Buscar

Google Oxygen Leonardo Pires Regis

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
MBA EM GESTÃO DE PROJETOS 
Fichamento de Estudo de Caso 
Leonardo Pires Regis
Trabalho da disciplina: Fundamento 					de gerenciamento de projeto
Tutor: Prof. Antonio Luis Draque Penso
Florianópolis/SC
2017
Estudo de Caso: Projeto Oxigênio do Google: Os gerentes São Importantes? 
REFERÊNCIA: 
O estudo de caso começa com uma pergunta que a maioria dos empresários fazem: Gerentes são importantes? Partiu desta pergunta, a necessidade da criação do projeto Google oxigênio.
A equipe responsável pelo projeto, começou a pesquisar internamente, sobre aqueles funcionários que haviam saído da organização, verificando se algum deles, citou algo sobre os gerentes. Neste início de pesquisa, eles descobriram uma baixa satisfação com seu respectivo gestor e uma alta rotatividade.
Após descobrirem que a satisfação no trabalho, retenção e desempenho, estavam ligadas diretamente a nota alta e baixa dos gestores, a equipe ficou animada. Após estas informações, começaram a se perguntar, o que os bons gerentes fazem, realizando novas pesquisas com estes gerentes. Foi identificado características como expressar interesse pelo sucesso e bem estar do seu funcionário, ajudá-los no desenvolvimento de carreira e ser um bom comunicador.
Após uma série de entrevistas e pesquisas, o grupo de analistas, definiu oito características de um bom gerente, são elas:
	Seja um bom treinador, oferecendo feedback construtivo e reuniões um a um regularmente.
	Fortaleça sua equipe e não queria controlar todos os detalhes. Dê tarefas desafiadoras para ajudar a equipe a dar conta de grandes problemas.
	Expresse interesse no sucesso e no bem-estar pessoal dos membros da equipe, buscando conhecer seus subordinados como pessoas, com vidas fora do trabalho.
	Não seja medroso: seja produtivo e orientado a resultados.
	Seja um bom comunicador e escute a sua equipe, fazendo reuniões gerais e seja direto acerca da mensagem e dos objetivos da equipe. Ajude a equipe a “unir os pontos.
	Ajude os seus subordinados com o desenvolvimento de suas carreiras.
	Tenha uma visão e uma estratégia clara para a equipe.
	Tenha os conhecimentos técnicos fundamentais para que você possa aconselhar a equipe.
	Uma empresa como a Google, com dezenas ou centenas de milhares de funcionários precisa se reinventar constantemente, caso contrário o corporativismo e a complexidade de sua operação podem fazer os empregados se afastarem da missão principal da empresa.
	Em um ambiente onde o convencional sempre é desafiado, o Google's People Innovation Lab iniciou o Projeto Oxygen tentando provar que a qualidade do gerente não tem impacto no desempenho. Para provar este ponto, eles contrataram um grupo de estatísticos para avaliar as diferenças entre os gerentes mais altos e os mais baixos. Os dados foram coletados usando avaliações de desempenho passadas, pesquisas de funcionários, entrevistas e outras fontes de feedback dos funcionários. No entanto, eles demonstraram que uma boa gestão realmente faz a diferença, conforme citado acima.
	Como resultado, o Google mudou seus inquéritos de feedback para refletir essas qualidades. Em vez de simplesmente medir a quantidade de resultados alcançada por um gerente, os inquéritos agora se concentram em quanto tempo eles passam treinando sua equipe, se eles comunicam ou não uma visão clara, etc. Eles também desenvolveram novos programas de treinamento de gerenciamento centrado em torno dessas habilidades.
	Donovan explicou que "ter um bom gerente é essencial, como respirar. E se tornarmos os gerentes melhor, seria como um sopro de ar fresco. 
	A Google não é considerada uma empresa fora do comum, é formada na maioria por engenheiros que buscam informações detalhadas, baseadas em números, para a tomada de decisões.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando