Buscar

Plano de aula(artes plasticas)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Plano de aula 
Escola: EMEF Letícia de Castro Alexandre 
Prof° Isabel 
Ano: 3°ano Idade: 8 anos
Tema da aula: Artes Plásticas( Papel reciclado) 
Duração: 4 semanas. Sendo uma 1hora/aula por semana.
Objetivo: Criar um papel reciclado, para ser utilizado como suporte para uma futura produção artística. E ao criar sua obra, os alunos possam se expressar, expandir sua visão de mundo e conscientizar os próximos, quanto ao meio ambiente utilizando da arte como intermédio. 
Justificativa: Com a criação do papel reciclado, desenvolveremos uma conscientização ambiental, ampliaremos o repertório cultural, socialização e cidadania. Na confecção de sua arte, aguçaremos a criatividade, habilidades motoras finas, sensibilidade, imaginação, possibilitar uma reflexão quanto ao meio ambiente e as inúmeras artes que poderão fazer através da reciclagem.
Conteúdo: Englobase-se os tres tipos de conteúdos, sendo: o conceitual, procedimental e atitudinal.
Estratégia(material): Liquidificador, bacia com capacidade de 1 litro de agua, esponja, jornal, pano de prato, peneira plana, tinta(guache), lantejoula, palito de sorvete, algodão, barbante, canetinha e pincél.
Desenvolvimento: Iniciaremos na primeira aula com uma conversa, apresentando o que é meio ambiente, reciclagem e como pode fazer arte utilizando materiais recicláveis, em especifico papel. Para melhor compreenderem passaremos um curta metragem de animação, da personagem Kika, conhecida por explicar de onde vem as coisas para as crianças(https://www.youtube.com/watch?v=rjUaQW0VG0k) , o tema será de onde vem o papel, como faz e como recicla. Aproveitando o empenho, partiremos ao primeiro passo do processo do papel reciclado, picotando os papéis, colocando-os nas bacias com agua. Ao terminar guardar as bacias para que na próxima aula eles continuem.
 Na segunda aula, depois de se passar uma semana o papel de molho, iremos enxugá-los, em seguida, esticá-los na peneira, secar melhor com o pano de prato e guardar com proteção para que não pegue chuva e assim terá mais uma semana para secar.
 Na terceira aula, com o papel já pronto será recolhido para iniciar um procedimento artístico, onde as crianças desenharão algo envolvido com tudo o que aprenderam durante a aulas, eles terão total liberdade para se expressar como quiserem utilizando os materiais que fora lhe pedido Quando terminarem os desenhos, faremos juntos um mural na sala expondo suas magnificas obras.
 Na quarta e última aula do assunto, faremos um debate de conscientização, posteriormente farão um texto do que mais gostaram, ou não gostarão e como usarão no cotidiano. Por fim um debate com troca de experiencias.
Avaliação: Observação para que possamos vê-lo se atenderam ao nosso objetivo. Se exploraram os recursos para a produção artística. O quão autônomos estão. E como está a visão de mundo, se estão preparados para continuar o processo de reciclagem, criando seus próprios objetos, brinquedos e afins. 
Referencias: Viktor Lowenfeld nascido em 1903 na Áustria e faleceu em 1960 na Pensilvânia. Professor de Artes. Dividiu os estágios do desenho infantil em quatro, mesmo afirmando que não é fácil descobrir a transição deles. O primeiro é a Garatujas, a criança entre dois anos rabisca a folha de forma desordenada e sem controle. O segundo é o estágio pré esquemático por volta dos quatro anos. O estágio Esquemático por volta dos sete. O estagio do realismo é o ultimo que se inicia por volta dos nove. Acredita que o desenho reflete os sentimentos das crianças, como ela veem o mundo, também acredita que tem crianças que não conseguem se expressar com o desenho sentindo realizadas por apenas ter realizado o ato de desenhar. O escolhemos porque ele acredita que o desenho desenvolve o lado emocional e é contra ao desenho imposto aumenta o conhecimento sobre si.

Continue navegando