Buscar

CIENCIAS SOCIAIS - RESUMO

Prévia do material em texto

Introdução ao Pensamento científico social
Para pensar em questões sociais, você deve ir além da simples reflexão dos problemas sociais que vivem em determinada sociedade, é necessário que você compreenda também todo o contexto cultural e histórico que criou aquele povo.
Sobre a origem do homem, podemos afirmar que existam várias teorias, porém nenhuma realmente concreta que explica de onde viemos, pra aonde vamos e quem nós somos. Deu se então a criação das religiões para tentar amenizar dúvidas humanas sobre existência, criando o pensamento social  que colocou a bíblia como fonte de tudo. Enfim, mesmo sem uma comprovação cientifica , todas as teorias criadas até hoje serviram para formar estudiosos em sociologia humana que atuam em campos de pesquisa ilustrando a sociedade ao passar dos tempos.Então podemos dizer que existem principalmente duas grandes teses, a primeira é que somos todos filhos de Adão e Eva, de acordo com o cristianismo e a segunda explica toda a complexidade que atingiu o desenvolvimento da civilização humana, sua evolução durante todos os milhares de ano de criação do planeta, é a tese de Charles Darwin.
Para Darwin os seres vivos se transformam continuamente tendo por finalidade seu aperfeiçoamento e a necessidade de garantir sua sobrevivência. Em conseqüência, os organismos tendem a se adaptar cada vez melhor no ambiente, criando formas mais complexas e avançadas de existência que possibilitam, através da competição natural, a sobrevivência dos seres mais aptos e evoluídos.O darwinismo social, como foi conhecido o pensamento do estudioso inglês, entendia que “as sociedades mudariam e evoluiriam num mesmo sentido e que tais transformações representariam sempre a passagem de um estagio inferior para outro superior, em que o raciocínio vai influenciar com grande impacto a formação do pensamento social até nossos dias, consolidando o argumento de que o homem em algum momento de seu processo evolutivo, como forma de assegurar sua própria sobrevivência, acabou associando-se ao seu semelhante organizando grupos, tribos e comunidades inteiras com regras e leis de convivência, mas, também com objetivos comuns, como a necessidade de proteção e segurança. Com o tempo, estas comunidades humanas cercaram seus territórios para proteger seus habitantes, seus recursos naturais e suas riquezas.
O Contrato Social
Thomes Hobbes entendia que o homem era o lobo do próprio homem, ou seja, para que pudesse conviver em grupo deveria existir regras e normas que assegurassem sua sobrevivência, caso contrário o próprio homem daria cabo de tentar exterminá-lo.Para ele um Estado (país) só é criado quando uma multidão de homens concorda e pactua que qualquer homem ou assembléia de homens a quem seja atribuído pela maioria o direito de representá-los, todos sem exceção, tanto os que votaram a favor como contra ele,deverão autorizar todos os seus atos, tal como se fossem seus próprios atos e decisões, a fim de viverem em paz uns com os outros e serem protegidos dos restantes dos homens.Para Hobbes, dessa forma, estaria estabelecido o discernimento entre matéria e espírito, mas, principalmente a certeza de que o individuo vivia sob o desejo constante da auto-preservação enquanto ser e, para tanto, buscava reunir os recursos necessários para bancar tal propósito.
O que é Feudalismo?
O feudalismo foi um modo de organização social e política baseado nas relações servo-contratuais. Tem suas origens na decadência do império romano, predominou na Europa durante a idade média. O feudalismo representa o modo de vida do homem em contato com o campo , vivendo à base da troca e do plantio.O poder era descentralizado, economia baseada na agricultura de subsistência, quem era pobre nascia pobre e morria pobre, diferente do capitalismo que as pessoas tiveram a oportunidade de construir capital e chegar a ganhar lucros que o enriquecessem. O trabalho servil , economia amonetária e sem comércio , onde predominava o comércio da troca eram também características do feudalismo. A sociedade feudal era composta pelos nobres, o clero(religiosos) e os servos(mão de obra),estas eram as classes sociais da época. A maior queda do feudalismo se deu na catástrofe demográfica causada pela epidemia da peste negra que dizimou 35% da população européia. 
O que é sociologia?
A sociologia é o estudo da sociedade, surgiu como forma de expressão do pensamento moderno, passou a explorar uma área, antes não explorada do conhecimento científico voltado à população. O seu nascimento ocorre na decadência do sistema feudal e da consolidação da sociedade capitalista, no século XVIII, que podemos usar como o marco da história sociológica, pois foi nessa época que ocorreram as duas principais revoluções ocidentais. As transformações nos campos econômicos , políticos e culturais trazidas pela Revolução Francesa e Industrial, mudaram a vida social da época. 
O que é capitalismo?
O capitalismo é um sistema econômico em que os meios de produção e distribuição são de propriedade privada e com fins lucrativos, decisões sobre oferta, demanda , preço, distribuição e investimentos não são feitos pelo governo, os lucros são distribuídos para os proprietários que investem em empresas e os salários são pagos aos trabalhadores pelas empresas.O termo "capitalismo" foi criado e utilizado por socialistas e anarquistas (KARL MARX , PROUDHON, SOMBART) no final do século XIX e no início do século XX, para identificar o sistema político-econômico existente na sociedade ocidental. O capitalismo moderno, segundo muitos economistas, começa com a revolução industrial e com eventos marcantes com a revolução gloriosa inglesa, a independência dos Estados Unidos e a Revolução Francesa. Com o crescimento populacional, o desenvolvimento da agricultura , a criação das cidades e o aumento da multiplicação de trabalho, os seres humanos passaram a viver em sociedades maiores, nas quais eram necessários meios de organizações da produção de relações interpessoais envolvendo muitas pessoas. 
O que é revolução industrial?
Antes da revolução industrial, a atividade produtiva era artesanal e manual,no máximo com o empregado e algumas máquinas simples,a idéia de indústria surgiu apenas com a revolução industrial.O Reino Unido foi o pioneiro no processo da Revolução Industrial, devido à aplicação de uma política econômica liberal, o processo de enriquecimento britânico após a revolução inglesa, as grandes reservas de ferro e carvão mineral em seu subsolo, ou seja, as maiores matérias primas utilizadas neste período, a burguesia inglesa tinha capital suficiente para financiar as fábricas além de firmar vários acordos comerciais vantajosos com outros países. A Inglaterra foi o primeiro país a construir as máquinas a vapor durante o século XVIII, o homem deixa o campo e a economia de subsistência para trabalhar nas fábricas e viver em cidades. Durante a revolução industrial aconteceram os movimentos trabalhistas, surgem as primeiras leis voltadas aos direitos do trabalhador,as classes mais pobres tiveram a oportunidade de tentar o enriquecimento, o que antes no feudalismo era impossível.
O que é revolução francesa?
A revolução francesa foi o nome dado aos acontecimentos ocorridos na França no século XIX, onde alteraram o quadro político e social do país.A revolução deu início à idade contemporânea da população, aboliu a servidão e os direitos feudais e proclamou os princípios universais de LIBERDADE, IGUALDADE E FRATERNIDADE. A revolução proporcionou a chance das riquezas serem distribuídas para todas as classes sociais, o que antes era restrito apenas a nobreza e a igreja. A França passava por uma fase de crise financeira na época em que se deu início a revolução, após participar de algumas guerras da época, a sociedade pobre do país sentia na pele as consequências dos erros causados pelos comandantes do poder francês. A revolução mudou a cara do país , surgiram novas constituições e a França conseguiu se re erguer estabelecendo o capitalismono Estado e pegando impulso na revolução industrial.
Quem é Émile Durkheim?
Émile é considerado um dos pais da sociologia moderna, para alguns ele é o criados da sociologia. Durkheim foi o fundador da escola francesa de sociologia, posterior a Marx, que combinava a pesquisa empírica com a teoria sociológica. É amplamente reconhecido como um dos melhores teóricos do conceito da coesão social. Na metade do século XIX , Émile consegue fazer com que a sociologia passe a existir de fato, com objetivos e métodos definidos, portanto podemos dizer que ele não foi o "pai" da idéia, mas foi o "pai" que transformou a sociologia em uma ciência. O processo de mudança da sociedade na época , sujeitando se a mudança de ambiente, de sistema econômico  e de novas "regras" para o novo "mundo capitalista" fizeram com que Durkheim denomina-se "socialização" esta passagem do homem para novos ambientes e meios de vida.
* Segundo pesquisas o criador do pensamento positivista não foi Émile Durkheim, Augusto Conte seria o criados deste pensamento e Émile o criador do "Funcionalismo" 
Prometo eu irei tirar a dúvida com a professora no próximo encontro às terças e assim que a dúvida for sanada eu postarei no resumo. 
Quem é Karl Marx?
Karl Marx foi um intelectual e revolucionário alemão, fundador da doutrina comunista moderna, que atuou como economista, filósofo, historiador, teórico político e jornalista. A teoria marxista é substancialmente, uma crítica radical das sociedades capitalistas. Mas é uma crítica que não se limita a teoria em si. Marx se posiciona contra qualquer separação drástica entre teoria e prática, entre pensamento e realidade, por que essas dimensões são abstrações mentais que , no plano concreto, real, integram uma mesma totalidade complexa. O marxismo constitui-se como a concepção materialista da História, longe de qualquer tipo de determinismo, mas compreendendo a predominância da materialidade sobre a ideia, sendo esta possível somente com o desenvolvimento daquela, e a compreensão das coisas em seu movimento, em sua inter-determinação, que é a dialética. Portanto, não é possível entender os conceitos marxianos como forças produtivas, capital, entre outros, sem levar em conta o processo histórico, pois não são conceitos abstratos e sim uma abstração do real, tendo como pressuposto que o real é movimento.Karl Marx compreende o trabalho como atividade fundante da humanidade. E o trabalho, sendo a centralidade da atividade humana, se desenvolve socialmente, sendo o homem um ser social. Sendo os homens seres sociais, a História, isto é, suas relações de produção e suas relações sociais fundam todo processo de formação da humanidade. Esta compreensão e concepção do homem é radicalmente revolucionária em todos os sentidos, pois é a partir dela que Marx irá identificar a alienação do trabalho como a alienação fundante das demais. E com esta base filosófica é que Marx compreende todas as demais ciências, tendo sua compreensão do real influenciado cada dia mais a ciência por sua consistência.
Quem é Max Weber?
Maximillian Weber foi um intelectual alemão, jurista, economista e considerado um dos fundadores da sociologia.Um dos conceitos da sociologia de Weber é a ação. A ação é um comportamento humano no qual os indivíduos se relacionem de maneira subjetiva e a ação social, característica por ser uma ação que possui um sentido visado e é determinado pelo comportamento alheio, A análise da teoria weberiana como ciência tem como ponto de partida a distinção entre quatro tipos de ações sociais. (ação tradicional, ação afetiva, ação racional com relação a um valor e ação racional com relação a um objetivo que é determinado por expectativas comportamentais)
Ação social é um comportamento humano, ou seja, uma atitude interior ou exterior voltada para ação ou abstenção. Esse comportamento só é ação social  quando o ator atribui a sua conduta um significado ou sentido próprio, e esse sentido se relaciona com o comportamento de outras pessoas. Para Weber a sociologia é uma ciência que procura compreender a ação social. Por isso, considerava o indivíduo e suas ações como ponto chave da investigação evidenciando o que para ele era o ponto de partida para a Sociologia, a compreensão e a percepção do sentido que a pessoa atribui à sua conduta.Weber também é conhecido pelo seu estudo da burocratização da sociedade, a religião foi um tema de grande importância e esteve presente nos trabalhos de Weber.

Continue navegando