Buscar

07 Ética, Legislação e Entidades que regulamentam a profissão

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

07 - Ética, Legislação e Entidades que regulamentam a profissão
1) São afirmativas corretas sobre a ética na profissão, exceto:
a) A ética é a reflexão sobre a moral. É ético aquele que age de acordo com os padrões de conduta ou prática correta, especialmente os padrões profissionais.
b) A engenharia, como profissão, deve contribuir para o bem-estar social, sendo o engenheiro responsável, através de suas ações e projetos, pelas consequências à sociedade que confia em sua competência profissional.
c) O comportamento ético para o engenheiro é uma habilidade tão importante como as habilidades técnicas, matemáticas e científicas.
d) Como engenheiro, você deve apoiar-se em seus princípios éticos pessoais, diferenciando pequenos desvios de ações de grande impacto à sociedade. Somente grandes ações configuram um problema ético.
e) A ética está associada ao estudo fundamentado dos valores morais que orientam o comportamento humano em sociedade.
2) No ambiente corporativo você pode deparar-se com comportamentos ou sinais de condutas antiéticas. Com base nos ensinamentos estudados no livro, qual é a forma mais apropriada de identificar um sinal de comportamento antiético?
a) Coletando fatos e comparando-os com padrões éticos.
b) A partir da aplicação natural do bom senso.
c) Pela observação das pessoas envolvidas que podem esboçar expressões suspeitas.
d) A partir de denúncias.
e) Questionando diretamente as pessoas com comportamentos suspeitos.
3) A diretriz mais importante para ser ético é:
a) O que seus pais lhe ensinaram sobre o que é certo e errado.
b) O que a empresa para a qual você trabalha estabelece como códigos de ética.
c) O que seu supervisor e seus colegas dizem ser o correto.
d) O que as organizações profissionais publicam sobre ética.
e) A lei.
4) Você estudou sobre a aplicação do método de solução de problemas de engenharia para fins de análise e solução de dilemas éticos na profissão. Com base nessa ferramenta, as alternativas abaixo apresentam etapas de análise e solução de problemas éticos, exceto:
a) Definição do problema e determinação dos objetivos.
b) Identificação de soluções alternativas e de restrições.
c) Escolha de uma solução e testes de potenciais impactos da solução.
d) Negociação e aprovação da solução pelo ente envolvido, a fim de evitar atritos.
e) Documentação e comunicação da solução.
5) Pensando no papel dos códigos de conduta ética desenvolvidos pelas empresas, qual afirmativa a seguir é incorreta?
a) Podem ser apresentados através das políticas e objetivos da empresa, bem como pode ser repassado de modo informal através da cultura da empresa.
b) Em geral, os códigos abordam temas relativos à qualidade dos serviços e produtos, assuntos sigilosos, tratamento de clientes e fornecedores, entre outros.
c) O código de ética é a referência suprema para conduta dos funcionários, sendo, inclusive, mais relevante que as leis e códigos das entidades de classe em uma situação de impasse.
d) Você deve sempre procurar seguir o código de conduta ética de sua empresa, o que lhe orientará na qualidade do trabalho e relacionamento com colegas, clientes e fornecedores.
e) É correto, em uma entrevista de trabalho, abordar o código de ética da organização, solicitando-o e perguntando sobre alguma temática.
A conduta ética deve ser valorizada e praticada independentemente do tamanho de suas consequências. Se você se habitua a conviver com pequenos delitos éticos, pode acabar desenvolvendo também a tolerância a desvios de grandes impactos e consequências.
Somente será possível identificar um sinal de comportamento antiético comparando-o com um padrão que nos norteie. Esse padrão pode vir de seus princípios pessoais, do código ético corporativo ou de entidades de classe profissional.
É através da observação do comportamento de seus pais, professores e outros adultos de importância em sua vida que se formam seus valores éticos.
Dependendo da abrangência do dilema ético, não é possível intervir diretamente junto ao ente envolvido, podendo, inclusive, lhe colocar em risco. Nesse caso, é sempre melhor envolver sua liderança na tomada de decisão ou a área responsável por esse tipo de análise dentro da organização.
O código de conduta de uma organização não pode orientar em direção contrária ao código da profissão e/ou uma lei relacionada ao tema.

Outros materiais