A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
12 pág.
ExercíciosApredizado

Pré-visualização | Página 3 de 4

populações microbianas.
	
	Os tratamentos biológicos aplicáveis aos resíduos industriais não se diferenciam daqueles aplicados no tratamento de águas residuárias, a não ser pela superior ordem de magnitude das cargas orgânicas (DBO) a eliminar e pela presença de biotóxicos no resíduo com maior freqüência e a maiores concentrações que naquelas.
	 
	Implica também numa mineralização ou decomposição das moléculas orgânicas em dióxido de carbono, água e resíduos orgânicos inertes (degradação completa), que se incorporam às demais estruturas dos organismos.
	
	Durante este processo, altera-se a estrutura molecular dos compostos orgânicos, podendo-se produzir uma biotransformação ou decomposição de um composto orgânico em outro similar (degradação parcial).
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201307193029)
	
	Para a maior parte, das pessoas a palavra higiene significa "limpeza". Se alguma coisa tem uma aparência limpa, supõe-se que também deve ser higiênica. As pessoas que trabalham com o processamento de produtos alimentícios devem fazer tudo o que estiver ao seu alcance para certificar-se de que os alimentos que manipulam são 100% higiênicos e têm condições de serem ingeridos sem o perigo de causarem doenças, (HAZELWOOD E ZARAGOZA, 1991). Das alternativas abaixo, somente uma delas é Falsa no que tange a conformidade com o texto:
		
	
	Entre os agentes biológicos, as bactérias se destacam por serem as principais causadores de DTAs. São essas, as responsáveis pela ocorrência dos ¿surtos alimentares¿ em restaurantes, hospitais, escolas, etc.
	
	É essencial que as boas práticas de higiene, dentro dos estabelecimentos alimentares, sejam levadas a cabo de modo corriqueiro por todas as pessoas que trabalham nesses ambientes, para que se possa garantir a qualidade higiênica dos alimentos produzidos.
	 
	A deficiência nesse controle é um dos fatores responsáveis pela ocorrência das DTAs (Doenças Transmitidas por Alimentos), que geralmente são ocasionadas pela má utilização de agrotóxicos e dos aditivos alimentares e pela manipulação inadequada durante o preparo e consumo de alimentos (FUNASA, 2004).
	 
	As doenças transmitidas por alimentos (DTAs) são causadas somente por agentes químicos.
	
	A alimentação higiênica é uma das condições essenciais para a promoção e a manutenção da saúde e deve ser assegurada pelo controle eficiente da qualidade sanitária do alimento em todas as etapas da cadeia alimentar, ou seja, as etapas que envolvem a obtenção do alimento, desde a produção da matéria-prima até o consumo.
		
	
	 Voltar          
	
	Período de não visualização da prova: desde até .
Parte inferior do formulário
 
 
Parte superior do formulário
		
		
	
	  SANEAMENTO AMBIENTAL
	
	Exercício: CCE0648_EX_A8_201307109829 
	 Voltar
	Aluno(a): ILMA RIBEIRO DE ALMEIDA BARROS
	Matrícula: 201307109829
	
	Data: 09/05/2014 14:06:23 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201307193136)
	
	O crescimento desordenado dos centros urbanos no Brasil, observado nas últimas 4 décadas resultou em uma ocupação desordenada do solo e consequentemente sérios problemas relacionados à falta de infra-estrutura de saneamento básico. Das alternativas abaixo, somente uma delas é Falsa no que tange a conformidade com o texto:
		
	 
	Para coletar e transportar este volume adicional de águas pluviais, deve-se instalar os elementos de drenagem urbana.
	
	O acelerado crescimento das cidades traz junto altas taxas de impermeabilização. Com isso, áreas que serviam para a infiltração das chuvas passam a contribuir para um aumento do volume escoado.
	
	Ciclo da água: De forma didática, pode-se considerar que a água circula entre os ambientes do planeta terra em um ciclo denominado ciclo da água. Pode-se considerar que o período para se concluir um ciclo é de aproximadamente 2.000 anos.
	 
	A resolução dos problemas de drenagem deve considerar a semelhança entre os tipos de inundação natural e aquela causada pelo processo de urbanização.
	
	As Inundações naturais são resultados da flutuação dos rios e lagoas durante os períodos secos e chuvosos. Os problemas ocorrem devido a ocupação das áreas de riscos pela população.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201307375094)
	
	As águas residuárias são aquelas que, após utilização, apresentam suas características naturais alteradas. Esses efluentes líquidos são produzidos por indústrias ou são resultantes dos esgotos domésticos urbanos. A devolução das águas residuárias de qualquer fonte poluidora ao meio ambiente deve prever seu tratamento, se necessário. Para verificar a conformidade legal deste tipo de efluente, antes de lançá-lo são analisados parâmetros, como temperatura, pH, materiais sedimentáveis, DBO5,20 (demanda bioquímica de oxigênio), elementos químicos, entre outros. O monitoramento do parâmetro DBO5,20 em corpos d¿água é importante para
		
	
	determinar a demanda de oxigênio dissolvido em 24 horas.
	
	aferir o grau de eutrofização de um corpo dágua.
	 
	avaliar a matéria orgânica aerobicamente biodegradável
	 
	observar a quantidade de matéria orgânica consumida em 48 horas.
	
	verificar a quantidade de matéria inorgânica consumida em 48 horas.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201307375093)
	
	Para a definição do processo de tratamento de efluentes industriais, são testadas e utilizadas diversas operações unitárias. Os processos podem ser classificados em físicos, químicos e biológicos em função da natureza dos poluentes a serem removidos e(ou) das operações unitárias utilizadas para o tratamento. A poluição térmica, devido às perdas de energia calorífica nos processos de resfriamento ou devido às reações exotérmicas no processo industrial, também é importante fonte de poluição dos corpos hídricos. Nesse caso, o parâmetro de controle é a temperatura do efluente. As características sensoriais dos efluentes, notadamente o odor e a cor aparente, são muito importantes, pois despertam a atenção, inclusive dos leigos, e podem ser objeto de atenção das autoridades.   Considerando o texto apresentado, analise as afirmações que se seguem. I São processos físicos os que removem os sólidos em suspensão sedimentáveis e flutuantes. Entre eles, incluem-se o dradeamento, o peneiramento, a separação de óleos e gorduras, a sedimentação e a flotação. II São processos químicos aqueles que promovem a remoção dos poluentes ou condicionam a mistura de efluentes a ser tratada aos processos subsequentes. Entre eles, incluem-se a clarificação química, a cloração para desinfecção e os lodos ativados. III Os processos de tratamento biológicos têm como princípio utilizar a matéria orgânica dissolvida ou em suspensão como substrato para microrganismos, tais como bactérias, fungos e protozoários, que a transformam IV O odor nos efluentes industriais é resultado da exalação de substâncias orgânicas e inorgânicas provenientes de aromas (indústrias farmacêuticas, por exemplo), solventes (indústrias de tintas, refinarias de petróleo e polos petroquímicos) e amônia do chorume. V Os tratamentos são flexíveis e os mesmos processos são aplicados em todos ostipos de efluentes. O que os diferencia um do outro é o tempo de processamento. É correto afirmar que :
		
	
	I, II e V
	 
	I, III e IV
	 
	II, III e V
	
	I, II e IV
	
	III, IV e V
		
	
	 Voltar          
	
	Período de não visualização da prova: desde até .
Parte inferior do formulário
 
 
Parte superior do formulário
		
		
	
	  SANEAMENTO AMBIENTAL
	
	Exercício: CCE0648_EX_A9_201307109829 
	 Voltar
	Aluno(a): ILMA RIBEIRO DE ALMEIDA BARROS
	Matrícula: 201307109829
	
	Data: 13/05/2014 12:40:27 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201307191982)
	
	A redução da carga poluente gerada por uma população