Buscar

ESTUDO DIRIGIDO CÉLULA

Prévia do material em texto

ESTUDO DIRIGIDO DE BIOQUÍMICA 
 ESTRUTURA E FUNÇÃO DAS CÉLULAS EUCARIÓTICAS E PROCARIÓTICAS
Descreva as diferenças entre organismos procariontes e eucariontes. Os organismos Procariontes apresentam células mais simples, com seu núcleo desprovido de carioteca (membrana nuclear) e por está razão seu material genético fica disperso no citoplasma, presença de poucas organelas a exemplo das bactérias. Já os Eucariontes apresentam seu material genético delimitado por membrana nuclear (Carioteca), diversas organelas e maio complexidade. Exemplo: fungos, plantas, animais.
Quais as três características das células vegetais que as diferenciam das células animais?
As células vegetais diferentemente das células animais possuem Parede celular, cuja função é proporcionar sustentação, resistência e proteção contra patógenos externos. Presença de Vacúolo que regula as trocas de água que ocorrem na osmose. E por fim os Cloroplastos organelas responsáveis por produzir clorofila pigmento verde essencial no processo de fotossíntese. 
Diferencie bactérias, gram-negativas, gram-positivas e arqueobactérias quanto a composição no envelope celular. A maioria das gram negativas vão ser bacilos, tem formato de bastão, e maioria das gram positivas vão ser cocus possuem formato de bolinha , a diferença é enquanto a sua coloração. Gram Positivas: possuem uma quantidade maior de peptideoglicano em sua parede celular, o que torna a parede dessas bactérias mais espessa e rígida do que a das bactérias Gram negativas. Gram Negativas: a parede celular dessas bactérias é menos espessa e elas são mais complexas do que as Gram positivas por apresentarem uma membrana externa cobrindo a fina camada de peptídeoglicano.
Qual a composição e qual a função da parede celular dos vegetais e bactérias?
Proporcionar sustentação, resistência e proteção contra patógenos externos.
Descreva a função dos seguintes componentes celulares:
Núcleo : é responsável por todas as funções celulares. Principalmente o controle das reações químicas celulares. É no núcleo das célula que está localizado o DNA. E o núcleo tem a função de armazenar todas as informações genéticas.
Plamodesmas : são canais responsáveis pela conexão citoplasmática entre células vizinhas, possibilitando a troca de moléculas de informação, funcionais, estruturais ou ainda de xenobióticos entre as células pertencentes a um mesmo grupo.Cloroplastos 
Mitocôndria: As mitocôndrias exercem uma importante função nas células: são elas que realizam o importante processo de respiração celular. ... As mitocôndrias usam o oxigênio e a glicose oferecidos pela célula, transformando-os em energia na forma de ATP (adenosina trifosfato) que é devolvida para célula.
Lisossomos: Os lisossomos são formados no Complexo de Golgi (outra importante organela presente no citoplasma). Funções doslisossomos: - Fazer a degradação e digestão de partículas originárias do meio exterior às células; - Reciclar (função de renovação celular) outras organelas celulares que estão envelhecidas.
Peroxissomos : Os peroxissomos são organelas membranosas presentes no citoplasma das células vegetais e animais, formando vesículas arredondadas, cuja função está relacionada ao armazenamento de enzimas que catalisam o peróxido de hidrogênio (água oxigenada - H2O2), uma substância tóxica que necessita ser degradada.
Vacúolos: Possuem forma esférica a ovalada, seu conteúdo é fluido e sua função é a de armazenar substâncias que estão relacionadas à nutrição ou excreção, podendo conter enzimas lisossômicas. São revestidos por membrana e seu tamanho é variado, porém, geralmente ocupam grande parte do volume do citoplasma das células.
Ribossomos : Os ribossomos atuam na célula realizando a síntese de proteínas. Eles podem ser encontrados no interior de cloroplastos e mitocôndrias, livres no citoplasma, realizando síntese de proteínas que serão ali utilizadas ou então podem estar associados ao retículo endoplásmatico, formando o retículo endoplasmático rugoso.
Retículo endoplasmático liso : A sua função é,basicamente, participar da produção de moléculas de lipídios, em especial fosfolipídios que irão compor a membrana das células. No entanto, dependendo do tipo de célula em que se encontra, o REL terá funções diferentes. Assim, por exemplo, ele pode estar mais envolvido na produção dos hormônios esteroides a partir do colesterol​, ou com a regulação dos níveis de cálcio no citoplasma de células musculares estriadas.
Retículo endoplasmático rugoso : A proximidade com o núcleo torna a síntese de proteínas mais eficiente, uma vez que o RER pode enviar rapidamente um sinal para o núcleo iniciar o processo de transcrição do DNA, e ainda quando há proteínas deformadas ou desdobradas (inativas), há um sinal específico para melhorar o processo, caso contrário, será sinalizado que a célula deve ser encaminhada para uma morte programada (apoptose).
Complexo de golgi A função mais importante do Complexo de Golgi é a secreção das proteínas produzidas no retículo endoplasmático rugoso. Durante este processo, as membranas das vesículas se juntam com a membrana plasmática de tal maneira, que esta se regenera.
Membrana plasmática : A membrana plasmática tem três funções principais: revestimento, proteção e permeabilidade seletiva, sendo esta última sua função mais comum. Ela seleciona quais são as substâncias que vão entrar e sair da célula.
Flagelos: A função desempenhada pelos cílios e flagelos é basicamente locomotora. Eles são estruturas citoplasmáticas ligadas à membrana plasmática das células.
Pili : Os pili são microfibrilas proteicas que se estendem da parede celular em muitas espécies Gram-negativas. Têm funções de ancoramento da bactéria ao seu meio e são importantes na patogénese. Um tipo especial de pilus é o pilus sexual, estrutura oca que serve para ligar duas bactérias, de modo a trocarem plasmídeos.
Como podemos diferenciar Bactérias verdadeira das Arquéias? A principal diferença esta na constituição da parede celular. As arques apresentam polissacarídeos ou apenas proteínas na sua parede celular já as bactérias possuem o peptideoglicano 
Diferencie organismos Fototrópicos, Quimiotrópicos, fotoutoróficos e fotoheterotróficos?

Continue navegando