Buscar

pçano de reestruturação parte 2

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL
 CACHOEIRA DO SUL
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
Administração Pública
 
Plano de Reestruturação e Melhoria da Gestão do MARE: Programa de Reestruturação e Qualidade nos Ministérios – Parte 2.
Componentes do Grupo: Ariane Vidal de Lima, Geize Pedroso Bitencourt, Lutiele Schmidt Garcia e Maria Landiele Machado.
Cachoeira do Sul, RS, Março de 2017.
 
 UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL
 CACHOEIRA DO SUL
Curso de Administração
Plano de Reestruturação e Melhoria da Gestão do MARE: Programa de Reestruturação e Qualidade nos Ministérios – Parte 2.
Professor: Ms. Gilmar Luiz Colombelli
Março de 2017.
Resumo
Plano de Reestruturação e Melhoria da Gestão do MARE: Programa de Reestruturação e Qualidade nos Ministérios – Parte 2.
 Ariane Vidal de Lima(1), Geize Pedroso Bitencourt(2), Lutiele Schmidt Garcia(3) Maria Landiele Machado(4) Gilmar Luiz Colombelli (5)
O Programa de Restruturação e Qualidade é um instrumento do MARE que visa incentivar a política de modernização administrativa do Ministério com foco na reestruturação e qualidade. Os objetivos da presente pesquisa se referem a descrever as linhas de atuação do Plano, as principais orientações para a implantação do Plano. As metas a serem atingidas e os projetos desenvolvidos para o alcance das metas estipuladas. Para o atingimento dos objetivos propostos para esta pesquisa, utilizou-se como método de trabalho a pesquisa exploratória e descritiva, sobre o Programa de Restruturação e Qualidade operacionalizado através do MARE. Como resultados da pesquisa, identificou-se as linhas de atuação do Plano procura priorizar ações e projetos que ampliem o nível de produtividade e qualidade do serviço público. A ampliação da produtividade e qualidade passa por meio da melhoria organizacional e pela divulgação do Plano para todos os servidores do MARE. Com base nos levantamentos e análises realizadas, conclui-se que o MARE procura alcançar uma gestão de qualidade ao serviços público por meio do Plano de Reestruturação e Melhoria da Gestão. Para esta gestão é necessário adotar medidas que vem auxiliar a implementação desta gestão, como treinamento gerencial, ouvir os servidores, divulgação do plano, entre outras.
Palavras-chaves: qualidade – produtividade – melhoria.
Sumário
	1.INTRODUÇÃO...............................................................................................
	5
	2.LINHAS DE ATUAÇÃO DO PLANO.............................................................
	6
	3. ORIENTAÇÕES PARA A IMPLEMENTAÇÃO DO PLANO........................
	7
	4.METAS E PROJETOS .................................................................................
	8
	5.RESULTADOS ENCONTRADOS ................................................................
	10
	6.CONCLUSÕES..............................................................................................
	12
	REFERENCIAL BIBLIOGRÁFICO...............................................................
	13
	
	
1.INTRODUÇÃO
O Programa de Restruturação e Qualidade instrumentaliza-se no MARE, por meio do Plano de Restruturação Estratégica e Melhoria da Gestão, de modo a dar forma e visibilidade aos princípios da qualidade, mediante melhoria contínua e constância de propósitos. Este Plano orienta todas as ações e projetos de melhoria em desenvolvimento no MARE, desde que visem ao aperfeiçoamento da sua estrutura organizacional ou a mudança da cultura gerencial, com foco na gestão pela qualidade. 
No presente trabalho serão apresentadas as orientações para implementação deste plano, bem como os diagnósticos situacional desde a estrutura organizacional até os modelos de gestão, identificando os principais problemas e as oportunidades de melhoria. Serão apresentados também as principais metas e projetos que tem como objetivo de desenvolver a gestão dos processos e das pessoas do MARE.
2.LINHAS DE ATUAÇÃO DO PLANO
Considerando os princípios da nova administração pública e os critérios de excelência da gestão pela qualidade o diagnóstico neste plano apresenta algumas necessidades:
Adotar estilo participativo de gestão;
Instituir sistema de reconhecimento público de iniciativa inovadoras, por parte dos servidores;
Implantar sistema de avaliação anual do desenvolvimento gerencial do MARE;
Desenvolver ações específica de gerenciamento dos custos.
Como resposta o plano enfatiza o desenvolvimento dos servidores e a gestão de pessoas, o aperfeiçoamento da gestão de processos e a focalização da atuação do MARE no atendimento das expectativas de seus clientes, mas não é objetivo do plano uma mudança radical. O que sempre tende é uma estratégia de transição como:
A valorização do servidor e o reconhecimento do seu desempenho, como requisito indispensável ao seu engajamento no esforço de mudança;
A prioridade conferida aos processos críticos que demandam maior urgência a sua revisão, em especial aqueles relacionados com o sistema de pessoas civil e com a gestão interna do Mare;
O estabelecimento de compromissos de resultados, entre os gerentes de cada unidade e seu dirigente imediatamente superior, ficando claramente os objetivos, ações e estratégias, acompanhados de indicadores que permitam o controle do desempenho, a orientação da colocação dos recursos disponíveis e a verificação do cumprimento de cronogramas.
Uma das mudanças pretendidas do MARE, O Programa de Restauração e Qualidade, que é por meio do Plano de Restauração Estratégica e Melhoria da Gestão para ser elaborado anualmente e dar forma e visibilidade aos princípios da qualidade, visando a melhoria contínua e constância de propósitos.
Este Plano de Restauração Estratégica e Melhoria da Gestão aponta 3 grupos de mudanças: Mudanças de curto prazo, selecionadas por serem de rápida implementação, mudanças de médio prazo, que serão voltadas para a revisão dos processos considerados críticos e para a adoção de algumas medidas gerais e mudanças de longo prazo, voltados para a transformação da cultura do MARE.
3. ORIENTAÇÕES PARA A IMPLEMENTAÇÃO DO PLANO.
Serão orientados por este plano, todas as ações e projetos de melhoria em desenvolvimento no MARE, visando o aperfeiçoamento da sua estrutura organizacional ou à mudança da cultura gerencial. Sendo o foco da gestão pela qualidade. Para que essa mudança ocorra, é necessário envolver as ações deste plano em trabalho intenso de divulgação, com o intuito de obter a colaboração dos servidores para a implementação das ideias propostas, sem isto as ações de melhoria poderão ficar comprometidas. O compartilhamento do Plano com os servidores abrange todos os níveis da instituição, criando uma linguagem de mudança não só nas relações internas, mas também nos documentos do MARE.
Paralelamente, as secretarias deverão elaborar seus compromissos de resultados, em forma de planos de ação, onde se estabeleçam metas (objetivos quantificados), ações e estratégias, acompanhadas de indicadores que permitam, no mínimo, controle do desempenho, definição dos recursos disponíveis e cronograma de execução. Os planos das secretarias estabelecerão compromissos de resultados firmados entre o gerente de uma unidade e o seu gerente superior. Este documento de trabalho deverá estar centrado na visão estratégica do MARE e nas linhas de atuação deste Plano.
Assim como em todas as ações abrangidas pelo Plano MARE, os planos das secretarias dão prioridade ao fortalecimento da capacidade de formulação, controle e avaliação das políticas públicas. As metas devem ser especificamente definidas e, para isso, devem constar os compromissos de resultados.
Relativamente às ações que envolvam delegação e
descentralização de resultados, criação ou fusão de processos ou de unidades organizacionais, é diretriz deste plano que se façam preceder de ações de sensibilização e capacitação para o exercício das novas atribuições. No caso da descentralização, tal cuidado deve abranger tanto a área que delega as competências (capacitando-a para exercer a função de supervisão e controle), quanto a que recebe as novas atribuições (capacitando-a para exercer a função executora). Em seus planos, as unidades estabelecem metas voltadas para a melhoria da gestão, principalmente mediante capacitação gerencial. As medidas voltadas para a valorização dos servidores, são relevantes sejam elas mediante capacitação ou reconhecimento do seu empenho nos resultados alcançados pela unidade. Às iniciativas criadoras, por parte dos servidores, implementadas a bem do serviço público com qualidade, será demonstrado reconhecimento público. A terceirização, a informatização, a redução de níveis hierárquicos, a extinção de processos, a transformação da ENAP em organização social ou a instituição de programas de capacitação que visem ao aumento da produtividade são fatores a serem considerados, para a redução do custo MARE. As secretarias e a ENAP podem utilizar-se das informações fornecidas pelo Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal - SIAFI (Demonstrativo Gerencial de Gastos da Administração Pública), para estabelecer metas de redução de custos.
Os resultados alcançados pelos planos de ação de todas as secretarias serão avaliados, pela equipe de implementação deste plano MARE, trimestralmente. Ao mesmo tempo, a equipe de implementação deste plano deverá criar metodologia apropriada para avaliação e controle das ações previstas no Plano MARE.
4.Metas e Projetos
Com o objetivo de desenvolver a gestão de pessoas e o aperfeiçoamento da gestão de processos o MARE definiu metas e elaborou projetos para o alcance do seu objetivo. A primeira meta do MARE é atingir 125 pontos (50%) na avaliação de gestão no ano de 1998.As demais metas no Ministério foi dividida conforme os segmentos abordados no seu objetivo, tais como:
Gestão de processos 
O MARE visa redução da força de trabalho nas Delegacias de Administração Federal, e na área de suporte administrativo além da redução geral dos custos. Assim como diminuir o número de processos em tramitação e transformar o ENAP em Organização Social, até julho de 1998.
Foco no cliente.
Neste segmento o MARE busca redução do ciclo de atendimento do cliente em 20%, incorporação das demandas e expectativas dos clientes nos planos de ação das secretarias. Tornar os procedimento sistêmicos mais fáceis e ágeis, e assim atingir um nível de satisfação dos clientes de 80% a 100%.
Desenvolvimento e Gestão de Pessoas
Neste quesito o MARE visa implementar instrumentos de gestão por resultados para alta administração e média gerência, obter maior comprometimento com o plano da alta administração até os servidores de menor escalão. Promoção de capacitação aos gerentes e alcançar um índice de satisfação dos servidores igual ou superior a 70% até dezembro de 1998.
Com as metas claras e definidas o MARE desenvolveu treze projetos nas seguintes áreas:
 Análise e Melhoria de Processos: que tem por função a curto prazo de redesenhar os processos, definir a força de trabalho e as competências profissionais necessárias aos processos e implementar Subsecretaria de Serviços Descentralizados e uma Delegacia de Administração Federal. A médio prazo este projeto visa implementar dos processos e as Delegacias de Administração Federal. E a longo prazo avaliação do desempenho dos processos implementados, redesenho e implementação de processo não comtemplados e adequação da força de trabalho e das competências profissionais.
 Documentação e Informação: neste seguimento busca se a curto prazo definição do objetivo do projeto, redesenho de processo e definição da força de trabalho. Já a médio prazo busca se fazer avaliação do desempenho por meio de indicadores definidos.
 Desburocratização das Normas Sistêmicas do SISG e SIPEC3: objetiva se a curto prazo apresentação de uma norma geral sobre elaboração dos atos normativos e também proposição de um conjunto de atos revisores e consolidadores do ordenamento jurídico. A médio prazo busca se o enxugamento do ordenamento vigente.
 Pesquisa de Opinião - Cliente MARE: como medida de curto prazo este projeto tem por objetivo definir postos-chave da análise, desenho da pesquisa, execução da pesquisa, análise da pesquisa e estruturação das ações de melhoria. E a médio prazo procura novas pesquisas e análises comparativas e avaliação do impacto das ações implementadas.
 MARE voltado para o Cliente: neste projeto o MARE visa somente alcançar resultados a médio prazo como melhoria do atendimento a parlamentares, definição de um novo padrão de comunicação visual para o MARE e treinamento intensivo dos servidores que atendem diretamente os clientes.
 Plano de Comunicação: visa compartilhar e garantir uma maior adesão ao plano através da partilha da Missão, Visão, Objetivos e Metas do Plano de Reestruturação Estratégica e Melhoria da Gestão como medida de curto prazo e a divulgação de boletins periódicos dos resultados do plano no médio prazo.
 Programa de Capacitação Gerencial: busca a curto prazo definir demandas e público-alvo do Programa de Capacitação Gerencial e a médio prazo execução do programa e avaliação do resultados do mesmo.
 Pesquisa de Opinião do Servidor do MARE: visa a curto prazo fazer um delineamento da pesquisa de opinião e a médio prazo realizar análise comparativa e medir o impacto das ações de melhoria implementadas.
 Elaboração de Planos de Ação: este projeto de início visa fazer o delineamento do plano de ação e a médio prazo implementar o plano de ação.
Ambiente de Trabalho: neste quesito procura se definir ações de melhorias em instalações e condições de trabalho a nível inicial. E a médio prazo realizar uma avaliação dos resultados.
Capacitação dos Servidores do MARE: este projeto prevê que todos os servidores devem receber qualificação técnica.
Sistema de Reconhecimento do Desempenho dos Servidores e dos Gerentes: prevê a concepção, desenho, aprovação e implementação do sistema.
Sistema de Desempenho Institucional: visa a concepção e desenho do sistema, aprovação do sistema e a médio prazo a implementação do sistema.
5.RESULTADOS ENCONTRADOS 
Tendo em vista que o MARE objetiva privilegiar ações e programas que aumente o grau de qualidade e produtividade do serviço público, verifica se que nas linhas de atuação do plano descreve adoção de um sistema de gestão parcipativa, com um sistema de reconhecimento público de iniciativas inovadores advindas dos servidores, criação de uma série de ações que avaliem o desenvolvimento gerencial além das ações específicas para o controle dos custos. Assim o plano obterá como resultado a melhoria na gestão de processos, aprimoramento da gestão de pessoas e consequentemente um maior desenvolvimento das pessoas e maior foco no atendimento prestados pelo MARE aos seus clientes.
Além disso, identifica se que todas as ações e projetos de melhorias em andamento no MARE são guiados por essa linhas de atuação que procuram um aperfeiçoamento da estrutura organizacional ou mudança da cultura gerencial, ou seja, objetiva se uma gestão de qualidade. Para o que seja alcançado o objetivos desse plano é necessário que todos os servidores tomem conhecimento do Plano, para que os mesmos auxiliem na implementação das ideias propostas e assim haja uma linguagem de mudança nas relações e nos documentos. Para que o resultado do plano seja alcançado além da divulgação também é necessário que as secretarias criem suas próprias obrigações com os resultados por meio de planos e ações.
Nota se também que o MARE a partir da elaboração das linhas de atual definiu metas divididas nas áreas de gestão de processo, foco no cliente e desenvolvimento e gestão de pessoas, e com as metas definidas o MARE
criou treze projetos que irão garantir o alcance das metas.
6.CONCLUSÕES
A partir do desenvolvimento deste trabalho pode se concluir que o Plano de Restruturação Estratégica e Melhoria da Gestão, a partir do diagnóstico, em sua linha de atuação, apresentou a necessidade do desenvolvimento de ações no âmbito de gestão de pessoas como por exemplo a gestão participativa e uma sistema que reconhece as iniciativas que partem dos servidores, pois se entende que o reconhecimento do desempenho destes servidores é de grande relevância para o engajamento e esforço de todos nas ações de mudança. Foi apresentada também a necessidade de compromissos e metas mais claras para a obtenção dos resultados, permitindo assim os controles e orientações necessárias, bem como a melhoria nos processos.
A implementação deste plano se sustenta no aperfeiçoamento da estrutura organizacional e mudança da cultura gerencial do MARE, e para a obtenção dos resultados, foram definidos metas e projetos com planos de curto, médio e longo prazo visando melhorias nas áreas de gestão de pessoas e processos identificadas nas linhas de atuação, sempre focado na gestão pela qualidade.
REFERENCIAL BIBLIOGRÁFICO
PEREIRA, Luiz Carlos Bresser. Plano de Reestruturação e Melhoria da Gestão do MARE: Programa de Reestruturação e Qualidade nos Ministérios.Brasilia:1997.Disponivel em:<http://www.bresserpereira.org.br/ver_file_3.asp?id-2793>Acesso em:24.Fev.2017.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais