Buscar

14 Gestão eficaz do tempo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

14 - Gestão eficaz do tempo
1) Aprendemos que o tempo pode ser um aliado ou um inimigo no processo de formação ou carreira de engenharia bem-sucedida. Isso porque aqueles que sabem gerenciar com eficácia, seguramente atingirão os objetivos e os prazos, e, por consequência, serão vistos como profissionais comprometidos. Do lado oposto, mesmo os estudantes ou profissionais tecnicamente capacitados, mas sem gestão eficaz do seu tempo, dificilmente serão pontuais em suas entregas e atingirão os objetivos com qualidade. Abaixo, você encontrará várias afirmativas sobre o conceito, a importância e os recursos para uma gestão eficaz do tempo. Assinale a alternativa incorreta.
a) Os requisitos básicos para uma gestão de tempo bem-sucedida consistem em estimar o tempo necessário para a execução das atividades e desenvolver um sistema para sua execução nos prazos necessários.
b) Saber gerenciar o tempo de modo eficaz traz benefícios na vida escolar, profissional e pessoal. Você tende a atingir resultados de maior qualidade e precisão com menor pressão em relação aos prazos.
c) Priorizar as atividades, escolhendo as necessárias e importantes em detrimento a outras que seriam as desejadas e prazerosas faz parte do processo de gestão eficaz do tempo.
d) Para você conseguir gerenciar seu tempo de maneira eficaz, basta escolher entre uma infinidade de ofertas disponíveis na internet, bibliotecas e no mercado, que são ferramentas específicas para controlar seu tempo. Saber escolher a ferramenta mais adequada é o segredo da gestão eficaz do tempo.
e) Para um bom gerenciamento do tempo, é necessário saber reconhecer como você o utiliza, identificando as atividades de cuidados pessoais e as estruturadas e seu saldo de tempo.
2) Pensando na aplicação do processo TO DO para gerenciamento eficaz do tempo, qual é o primeiro passo a realizar?
a) Classificar as atividades por prioridades em uma lista.
b) Incluir as atividades em um calendário e estipular a data de vencimento das atividades.
c) Fazer uma lista de tarefas TO e incluir a data de vencimento de cada uma das tarefas elencadas.
d) Estabelecer um tempo dedicado a cada atividade a ser realizada.
e) Começar por escolher as atividades que você tem mais prazer em realizar, assim seu tempo renderá mais.
3) Marque a alternativa que melhor representa a sequência de passos para aplicação do método TO DO na gestão eficaz do tempo:
a) TO: listar as atividades; definir vencimento das atividades, subdividi-las quando necessário, priorizá-las por ordem de importância, ordená-las por data de vencimento e classificação A, B ou C de importância. DO: estimar os tempos necessários para realização das atividades e definir a data de início conforme tempo de execução e disponibilidade. Reorganizar as tarefas caso as datas de início das atividades estabelecidas não estejam coerentes com a disponibilidade de tempo em determinado dia. Iniciar as atividades A e B. Caso haja dúvidas quanto à capacidade de cumprir uma atividade A ou B pela amanhã, a prioridade deve ser realizá-la hoje em detrimento de uma atividade C de hoje.
b) TO: listar as atividades; subdividi-las quando necessário, priorizá-las por ordem de importância, definir vencimento das atividades, ordená-las por data de vencimento e classificação A, B ou C de importância. DO: definir a data de início conforme disponibilidade e estimar os tempos necessários para realização das atividades. Começar e terminar cada tarefa individualmente. Reorganizar as atividades estabelecidas caso as datas de início não estejam coerentes com a disponibilidade de tempo em determinado dia.
c) TO: listar as atividades e definir seu vencimento; subdividi-las quando necessário, priorizá-las por ordem de importância, ordená-las por data de vencimento e classificação A, B ou C de importância. DO: estimar os tempos necessários para realização das atividades e definir a data de início conforme tempo de execução e disponibilidade. Reorganizar as atividades estabelecidas caso as datas de início não estejam coerentes com a disponibilidade de tempo em determinado dia. Iniciar as atividades A e B e depois fazer as atividades C de dada dia. Não começar as atividades de amanhã sem ter terminado todas de hoje.
d) TO: listar as atividades e identificar os vencimentos, priorizando as tarefas. DO: determinar os tempos de execução e as datas de início; iniciar as atividades por ordem de prioridade A, B ou C. Começar as atividades do próximo dia apenas após concluir as do dia corrente.
e) TO: listar as atividades, identificando seus vencimentos e priorizando as tarefas. DO: determinar os tempos de execução e as datas de início; iniciar as atividades por ordem de prioridade A, B ou C. Começar as atividades do próximo dia apenas após concluir as do dia corrente. Rever diariamente a lista e reorganizá-la.
4) Há comportamentos que afetam uma gestão eficaz do tempo por comprometerem o planejamento, tirarem a energia e consumirem os esforços do gerenciamento. O autor do livro indicado chama esses comportamentos de "dragões". Abaixo estão exemplificados alguns desses dragões. Escolha a alternativa que NÃO configura um dragão da gestão eficaz do tempo.
a) Procrastinação.
b) Escolha de um sistema complexo.
c) Desânimo.
d) Tentativa e erro na escolha da ferramenta adequada.
e) Falta de definição de objetivos.
5) Qual alternativa representa uma prática necessária à gestão eficaz do tempo?
a) Selecionar o sistema mais adequado às necessidades e ao estilo do indivíduo.
b) Utilizar métodos comprovados para identificar as atividades, selecionar as datas de início, completar o trabalho e depois ter tempo para o lazer e atividades extracurriculares ou de aperfeiçoamento profissional.
c) Seguir o plano sem procrastinação ou desânimo.
d) Saber priorizar as atividades conforme seus objetivos e saber dizer "não" ao que a agenda não comporta e não configura uma prioridade.
e) Todas as alternativas.
Não é citada a subdivisão das atividades complexas e não são priorizadas as atividades A e B em relação às atividades C. Rever as atividades diariamente faz parte da aplicação do método, não do desenvolvimento da lista TO DO.
Buscar o método mais adequado ao seu estilo faz parte do processo de aprendizado de gestão do tempo. A escolha da melhor ferramenta é fator de sucesso para a aplicação confortável do método e deve, sim, ser perseguida.

Continue navegando