Buscar

RESOLUÇÃO Situação de Aprendizagem nº 2 Comunicação Oral e Escrita

Prévia do material em texto

SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL
CURSO TÉCNICO DE SEGURANÇA DO TRABALHO
Relatório Técnico 
Mariana Teixeira Viégas Miranda
Rio de Janeiro
2017
Introdução:
Relatório sobre acidente que aconteceu no dia no dia 16/09/2017, durante entregue do lote 437. A carga ao ser suspendida para o telhado do edifício, caiu, tendo então danificado a mesma e o automóvel que estava estacionado na rua. Não havendo vítimas no acidente.
Contexto: 
A equipe de entrega, recebeu um bilhete escrito pelo Sr. Pietro, forma de ordem de serviço. O mesmo não frisava que a equipe deveria trabalhar de forma segura ou seguir os padrões operacionais, sendo claro que eles deveriam fazer a entrega rápida e que não poderiam demorar mais que 30 minutos.
Bilhete - Ordem de Serviço 1
Priorizando a agilidade da entrega e não levando em conta a segurança a equipe operacional decidiu em comum acordo que utilizariam um guindaste para içar a carga até o telhado e depois leva-la manualmente até o terceiro andar. Com isso não houve a verificação das cordas de sustentação, nem a capacidade de peso, isolamento da área operacional nem os demais procedimentos de seguridade necessários para a atividade realizada. 
Ao suspender a carga, o cabo se rompeu e fez com que a mesma caísse de uma altura de 6 metros sobre um carro estacionado no raio operacional. Não atingindo o motorista, pois ele tinha acabado de estacionar o veículo. Apesar dos danos patrimoniais da carga e do automóvel, não houve nenhum, dano ou lesão física por parte de pedestres do local ou dos operadores da atividade. 
Fotos Acidente 1
Porém um dos funcionários envolvidos com o acidente, apresentou transtornos psicológicos tendo se ausentado do local do acidente logo após o acontecido e não comparecendo ao trabalho desde então. O mesmo alega não estar em condições de trabalhar pois, se sente culpado pelo acidente e tem medo da empresa manda-lo embora assim que retornar ou ter que acarar com os custos das avarias com o acidente. 
Conclusões:
Possíveis Causas: 
Ordem de serviço com instruções falhas;
Verificação do material necessário de içamento da carga;
Falta de isolamento do local operacional;
Falta de treinamento da equipe, quanto aos procedimentos operacionais que devem ser adotados;
Relação com o Cliente: 
Será enviado para o cliente um pedido de desculpas formal e negociado com um novo prazo para a entrega da carga ou estorno do valor do serviço não prestado. Tentando minimizar os custos com a não entrega do material. 
Filosofia da Empresa:
Seguir os padrões de segurança adotados pelos órgãos pertinentes e sempre atualizar a força de trabalho para que todos estejam capacitados para realizar quaisquer operações e serviços prestados. 
Funcionário envolvidos no acidente:
Os mesmos serão acompanhados por profissionais da área médica tantos para cuidados psicológicos e possíveis problemas físicos em decorrência do acidente. Todos iram passar por uma reciclagem em relação aos procedimentos operacionais e de segurança, devendo então posteriormente estarem preparados para voltar aos seus postos de trabalho. 
Anexos:
Todos retirados do exercicio que está anexado no portal do Senai.

Continue navegando