Buscar

Exercícios IED II - 2014 I

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Aluno 
 
Nº de Matrícula
Curso
DIREITO
Disciplina
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO II
Professor
CLÁUDIO GANDA
 Segunda Prova Bimestral Teórica 
 2014 / I
Semestre/Turma
 NA 2
Data
20/05/2014
Prova Teórica consistente em 10 (dez) questões de múltipla escolha, valendo 1,0 (um) ponto cada uma; 
Leia atentamente as questões propostas, reflita a respeito e responda-as individualmente nesta mesma folha, nas linhas que as seguem, observando que o limite indicado recomenda a síntese e a objetividade. 
Ao final, queira devolver este material, devidamente identificado e assinado.
Prova a ser realizada no período de 1 (uma) hora. 
Boa prova!
No que concerne às diferenças entre Direito Positivo e Direito Natural, assinale a única alternativa INCORRETA: a) O Direito Positivo tem eficácia apenas para as comunidades políticas em que é posto e o Direito Natural é universal, tem validade geral; b) O Direito Positivo, ao contrário do Direito Natural, é mutável; c) O Direito Positivo é posto pelo Estado e não por uma força divina ou conseqüência lógica do pensamento racional; d) O Direito Positivo estabelece aquilo que é “bom” ou “mau” e não o que é útil, como faz o Direito Natural.
Aponte a alternativa correta em relação às características da moral: a) a moral é composta por regras de condutas que cumprem duas funções: orientar o comportamento dos indivíduos na vida cotidiana (todos devem fazer o bem e evitar a prática do mal) e prevenir e solucionar conflitos; b) As sociedades modernas não são individualistas, todos estão submetidos às regras morais dominantes, e por este motivo, é possível para o direito estar em conformidade com todos os sistemas morais; c) A moral pode ser autônoma ou heterônoma; d) As sanções morais são difusas e informais e podem ser aplicadas mediante coerção.
Dada a expressão: “O Estado tem o direito de cobrar impostos”, a palavra “direito”, nesse contexto, designa: a) Fato-social; b) Norma; c) Faculdade; d) Justiça.
“A segurança é um direito de todos”. Aqui a palavra “direito” designa: a) Fato-social; b) Norma; c) Faculdade; d) Justiça.
Analise as afirmativas abaixo:
I – a lei perde a eficácia desde que comprovado o seu desuso por um período de tempo superior a dez anos;
II – denomina-se repristinação o fenômeno pelo qual a lei revogada é restaurada quando a lei que revogou perdeu a vigência;
III – a lei ordinária só pode ser revogada, de modo parcial (derrogada) ou total (ab-rogada), por outra lei de natureza e hierarquia superiores;
IV – quando um preceito de uma lei contraria uma nova ordem constitucional falta-lhe fundamento de existência e validade e, por isso, diz-se que ele não foi recepcionado;
V – na aplicação da lei sempre será possível a utilização da equidade.
Somente estão corretas as afirmativas: a) II e IV; b) III e IV; c) I e III; d) I e V.
Assinale a alternativa correta: a) derrogação é a revogação total da lei; b) revogação é espécie de ab-rogação; c) antinomia é um conflito de normas; d) a revogação é expressa e a derrogação é tácita. 
O conjunto de regras jurídicas em vigor num determinado país, é chamado de: a) Direito Positivo; b) Direito Público; c) Direito Privado; d) Direito Normal.
O Direito existente dentro das fronteiras de um país, é chamado de: a) Direito Público; b) Direito Privado; c) Direito Nacional; d) Direito Internacional.
Quando falamos em, certos textos de lei que atribuem ao juiz campo mais amplo para integração da 	norma jurídica, estamos falando em: a) analogias; b) costumes; c) cláusulas gerais; d) equidades.
10) são critérios maiores, às vezes até não escritos, existentes em cada ramo do Direito e percebidos por indução: a) Princípios do Direito; b) Eqüidades; c) Analogias; d) Costumes

Outros materiais