Buscar

Cont1

Prévia do material em texto

Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Avaliação a Distância – AD1 Período – 2018/1º
Disciplina: Contabilidade Geral I Coordenadora da Disciplina: Dayse Pereira Cardoso Sousa
Aluno (a): Fábio Ferreira Collantes	
Pólo: Resende/RJ		
1ª Questão: (cada item corresponde a 1,0 pontos, totalizando 4,0 pontos)
Defina Axioma: É o conjunto que definem uma determinada teoria e que constituem as verdades mais simples a partir das quais se demonstram os novos resultados dessa teoria. Os sistemas axiomáticos têm papel de destaques nas ciências extas, nomeadamente na Matemática e na Física, sendo os resultados demonstrados nas múltiplas teorias dessas ciências usualmente designados por teoremas ou leis.
Defina Teorema: Consiste numa proposição que pode ser demonstrada de maneira lógica a partir de um axioma ou de outros teoremas que tenham sido previamente demonstrados. Este processo de demonstração é levado a cabo através de determinadas regras de inferência. O teorema, por conseguinte, pode ser descrito como uma afirmação de importância.
Defina Corolário: É aquilo que consiste na continuidade de determinada ação ou fato, representando na sua complementação. Também pode-se entender por corolário a continuação de um pensamento, argumento ou raciocínio. 
Defina Contabilidade: É a ciência que designa a totalidade dos registros numéricos realizados com o fim de determinar e ordenar, de uma forma completa, todos os movimentos, em valor e em quantidades, efetuados no âmbito de atividade de uma empresa ou entidade similar. 
2ª Questão: (cada item corresponde a 1,0 pontos, totalizando 6,0 pontos)
Destaque as principais características dos Princípios, Postulados e Convenções Contábeis:
Entidade Contábil: Este postulado estabelece que qualquer duas entidades contábeis devem ser consideradas distintamente ou seja: determina que o patrimônio de toda e qualquer unidade econômica que manipula recursos econômicos, independente da finalidade de gerar ou não lucros, de ser de pessoa física ou jurídica, de direito público ou privado, não se deve confundir com a riqueza patrimonial de seus sócios ou acionistas, ou proprietários individuais e nem sofrer reflexos das variações nelas verificadas.
Continuidade: Este postulado determina que a entidade é um empreendimento em andamento, com intenção de existência indefinida, ou por tempo de duração indeterminado, devendo sobreviver aos seus próprios fundadores e ter seu patrimônio avaliado pela sua potencialidade de gerar benefícios futuros (lucros), e não pela sua capacidade imediata de ser útil somente á entidade.
Custo Histórico como Base de Valor: Este princípio contábil, diz que a avaliação dos bens ou dos direitos deve ser feita com base no valor original ou no curto histórico. Sua aplicação é importante para a contabilidade na medida em que ele descarta a possibilidade de uso de valores subjetivos para o registro de bens, estabelecendo que seja utilizado o valor que a entidade sacrificou no momento de sua aquisição. 
Denominador Comum Monetário: Estabelece que a contabilidade seja processada em uma única moeda, oferecendo maior consistência aos registros e maior confiabilidade às informações constantes nos relatórios contábeis. 
Materialidade: Estabelece que a contabilidade não deve se preocupar com valores ou fatos irrelevantes, tanto do ponto de vista de registro como de controle. Sendo assim, a informação contábil deve ser relevante, justa e adequada e o profissional deve considerar a relação “custo x benefício” da informação que será gerada, registros cujos podem se tornar mais onerosos que os próprios valores a serem registrados. 
Objetividade: Refere-se ao sentido de neutralidade que se deve atribuir à Contabilidade nos registros dos fatos que envolvem a gestão do patrimônio das entidades. O profissional contábil deve escolher, entre vários procedimentos, o mais adequado para descrever um evento contábil. Ele deve procurar exercer a Contabilidade sempre de forma objetiva, não se deixando levar por sentimentos ou expectativas de administradores ou qualquer pessoa que venha a influenciar o seu trabalho. Os registros devem estar baseados, sempre que possível, em documentos que comprovem a ocorrência das respectivas transações.

Continue navegando