Buscar

AULA 6

Prévia do material em texto

AULA 6 - GESTÃO FINANCEIRA EM ORGANIZAÇÕES PÚBLICAS
Questão 1
O conjunto das Demonstrações Contábeis Aplicadas ao Setor Público (DCASP) é composto pelas demonstrações enumeradas pela Lei nº 4.320/1964, atualizadas pela Portaria STN nº 438/2012, e pelas demonstrações exigidas pela Lei Complementar nº 101/2000. Entre as alternativas a seguir, assinale aquela que não representa uma Demonstração Contábil Aplicada ao Setor Público:
a) Balanço Financeiro.
b) Demonstração de Lucros e Prejuízos Acumulados.
c) Demonstração das Variações Patrimoniais.
d) Demonstração dos Fluxos de Caixa.
e) Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido.
Justificativa
Conforme o art. 101 da Lei nº 4.320/64 e a Parte V do Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público, as demonstrações contábeis que devem ser apresentados pela União, Estados, Distrito Federal e Municípios e demais entidades do setor público são: (1) Balanço Patrimonial; (2) Balanço Orçamentário; (3) Balanço Financeiro; (4) Demonstração das Variações Patrimoniais; (5) Demonstração dos Fluxos de Caixa; (6) Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido (DMPL). As quatro primeiras já estavam previstas na Lei 4.320/64, as demais foram acrescentadas posteriormente pela STN. Além disso, a Lei Complementar nº 101/2000 (LRF) estabeleceu a necessidade de edição de mais duas demonstrações – Relatório Resumido de Execução Orçamentária e Relatório da Gestão Fiscal – RGF.
Questão 2
A Demonstração das Variações Patrimoniais (DVP) evidencia as alterações ocorridas no patrimônio, resultantes ou independentes da execução orçamentária e o resultado patrimonial do exercício e pode ser elaborada de acordo com um dos dois modelos:
a) Modelo Sintético e Modelo Analítico.
b) Modelo Orçamentário e Modelo Patrimonial.
c) Modelo Simples e Modelo Completo.
d) Modelo Direto e Modelo Indireto.
e) Modelo Individual e Modelo Consolidado.
Justificativa
A DVP pode ser elaborada de acordo com um dos dois modelos:
Modelo Sintético: facilita a visualização dos grandes grupos de variações patrimoniais que compõem o resultado patrimonial. Especifica apenas os grupos (2º nível de detalhamento do PCASP), e é acompanhado de quadros anexos que detalham sua composição.
Modelo Analítico: detalha os subgrupos das variações patrimoniais em um único quadro. Esse modelo auxilia o recebimento das contas anuais por meio do Siconfi para fins de consolidação.
Questão 3
Quanto à frase “As notas explicativas são consideradas parte integrante das DCASP e visam a prestar informações adicionais com o objetivo de facilitar a compreensão das demonstrações contábeis por parte dos seus diversos usuários, razão pela qual devem ser claras, sintéticas e objetivas”, podemos afirmar que:
a) Está errada, pois as notas explicativas não são consideradas parte integrante das demonstrações.
b) Está errada, pois as notas explicativas devem explicar detalhadamente cada item das demonstrações e, portanto, não podem ser sintéticas.
c) Está errada, pois as notas explicativas se aplicam apenas ao balanço patrimonial e não a todas as DCASP.
d) Está correta, pois as notas explicativas são consideradas parte integrante das demonstrações e as demais afirmativas da sentença também são verdadeiras.
e) Está correta, pois se aplicarem apenas ao balanço patrimonial, as notas explicativas, em casos excepcionais, podem ser aplicadas às demais DCASP.
Justificativa
As notas explicativas são consideradas parte integrante das DCASP e visam a prestar informações adicionais com o objetivo de facilitar a compreensão das demonstrações contábeis por parte dos seus diversos usuários, razão pela qual devem ser claras, sintéticas e objetivas. As notas explicativas englobam informações de qualquer natureza exigidas por lei, pelas normas contábeis e outras informações relevantes, não suficientemente evidenciadas ou que não constam nas demonstrações. Cada quadro ou item a que uma nota explicativa se aplique deverá ter referência cruzada com a respectiva nota explicativa.
Questão 4
Para fins de elaboração das demonstrações contábeis consolidadas, devem ser excluídos os seguintes itens, exceto:
a) As participações nas empresas estatais dependentes.
b) As transações e saldos recíprocos entre as entidades.
c) As parcelas dos resultados do exercício.
d) As parcelas dos custos dos ativos que corresponderem a resultados ainda não realizados.
e) Os saldos das contas representativas das disponibilidades financeiras.
Justificativa
A consolidação das demonstrações contábeis é o processo de agregação dos saldos das contas de mais de uma entidade, excluindo-se as transações recíprocas, de modo a disponibilizar os macros agregados do setor público, proporcionando uma visão global do resultado. A fim de possibilitar a consolidação das contas públicas nos diversos níveis de governo, foi criado no Plano de Contas Aplicado ao Setor Público (PCASP) um mecanismo para a segregação dos valores das transações que serão incluídas ou excluídas na consolidação. Para fins de elaboração das demonstrações contábeis consolidadas, devem ser excluídos os seguintes itens, por exemplo:
• As participações nas empresas estatais dependentes;
• As transações e saldos recíprocos entre as entidades;
• As parcelas dos resultados do exercício, do lucro/prejuízo acumulado e do custo dos ativos que corresponderem a resultados ainda não realizados.

Continue navegando