Buscar

Resenha sobre IPV4

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

�
FACIPLAC - Faculdades Integradas da União Educacional do Planalto Central. 
Gama, DF- 1º semestre de 2017
IPv4
O IPv4 é um protocolo bastante estável e robusto que existe desde a década de 80. É o protocolo responsável pela comunicação entre máquinas em uma estrutura de rede TCP/IP. As funções mais importantes são as atribuições de um esquema de endereçamento da rede utilizada abaixo e independente da própria topologia de rede utilizada.
Um datagrama IP é dividido em cabeçalho e área de dados. O cabeçalho ocupa uma área fixa de 20 bytes e uma área de tamanho variável. Os campos do cabeçalho são:
Vers: Versão (version) é o primeiro campo do cabeçalho de um datagrama IPv4 e é um campo de 4 bits.
IHL: O segundo campo, de 4 bits, é o IHL (Header Length, isto é, Comprimento do Cabeçalho da Internet) com o número de words de 32 bits no cabeçalho IPv4.
Service Type: No RFC 791, os 8 bits seguintes são alocados para um campo Tipo de Serviço (TOS). A intenção original era para um host especificar uma preferência do modo como os datagramas poderiam ser manuseados assim que circulassem pela rede. Todavia, na prática, o campo TOS não foi largamente implementado.
Total Length: Tamanho Total (total length) é o campo de 16 bits seguinte do IPv4 e define todo o tamanho do datagrama, incluindo cabeçalho e dados, em bytes de 8 bits. O datagrama de tamanho mínimo é de 20 bytes e o máximo é 65535 (64 Kbytes).
Identification: O campo seguinte de 16 bits é um campo de identificação. Este campo é usado principalmente para identificar fragmentos identificativos do datagrama IP original.
Flags: O campo de 3 bits que segue é usado para controlar ou identificar fragmentos.
Fragment Offset: O campo offset do fragmento tem 13 bits, e permite que um receptor determine o local de um fragmento em particular no datagrama IP original.
Time to Live: Um campo de 8 bits, o TTL (time to live, ou seja, tempo de vida) ajuda a prevenir que os datagramas permaneçam numa rede (ex. andando aos círculos).
Protocol: O campo Protocolo é formado por 8 bits. Este campo define o protocolo seguinte usado numa porção de dados de um datagrama IP. Os protocolos comuns e os seus valores decimais incluem o Protocolo ICMP e o Protocolo TCP.
Header Checksum: O campo seguinte é um campo de verificação (checksum) do cabeçalho do datagrama IPv4. Um pacote em trânsito é alterado por cada router (hop) que atravesse. Um desses routers pode comprometer o pacote, e o checksum é uma simples forma de detectar a consistência do cabeçalho. Este processo envolve apenas verificação do cabeçalho e não dos dados.
Adress Source / Destination: O Endereço de Origem / Destino encontra-se a seguir ao campo de verificação e cada um é de 32 bits.
O endereço IPv4 tem o tamanho de 32 bits subdivididos em quatro grupos de oito bits cada, chamados de octetos. Eles são escritos em notação decimal, separados por ponto (dotted decimal notation), onde cada um dos octetos tem um valor entre 0 a 255. Assim, o endereço IP mais baixo é 0.0.0.0 e o mais alto é 255.255.255.255. Uma parte do endereço IPv4 identifica a rede e a outra o host dentro dessa rede, servindo tanto para referir-se à rede quanto a um host individual (Yokomizo, 2005).
Os endereços IPv4 estão organizados em 5 classes: A, B, C, D e F. De acordo com Tanenbaum (2003), nos endereços de classe A, os 8 primeiros bits identificam a rede e os outros 24 bits restantes, identificam o host dentro dessa rede. Começam com um número decimal entre 0 a 127. Os endereços da classe B começam com um número decimal entre 128 a 191, usando bits para identificação da rede e os outros 16 bits restantes para identificação do host na rede. Os endereços da classe C usam 24 bits para identificação da rede e apenas 8 bits para identificação do host. Começam com um número decimal entre 192 a 223. Os endereços de classe D são reservados para os endereços multicast. Começam com um número decimal entre 224 a 239. Os endereços da classe E são reservados para um futuro. Seus 4 primeiros bits são 1111, portanto os endereços classe E começam com um número decimal entre 240 a 255.
Atualmente, o IPV4 já está em sua reta final, não só por causa de seu esgotamento, mas por conta de questões que precisaram ser revistas para melhorar a comunicação de dado. ■
�PAGE �
�PAGE �2�

Outros materiais