Buscar

Tecido cartilaginoso

Prévia do material em texto

Tecido cartilaginoso
O tecido cartilaginoso é uma variedade de tecido conjuntivo especializado na sustentação. Não é inervado, apresenta flexibilidade
Apresenta na sua formação as células (condroblasto e condrócito), as fibras (colágenas e elásticas) e a substância intersticial.
As fibras e a substância intersticial formam a matriz cartilaginosa. Do ponto de vista funcional, é responsável pela sustentação, entra na formação do esqueleto, participa como molde na formação óssea e reveste a superfície articular.
Tipos de células
Condroblasto: Se origina da célula mesenquimal indiferenciada. É uma célula com intensa atividade metabólica, que resulta na produção dos componentes da matriz cartilaginosa
Condrócito: Se origina do condroblasto quando este diminui sua atividade metabólica. É uma célula com baixo metabolismo, responsável pela manutenção da cartilagem. Ocupa cavidade interior da matriz, que recebe o nome de condroplasto. Quando o condrócito se divide por mitose, ocorre o aparecimento de grupos formados por condrócitos de mesma origem (isógenos).
Hormônios: Caso haja uma modificação no nível hormonal, as atividades das células serão menores, haverá modificação. Quando há produção de estradiol (ocorre nas fêmeas no cio/ menstruação), a atividade na cartilagem diminui. A cartilagem, após a puberdade, é logo substituída por osso (justificando o porquê do crescimento parar)
Tipos de cartilagem
Cartilagem hialina: É encontrada nas vias respiratórias, na superfície articular, e forma o primeiro esqueleto do embrião. Na sua matriz predomina substância intersticial
Cartilagem elástica: É encontrada na orelha e na laringe. Possui uma matriz com predomínio de fibras elásticas. Apresenta o mesmo plano e organização que a cartilagem hialina.
Cartilagem fibrosa: É encontrada no disco intervertebral e na sínfise púbica. Não possui pericôndio, e sua matriz é rica em fibras colágenas
Pericôndio: Fonte de novos condrócitos para o crescimento. Função de inervação e nutrição do tecido cartilaginoso e oxigenação e eliminação de resíduos metabólicos do tecido. Possui células cartilaginosas vascularizadas, participa na formação da cartilagem por aposição.
*Obs: A cartilagem hialina da superfície articular não possui pericôndio, não se regenera e sua nutrição é proveniente do líquido sinovial.

Continue navegando