Buscar

Aula 01

Prévia do material em texto

Metodologia Científica
Interrogamo-nos sobre o significado e a função da Metodologia Científica, bem como seu ponto de partida, que recai sobre atitudes que não são espontâneas à existência humana, ao contrário da fala, que é um ato espontâneo. Porém, dominar a linguagem não depende do desenvolvimento natural dos sujeitos, mas de habilidades e competências para uma postura reflexiva e crítica.
A disciplina está dividida em 4 blocos:
Bloco 1 – Da Metodologia Científica >>> Conhecimento e Método;
Bloco 2 – Da Pesquisa >>> Leitura e Pesquisa;
Bloco 3 – Das Regras >>> Como fazer;
Bloco 4 – Da Aplicação >>> IES e Projeto Pedagógico.
Metodologia científica é o estudo dos métodos de conhecer, de buscar o conhecimento. É uma forma de pensar para se chegar à natureza de um determinado problema, seja para explicá-lo ou estudá-lo. 
Método é um conjunto de etapas, ordenadamente dispostas, a serem vencidas na investigação da verdade, no estudo de uma ciência, ou para alcançar determinado fim.
Metodologia significa, na origem do termo, estudo dos caminhos, dos instrumentos usados para se fazer ciência. Existem três tipos de Metodologia: Acadêmica, Científica e Da Pesquisa. É uma disciplina instrumental a serviço da pesquisa. Ao mesmo tempo visa conhecer caminhos do processo científico, também problematiza criticamente, no sentido de indagar os limites da ciência, seja com referência à capacidade de conhecer, seja com referência à capacidade de intervir na realidade.
Metodologia científica está dentro de duas grandes áreas:
Epistemologia (Verdade, Conhecimento e Crença) - Filosofia da Ciência, a área se ocupa da fundamentação da ciência;
Metodologia Científica Aplicada - Destinada à pesquisa e à elaboração de trabalhos acadêmicos e científicos.
Conhecer significa incorporar um conceito novo, ou original, sobre um fato ou fenômeno qualquer. O valor do conhecimento para a vida humana é o resultado das experiências que acumulamos em nossa vida cotidiana.
O conhecimento pode ser obtido de diversos modos, através do método científico, das hipóteses, das leis e teorias científicas, bem como por meio da pesquisa científica e da elaboração de trabalhos acadêmicos.
No mundo acadêmico os modos de conhecer são classificados em:
* Senso comum ou conhecimento empírico – Caracterizado em Espontâneo, Ametódico, Empírico, Ingênuo ou Acrítico e Subjetivo. É o que também é conhecido como conhecimento do povo. É o acúmulo de tradições e experiências vividas. Não leva em conta a fundamentação científica.
* Conhecimento Científico – Caracterizado em Racional, Sistemático e Metódico. Obedece a regras, leis e princípios e se contrapõe ao saber ilusório, às emoções e às crenças. Lógico e sistemático porque as ideias formam uma ordem coerente. Verificável e metódico, pois é passível de exame para ter sua pretensão confirmada ou não. Para tanto segue uma técnica, um procedimento.
* Conhecimento Filosófico – Caracterizado em Sistemático, Metódico e Racional. É Radical, Rigoroso e Saber de Conjunto. É caracterizado unicamente na própria razão humana, ou seja, procura discernir entre o certo e o errado, tendo esta razão humana como fundamentação.
* Discurso Religioso ou Conhecimento teológico - É um conhecimento sistemático, porém, suas evidências não são verificáveis. Parte do princípio de que as "verdades" tratadas são infalíveis e indiscutíveis, por consistirem em "revelações" da divindade (sobrenatural).
Exercício: Canja de Galinha não faz mal a ninguém, “especialmente quem está resfriado”, afirma Stephen Rennard, da Universidade de Nebraska, nos Estados Unidos.  De acordo com as suas pesquisas, caldo de galinha e legumes ― cebola, cenoura, batata e nabo ― têm o poder de retardar o movimento dos neutrófilos, isto é, os glóbulos brancos (leucócitos) que, embora ataquem os germes invasores, também são responsáveis por grande parte dos sintomas do resfriado e da gripe. (...) Ele demonstrou também que a cisteína, um aminoácido que o frango libera durante o cozimento, é quimicamente muito similar à acetilcisteína, um fármaco habitualmente receitado em casos de bronquite (Revista Super Interessante. Setembro de 2000.). A reportagem aborda dois tipos diferentes de conhecimento. Quais são eles? R: Senso comum ou conhecimento empírico e Conhecimento Científico.
Exercício: O vídeo que você assistiu é parte de uma propaganda do canal Futura e aborda o tipo de conhecimento do “e se fosse”, que questiona o pensamento. Que conhecimento seria esse? R: Conhecimento Filosófico.
Exercício: Conhecimento fundamentado nas bases das doutrinas reveladas. Por essa razão, assume o status de verdade absoluta, indiscutível e infalível. Que conhecimento seria esse? R: Discurso Religioso ou Conhecimento teológico.
Exercício: Você já ouviu algum dos ditados abaixo? “O Sol é menor do que a Terra.” “Quem tudo quer tudo perde.” “Diga-me com quem andas e te direi quem és.” “Casa de ferreiro, espeto de pau.” “Água mole em pedra dura tanto bate até que fura.” “Quem ri por último ri melhor.” “Quem comer manga e tomar leite morre.” Esses ditados personificam qual tipo de conhecimento? R: Senso comum ou conhecimento empírico.
Exercício: Veja a notícia abaixo sobre as pilhas. É verdade que as pilhas gastas se recarregam na geladeira? Não, pois possuem produtos químicos que diluem a camada de gases contida nelas. A pilha comum, chamada seca, utilizada nos brinquedos e aparelhos eletrônicos e domésticos, só descarrega ― e não recebe ― energia, devido ao seu líquido condutor de elétrons, selado e imobilizado. A pilha funciona com um polo positivo e outro negativo, separados por gases, fazendo passar uma corrente elétrica pelo líquido. As baixas ou altas temperaturas, o choque térmico dilui a camada isolante de gases no líquido, despolarizando a pilha, que funcionará até polarizar-se novamente, logo a seguir. As próprias pilhas têm produtos químicos para diluir a camada de gases, mas eles tendem a perder o efeito com o tempo. O texto aborda dois tipos diferentes de conhecimento. Quais são eles? R: Senso comum ou conhecimento empírico e Conhecimento Científico.
Exercício: Segundo Odília Fachin (2006, p. 13.)... “Este conhecimento é produto do intelecto do ser humano, o qual recai sobre a fé. (...) De modo geral, tal conhecimento apresenta respostas para as questões que o ser humano não pode responder com os demais conhecimentos, pois envolve uma aceitação, ou não como consequência da fé.” De qual conhecimento estamos falando? R: Discurso Religioso ou Conhecimento teológico.
	1a Questão (Ref.: 201309300930)
	
	O conhecimento popular, também denominado de vulgar, empírico ou senso comum, resulta do modo espontâneo e corrente de conhecer.
PORTANTO
O conhecimento popular é sistemático, já que se trata de um saber ordenado logicamente, formando um sistema de ideias (teorias) e não conhecimentos dispersos e desconexos.
Nesse sentido, podemos afirmar que:
	
	
	Ambas as afirmativas são verdadeiras.
	 
	A 1ª afirmativa é verdadeira e a 2ª falsa.
	
	A 1ª afirmativa é falsa e a 2ª é verdadeira.
	
	A 1ª afirmativa é verdadeira e a 2ª completa a primeira.
	
	Ambas as afirmativas são falsas.
	 2a Questão (Ref.: 201309154946)
	
	Em relação ao conhecimento científico, assinale V (verdadeiro) para as alternativas verdadeiras e (F) para as falsas e escolha a sequência correta.
( ) O conhecimento é uma forma de compreender a realidade.
( ) O conhecimento científico tem como base o conhecimento teológico.
( ) O conhecimento empírico surge das experiências em laboratório.
( ) A ciência pode ser definida como uma forma de investigação metódica e organizada.
	
	
	V, V, F, F.
	
	V, F, V, V.
	
	F, V, V, F.
	
	F, F, V, F.
	 
	V, F, F, V.

Continue navegando