Buscar

INTERVENÇÕES DE ENFERMAGEM NAS ADAPTAÇÕES FISIOLOGICAS DA GESTANTE

Prévia do material em texto

INTERVENÇÕES DE ENFERMAGEM NAS ADAPTAÇÕES FISIOLOGICAS DA GESTAÇÃO 
Resumo
Neste pequeno texto, descrevo os sinais e sintomas específicos da gravidez que podem nos auxiliar no momento do diagnóstico, no atendimento à mulher com suspeita de gravidez. Devemos ter sempre em mente que não só a ausência da menstruação indica gravidez. Obstetricamente, os sinais e sintomas da gravidez são classificados em: presuntivos, probabilidade e de certeza ou positiva. Este texto traz a um pouco de esclarecimento para nós acadêmicos de enfermagem, uma vez que o primeiro contato da gestante é com os profissionais de enfermagem, pois executamos o atendimento primário. 
Introdução:
A gestação é um momento muito importante na vida da mulher, pois o corpo passa por um processo de molde para cuidar de uma vida que esta sendo gerada. Nessa fase o corpo passa por varias alterações. O organismo materno começa suas alterações logo no inicio da gestação e se estende ate os últimos momentos. Por isso o pré-natal é de muita importância, para aliviar os sintomas e para que a gestante compreenda de que tudo é parte da fase que esta. O pré-natal tem o principio de prestar assistência humanizada às mulheres gestantes.
Metodologia:
Esta pesquisa trata-se de um estudo da intervenção de enfermagem nas adaptações fisiológicas da gravidez.
Resultado de discussões:
O corpo da mulher gestante passa por uma alteração que acontece devido as mudanças hormonais, físicos e emocionais. Essas modificações são consideradas normais durante o estado de gestação, sendo que na maioria das vezes apresenta sintomas desagradáveis a gestante. E com esses sintomas a gestante pode mudar bastante seu estilo de vida e comportamento. O pré-natal é importante para o alivio dos mesmos.
Apresento algums dos sintomas mais frequentes na gestação:
Lombalgia: O útero em crescimento altera o centro de gravidade da mulher e, por conseguinte, facilita o desequilíbrio e a fadiga muscular.
Orientações de Enfermagem: Indicar exercícios com correção da postura; e utilizar sapatos de salto baixo.
Constipação e Hemorroida: Pela ação dos hormônios, ocorre mobilidade reduzida do cólon, tempo de trânsito prolongado, propiciando aumento de absorção de água. As fezes tornam-se menos volumosas, por menor concentração de água, contribuindo para a constipação. Com o prolongamento do tempo de trânsito há maior absorção de água e isso resseca as fezes. Devido a força que a gestante faz as veias do anus se dilatam, inflama e assim causam as hemorroidas.
Orientações de Enfermagem: Praticar exercícios físicos; ingerir bastante água; Ingerir fibras na dieta (vegetais, frutas; Reservar momentos para ir ao banheiro (estipular um horário. Ex. Após o café da manha); Evitar papel higiênico de cor, cheiro e áspero (ou molhe antes de usa-lo), prefira higienizar a parte com água e sabão neutro; óleo mineral e supositórios de glicerina so com acompanhamento medico.
Edema e varizes: Edema - Resultante da pressão do útero sobre a veia cava inferior, o edema dificulta o retorno venoso da parte inferior do corpo. É considerado como ocorrência fisiológica e deve ser monitorada a cada consulta. Varizes - Ocorrem mais frequentemente em multíparas. Ao exame ginecológico deve-se observar se existem varizes nas regiões vulvar e inguinal.
Orientação de Enfermagem: Não permanecer muito tempo sentada ou em pé; Usar meia-calça elástica; evita uso de roupas justas; fazer movimentos circulares com os pés para melhorar a circulação; orientar a gestante que prefira o decúbito lateral esquerdo, descumprindo temporariamente a veia cava inferior proporcionando um melhor retorno venoso ao coração;
Cãibra: São contrações espasmódicas dos músculos. Isso acontece devido ao Baixo nível de cálcio e elevado nível de fósforo (o que provoca alteração no potencial de ação das células musculares que precisa desses íons para manter seu funcionamento normal).
Orientação de Enfermagem: Orientar a gestante Que ao sentir cãibra esticar as duas pernas e flexionar em direção ao corpo; massagear o músculo contraído e dolorido e aplicar calor local; aumentar o consumo de alimentos ricos em potássio e cálcio; Alongar músculos da panturrilha, Elevar as pernas ao nível do coração com frequência ao longo do dia; evitar exercício físico em excesso ao logo do dia. 
Náuseas e Vômitos: Ocorrência comum devido às modificações fisiológicas da gestante. É um dos primeiros desconfortos sentidos pela mulher. Geralmente não ultrapassam 16 semanas de gestação. As náuseas parecem ser causadas pela elevação hormonal, diminuição da mobilidade gástrica, fadiga e fatores emocionais.
Orientações de Enfermagem: Comer mais vezes, porém em menor quantidade; evitar alimentos gordurosos, café, condimentos, refrigerantes; evitar líquidos no momento das refeições; no desjejum, dar preferência a alimentos sólidos e sem gordura, como por exemplo: pedaço de pão sem manteiga, biscoito de água e sal.
Dispneia: Os pulmões funcionam de forma diferente devido ao crescimento uterino e o aumento de produção da progesterona. O útero comprime o diafragma aumentando sua atividade, causando assim o aumento da cavidade torácica, por isso a respiração da gestante fé mais diafragmática que a abdominal. È mais frequente quando a mulher se deita.
Orientações de Enfermagem: Explicar a gestante que a dificuldade de respirar é normal na gravidez; orientar para: elevar a cabeceira do leito ao deita; Deitar-se em decúbito lateral esquerdo, o que deslocara o útero da veia cava inferior e melhorar a respiração.
Polaciúria: Alta frequência de micção é uma queixa comum na gestação, isso ocorre devido a modificação anatômica e funcional no trato urinário inferior Alterando os mecanismos normais, causando sintomas urinários.
Orientações de Enfermagem: explicar a paciente que geralmente, o aumento da frequência de micção é comum no inicio e no fim da gestação; orientar a paciente para que ela urine assim que estiver a sensação de que a bexiga esta cheia; evitar bebidas cafeinadas, que estimulem a micção, reduzir líquidos após o jantar para diminuir a micção.
Cloasma Gravídico: Durante a gravidez a pele sofre alterações pigmentares decorrentes da elevação dos níveis de hormônios: Estrogênio, progesterona e o hormônio estimulador de melanocitos. Após a gestação essas manchas desaparecem, porem a falta do cuidado pode fazer com essas manchas perdurem após a gestação, causando um grande incômodo na mulher.
Orientações de Enfermagem: Orientar a gestante o uso de filtro solar; Evitar exposição ao sol por muito tempo; Orientar quanto ao uso de formulas com corticoides, hidroquinon e tetrinoina que podem ser utilizados no pós-parto.
Pirose: É o refluxo do conteúdo gástrico no esôfago. Este sintoma causa na gestante sensação de queimação na direção do esterno ou na parte inferior do peito.
Orientações de Enfermagem: Fracionar a dieta, comer mais vezes em menor quantidade; evitar frituras, café, condimentos, alimentos que fermentem como feijão, couve-flor, batata-doce; orientar para que a gestante fique 30 minutos sentados após as refeições aliviando a irritação do esôfago.
Leucorreia: Durante a gestação há um fluxo vaginal maior devido a produção exacerbada de muco cervical, Isso acontece devido a escamação das células da parede vaginal e aumento da vascularização, caracterizando assim a leucorreia.
Orientações de Enfermagem: Explicar que o aumento de fluxo vaginal é comum na gestação; aconselhar a gestante a manter a área genital sempre higienizada e seca; Orientar a mulher a usar calcinhas de algodão, com o objetivo de permitir maior ventilação; 
CONCLUSÃO
Sabemos que após o diagnóstico de gravidez a gestante irá se confrontar com as mais diversas dúvidas e receios, vindo a deparar com as modificações corporais e psíquicas, decorrente do estado gestacional, por este motivo espera-se que a partir desta dinâmica e estudo, possamos sensibilizar e esclarecer as gestantesatendidas no PSF, além de promover uma melhor gestação, humanizando o nascimento, respeitando e criando condições para atender as dimensões psicológicas, biológicas e sociais da gestante.

Continue navegando