Buscar

histologia do sistema digestorio

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ - UVA
 
GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM
 ALTENÓRIO LOPES SOUSA FILHO
ANA LARÍCIA MONTEIRO DE SOUZA
 NATÁLIA DAVILA RODRIGUES PEREIRA 
Histologia do Sistema Digestório
SOBRAL - CE 2018
UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ
CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE
GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM
Histologia do Sistema Digestório
Altenorio Lopes Sousa Filho
Ana Laricia Monteiro de Souza
Natália D’avila Rodrigues Pereira
Trabalho apresentado ao Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA como requisito parcial para a conclusão da disciplina de histologia do sistema respiratório. 
Professor(a): Rosana Sólon Tajra.
 
SOBRAL – CE 
2018
Questões
1 – Relacione os componentes do Sistema Digestório. O trato digestivo é composto basicamente pelo: tubo digestório e glândulas anexas. O tubo digestivo tem como órgãos: cavidade oral, faringe, esôfago, estomago, intestino delgado e intestino grosso. As glândulas anexas são: Glândulas salivares, Fígado e Pâncreas.
2 – Relacione e comente a respeito das camadas básicas que compõem a estrutura dos componentes do Sistema Digestório. A parede dos órgãos do sistema digestório é composta por quatro tipos de camadas: Mucosa, Submucosa, Muscular e Serosa. Mucosa: é basicamente composta por epitélio simples de revestimento cilíndrico uma lâmina própria de tecido conjuntivo frouxo que é super vascularizado por vasos sanguíneos e linfáticos. Composta também por glândulas e tecidos linfoides bem como por algumas células musculares lisas. a parte muscular da mucosa que contém uma camada de células musculares lisas sendo uma longitudinal e outra circular que é mais externa, esta fina camada de musculo liso determina pregas na túnica mucosa que aumentam a área de superfície para as atividades digestivas.
Submucosa: é composta por tecido conjuntivo riquíssimo em vasos sanguíneo e linfáticos para a absorção dos produtos de degradação da digestão, contem plexos nervosos de sensibilidade que controlam as secreções do trato gastrintestinal e apresentam a presença de gânglios e tecidos linfoides. Muscular: é composta por células musculares lisas divididas em duas subcamadas: #Subcamada interna = orientação circular; #Subcamada externa = orientação longitudinal. Contem plexo nervoso (plexo de Aurbach); e apresenta também tecido conjuntivo contendo vasos sanguíneos ou linfáticos.do peritônio, com a composição de tecido conjuntivo frouxo e epitélio simples pavimentoso. Serosa: recobre a camada externa de todos os órgãos, pois deriva
3 – Comente a respeito dos órgãos que compõem o tubo digestivo. Faringe: é um tubo que se estende das coanas ao esôfago, parte posterior, e a laringe na parte anterior. A faringe é composta de musculo estriado esquelético e revestido por uma túnica mucosa. O alimento deglutido passa da boca as partes oral e laríngea da faringe antes de passar ao esôfago. As contrações musculares destas partes da faringe auxiliam a prosseguimento ao esôfago. Esôfago: é um tubo que realiza o peristaltismo para a deglutição, é composto por mucosa, submucosa, muscular e serosa. Na sua submucosa há a presença de glândulas esofágicas produtoras de muco. Se situa posteriormente a traqueia. Estomago: secreção de suco gástrico (quebrar as macromoléculas, em micromoléculas, absorção de vitamina B12, agua, sais, açúcar). Em sua mucosa contem glândulas gástricas, com várias células secretoras: #Células parientais (oxinticas) = ácido clorídrico (que ajuda a converter o pepsinogênio na enzima ativa pepsina e o fator intrínseco envolvido na absorção de vitamina B12) e suco gástrico. #Células principais(zimogênicas) = pepsinogenio e lipase, além de suco gástrico também ser secretado por ela.
Além de possuir também células produtoras de hormônio (células G), que estimulam a secreção de suco gástrico, aumenta a motilidade do trato gastrointestinal e relaxa o musculo esfíncter pilórico. A superfície da túnica mucosa é uma camada de células epiteliais colunares simples não- ciliadas, denominadas de células mucosas de superfície. Submucosa: Tecido Conjuntivo Frouxo (maior parte composto por liquido intersticial). Serosa: com mesotelio. INTESTINO DELGADO: A maior parte da digestão ocorre nele. Mede cerca de 2,5 cm de diâmetro e cerca de 6,5 m de comprimento em um cadáver. É dividido em três porções: Duodeno, Jejuno e Íleo. A parede do Intestino Delgado é composta das mesmas quatro camadas que compõem a maior parte do trato gastrintestinal. A túnica Mucosa forma uma serie de vilosidades em forma de dedos, o grande número de vilosidades intestinais aumenta muito a área de epitélio disponível para a absorção e digestão, cada vilosidade tem um centro de tecido conjuntivo que contém uma arteríola, uma vênula, uma rede capilar e um quilífero (capilar linfático), na túnica mucosa consiste em epitélio colunar (cilíndrico) simples, com células caliciformes, células granulares basais e células de Paneth. A túnica serosa reveste completamente o intestino delgado. INTESTINO GROSSO: digestão final, direcionada mais a água, para facilitar a eliminação do bolo fecal. É dividido em quatro partes: ceco, colo, reto e canal anal. Nesse intestino não há vilosidades ou pregas circulares. Túnica mucosa: epitélio colunar cilíndrico simples que contem células absorventes (absorção de água) e inúmeras células caliciformes (secretam muco para lubrificar o conteúdo do colo), aparecem também nódulos linfáticos solitários. Mucosa = células caliciformes e nódulos linfáticos. Anus: epitélio estratificado pavimentoso (Proteção, resistência e elasticidade) 
4 – Comente a respeito das glândulas anexas que compõem o Sistema Digestório. Glândulas Salivares: além das glândulas salivares esparsas na mucosa da cavidade oral, existem 3 pares de grandes glândulas, as chamadas glândulas salivares maiores, que são, parótida, submandibular e sublingual. A unidade glandular é constituída por uma porção secretora e por ductos intercalares. A parótida é uma glândula acinosa composta, cuja porção secretora é constituída só por células serosas. A submandibular é uma glândula tubuloacinosa composta. Sua porção secretora é constituída por células mucosas e serosas. A sublingual é também uma glândula tubuloacinosa composta, mas não apresenta ácinos constituídos exclusivamente por células serosas: todo são mistos. Pâncreas: é uma glândula mista. A porção endócrina é formada pelas ilhotas de bangerhans, a porção exócrina apresenta-se como glândula acinosa composta e é muito parecida com a parótida, distinguindo-se dela principalmente pela ausência de ductos e pela presença de ilhotas de bangerhans.Fígado: é um dos maiores órgãos do corpo e encontra- se situado na cavidade abdominal, abaixo do diafragma. Recebe a maior parte de seu sangue da veia porta e uma porção da artéria hepática. 
REFERÊNCIAS
– JUNQUEIRA, L.C.U. & CARNEIRO, J. Histologia Básica. 11ª Ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2008. 524p.
– KIERSZENBAUM, B. L. Histologia e biologia celular: uma introdução à patologia. 3º Ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012. 720p.
– OVALLE, WK & NAHIRNEY P.C. NETTER. Bases da Histologia. 1ª edição, Elsevier. 2008.
– ROSS, M.H. WOJCIECH, P. Histologia. Texto e Atlas – 6ª edição. Editora: Guanabara Koogan (Grupo GEN). 2012.

Continue navegando