-se pelo uso de técnicas e métodos científicos qualitativos por equipes interdisciplinares, no esforço de determinar a melhor utilização de recursos limitados e para programação otimizada das operações da empresa.
É a área que analisa formas de modelar os sistemas do mundo real em termos matemáticos, para identificar mais claramente as relações entre diferentes elementos com o objetivo de melhorar ou otimizar seu desempenho. Tendo como foco a tomada de decisões, aplica conceitos e métodos de outras áreas científicas para concepção, planejamento ou operação de sistemas para atingir seu objetivo, ou seja, considero a P.O. como uma ferramenta matemática, que nada mais é que um método científico que “estrutura processos”, propõe um conjunto de alternativas e ações, fazendo a previsão e a comparação de valores, de eficiência e de custos.
Como a PO é o campo da ciência que fornece instrumentos para a análise de decisões, é importante entender um pouco sobre Teoria das Decisões.
As técnicas de PO variam de acordo com a natureza do problema enfrentado e o tipo de decisão a ser tomada.
São vários os conceitos de decisão. Uma definição condizente com o propósito da PO é, “uma decisão é um curso de ação escolhido pela pessoa,
 Conceito de decisão:
Uma decisão é um curso de ação escolhido pela pessoa, como o meio mais efetivo à sua disposição para alcançar os objetivos procurados, ou seja, para resolver o problema que a incomoda.
Assim, a decisão é o resultado de um processo que se desenvolve a partir do instante em que o problema foi detectado, o que ocorre geralmente , através da percepção de sintomas. Assim o processo de decisão empresarial se inicia quando uma pessoa ou grupo percebe sintomas de que alguma coisa está saindo do estado normal desejado ou planejado.
Características do processo de decisão:
-sequencial
-complexo
-valores subjetivos
-desenvolvido dentro de um ambiente institucional com regras
Principais características do processo de tomada de decisão.
O processo de tomada de decisão é sequencial.
Geralmente é um processo complexo.
Implica em valores subjetivos.
Se desenvolve dentro de um ambiente institucional como regras definidas.
Estas características enquadram-se no princípio da racionalidade. Ramsey
(1926) lançou as bases da moderna teoria das decisões ao apresentar o conceito de probabilidade subjetiva, que é o grau de certeza (ou incerteza) que uma pessoa tem sobre a realização de um evento (sua crença). Segundo o autor, o agente racional valoriza o conceito de consistência da ação, e esta sustenta-se nas seguintes premissas.
Não devemos aceitar crença incompatíveis com a lógica dos resultados.
Ao aceitar uma crença, aceitamos também suas consequências lógicas
.
Como a PO é o campo da ciência que fornece instrumentos para a análise de decisões, é importante entender um pouco sobre Teoria das Decisões.
As técnicas de PO variam de acordo com a natureza do problema enfrentado e o tipo de decisão a ser tomada.
São vários os conceitos de decisão. Uma definição condizente com o propósito da PO é, “uma decisão é um curso de ação escolhido pela pessoa,
O problema geral de programação linear é utilizado para otimizar (maximizar ou minimizar) uma função linear de variáveis, chamada de função objetivo, sujeita a uma série de equações (ou inequações) lineares, chamadas restrições.
A formulação do problema a ser resolvido segue três pontos básicos:
Definição do objetivo do problema
Definição das variáveis de decisão envolvidas
Conhecimento das restrições a que está sujeito o problema
E percebe-se, que a Pesquisa Operacional é de suma importância para o Administrador, pois este é o profissional moldado para gerenciar o processo de tomada de decisões dentro das empresas, sendo a mesma uma ferramenta muito útil para essa função.
Ambos passam, necessariamente, pela definição de um problema, pela criação de alternativas para a solução deste problema, pela escolha da melhor alternativa e pela aplicação desta solução. Mediante o estudo comparativo realizado e a identificação de quatro características comuns, nota-se a sinergia e a importância da Pesquisa Operacional para a Administração. O valor dessa disciplina transcende a formação do profissional, pois ambos têm em comum o foco na tomada de decisões.
 Vale ressaltar que, o imenso progresso da Pesquisa Operacional se deve também, ao desenvolvimento dos computadores digitais, devido à sua velocidade de processamento e capacidade de armazenamento e recuperação das informações.
Fases de um estudo de Pesquisa Operacional
Introdução Fases do estudo de POSILVA,A.L.F. (UFPA/ICSA) Pesquisa Operacional Belém-Pa, 23/02/2014 18 / 19
Considerações finais 
Na falta da PO, os futuros Administradores não terão contato com as ferramentas essenciais para o auxílio na tomada de decisão que a Pesquisa Operacional oferece, e logo faltarão habilidades nos estudos mais quantitativos, limitando sua capacidade de perceber e detectar situações/problemas dentro das empresas, nas quais é necessário buscar a otimização dos resultados por meio de soluções ótimas. Posto isso, percebe-se a necessidade da inserção da disciplina PO na formação dos profissionais da Administração. Sugerem-se, como futuros trabalhos, realizar pesquisas com os Administradores atuantes na gestão de organizações sobre as técnicas da PO, a disciplina na sua formação, sua utilização na atividade profissional ou se sentem falta dela e da sua importânciaREFERENCIAS BIBLIOGRAFIAS 
https://www.myrp.com.br/blog/tomada-de-decisao-gerencial-diminua-os-riscos-para-sua-empresa/
http://www.sobrapo.org.br/sitesobrapo.htm

Continue navegando