Buscar

Leg. Com I

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

HUGO OLIVEIRA QUERNE 
MATRÍCULA: 17115060499
AD 1 2018.1 
Lino é gerente do estabelecimento empresarial do microempresário individual Teotônio Palmeira. Na ausência do empresário, sob a justificativa de que precisa de um tratamento médico, Lino decidiu transferir unilateralmente sua condição de gerente e as prerrogativas decorrentes dela a seu amigo Mário, que aceitou o encargo. Com base nessas informações, responda aos questionamentos a seguir. 
A) Na condição de gerente do empresário Teotônio Palmeira e com a justificativa apresentada, Lino pode designar outro gerente para substituí-lo sem autorização do primeiro? 
Resposta: Não. Lino não pode, sem autorização escrita do empresário (preponente), designar outro gerente para substituí-lo, porque tal conduta é vedada ao preposto, de acordo com o Art. 1.169 do CC.
B) Caso Lino venha a praticar um ato doloso no exercício da gerência que cause prejuízo a terceiro, este poderá responsabilizar o empresário Teotônio Palmeira? 
Resposta: Sim. No exercício de suas funções, o preposto Lino é solidariamente responsável com o preponente Teotônio Palmeira perante terceiros, pelos atos dolosos praticados pelo primeiro, com fundamento no Art. 1.177, parágrafo único, do CC.
Cotegipe, Ribeiro e Camargo, brasileiros, pretendem constituir uma sociedade empresária para atuar na exportação de arroz. Cotegipe, domiciliado em Piratini/RS, será o sócio majoritário, com 75% (setenta e cinco por cento) do capital. Os futuros sócios informam a você que a sociedade será constituída em Santa Vitória do Palmar/RS, local da sede contratual, e terá quatro filiais, todas no mesmo estado. A administração da sociedade funcionará em Minas, cidade da República Oriental do Uruguai, domicílio dos sócios Ribeiro e Camargo, mas as deliberações sociais ocorrerão em Santa Vitória do Palmar/RS. Considerados esses dados, responda aos questionamentos a seguir. 
A) A sociedade descrita no enunciado poderá ser considerada uma sociedade brasileira? 
Resposta: Não, a sociedade não pode ser considerada brasileira. Somente será considerada nacional, a sociedade que tenha no país a sede de sua administração. Como a administração da sociedade funcionará em território (ou cidade) uruguaio(a), ela não reúne os requisitos para ser uma sociedade brasileira, sendo uma sociedade estrangeira, com fundamento no Art. 1.126 do CC. 
B) Diante do fato de o domicílio do sócio majoritário, bem como o lugar da constituição e as filiais serem no Brasil, a sociedade precisa de autorização do Poder Executivo para funcionar?
Resposta: Sim, porque a sociedade estrangeira, qualquer que seja o seu objeto, precisa de autorização prévia do Poder Executivo para funcionar no País, nos termos do Art. 1.134 do CC. O fato o domicílio do sócio majoritário, bem como o lugar da constiuição e as filiais serem no Brasil não desobriga a sociedade de obter autorização prévia, porque como a administração está no exterior, ela não é uma sociedade brasileira. 
A lei 12.441/2011 criou a Eireli. Pesquise na legislação e responda as seguintes perguntas 
1. O que é Eireli?
Resposta: É uma sigla – Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (EIRELI) na qual o titular não responderá com seus bens pessoais pelas dívidas da empresa.
2. Por quantas pessoas constitui-se uma Eireli?
Resposta: É constituída por uma unica pessoa titular da totalidade do capital social, devidamente integralizado, que não podera ser inferior a cem vezes o maior salário mínimo vigente no país.
3. Como será formado o nome empresarial deste tipo societário?
Resposta: Ao nome empresarial deverá ser incluída a expressão “EIRELI” após a firma ou a denominação social da empresa individual de responsabilidade limitada.
4. Pode a pessoa natural pertencer a mais de uma Eireli?
Resposta: A pessoa natural que constituir empresa individual de responsabilidade limitada somente poderá figurar em uma única empresa dessa modalidade.
5. Pode haver a transformação de uma sociedade empresarial em uma Eireli?
Resposta: A EIRELI também poderá resultar da concentração das quotas de outra modalidade societária num único sócio, independemente das razões que motivaram tal concentração. A empresa individual de responsabilidade limitada será regulada, no que couber, pelas normas aplicáveis às sociedades limitadas.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando