Buscar

QUESTÕES EM DUPLA DO ABELARDO EM DUPLA 1 BIMESTRE 2 ANO PSICOLOGIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Questões: 
 A metodologia das ciências naturais, foi inicialmente adotada por Watson, caracterizando o que veio a ser conhecido Manifesto Behaviorista.Aponte tais características das ciências naturais que também definem a Metodologia Behaviorista.
R: Watson acreditava de modo direto com A psicologia como o behaviorista vê é um ramo experimental puramente objetivo das ciências naturais. Seu objetivo teórico é a previsão e controle de comportamento, essa passagem por si só já implica a ciência característica da época, que foi marcada pelo método, onde se especifica que não há ciência quando não há experimento e que dialoga com o método escolhido por ele, que é o controle e previsão do comportamento.
 Watson descarta a consciência com objeto específico da psicologia, e põe em proposta outro objeto a ser estudado, o comportamento.
Uma ciência totalmente observável e voltada apenas para fenômenos físicos.
 Watson ignorara o termo consciência como os psicólogos utilizavam na época, sem requerer de modo algum como foco do seu estudo.
 A semelhança e características da Metodologia de Watson que definem a Metodologia Behaviorista são "Psicologia vista por um Behaviorista", que declarava a psicologia como um ramo puramente objetivo e experimental das ciências naturais, e que tinha como finalidade prever e controlar o comportamento de todo e qualquer indivíduo.
Consiste na teoria explicativa do comportamento publicamente observável da Psicologia.
 A metodologia de Watson assemelha se as ciências naturais também desconsiderarem a existência da mente em suas explicações sobre o comportamento.
O Behaviorismo defende alguns pressupostos que geram controvérsias: um deles é o “Mito de liberdade”.Explique por que, segundo Skinner, a Liberdade Absoluta, como livre arbítrio é uma ficção?
R: Skinner dava caráter de absoluto ao âmbito da natureza, e descartava o âmbito da liberdade como irrelevante. 
Ainda preso à estrutura da dicotomia, ele insistia, entretanto, não só em desfazer-se dos supostos “mitos” de liberdade, dignidade humana, valor pessoal e autonomia.
São propriedades do homem autônomo da teoria tradicional e essenciais para as práticas onde uma pessoa é responsabilizada por sua conduta e recompensada por suas realizações. Uma análise científica transfere tanto a responsabilidade quanto a realização para o meio ambiente. 
Skinner defende que o desejo de liberdade existe devido às contingências, e não dos sentimentos que as contingências geraram. Isso explica por que em determinadas circunstâncias as contingências não geram fuga ou contra ataque.
O controle é considerado o oposto da liberdade.
 Dessa forma entende-se, segundo o Behaviorismo e a teoria de Skinner, que a liberdade não existe, somos indivíduos condicionados pelo meio em que vivemos, pelo nosso âmbito familiar, e nossa formação moral, que a mesma é criada a partir dos valores que são nos ditos como certos.
Porém, a liberdade pode ser criada a partir do momento em que o individuo busca seu autoconhecimento e passa a ter consciência de que seus atos, suas escolhas são influenciadas pelo meio em que se vive. Os conceitos de autoconhecimento e liberdade são ferramentas que podem ser utilizadas na melhora da qualidade de vida do ser humano. Por um lado, o individuo deve se autoconhecer para agir da melhor forma com os outros, sempre atento para ser o menos coercitivo possível; por outro lado, pode proporcionar autoconhecimento.
Para o Behaviorismo, as “Contingências” determinam o comportamento.Partindo deste ponto de vista, uma idéia poderia ser considerada “causa” de um comportamento.Para responder a esta pergunta, leve em consideração o conceito de contingência para o Behaviorismo Radical de Skinner.
R: O behaviorismo restringe seu estudo ao comportamento tomado como um conjunto de reações dos organismos aos estímulos externos. 
 Em sentido geral, contingência pode significar qualquer relação de dependência entre eventos ambientais ou entre eventos comportamentais e ambientais.
 Relações de contingência fazem parte do ambiente natural e são também estabelecidas no ambiente humano construído, físico e social.
 Skinner não nega a existência de estados internos, e o fato de que esses eventos se situem dentro dos organismos e não possam ser observados senão pelo próprio sujeito não põe em discussão sua existência.
 Skinner (Behaviorismo Radical), não nega a existência de sentimentos, sensações e idéias.
 Questiona o papel deste eventos (idéias, sensações, sentimentos) na determinação da conduta humana.
 Para Skinner, idéias ou sentimentos não podem ser a explicação para um comportamento, pois são comportamentos também, portanto devem ter suas próprias explicações.
 Sobre idéias, sensações, Skinner propõe a distinção entre eventos públicos e privados.
 Sendo assim o comportamento metafísicos (eventos internos) privados eram tão físicos quanto os eventos públicos, mesmo não sendo passiveis de observação direta.
 Skinner sustenta atribuição da causalidade a eventos privados, que estes advém de explicações ao invés de descrições do comportamento.
 Contingência significa a relação de interdependência entre eventos.
 Contingência é uma unidade de análise do comportamento. Ela descreve uma relação funcional em suas partes ambientais (os estímulos) e organísmicas (as respostas), controle exercido pelo efeito ambiental das ações de um organismo sobre o seu mundo.

Outros materiais