Buscar

Resenha Capitães de Areia

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

ATIVIDADES COMPLEMENTARES 
Nome: TAISA OLIVEIRA GARCIA
RA: 1299117164
Série: 6ª
Belo Horizonte – MG 
2017
Ficha de Controle de Convalidação de Atividade Complementar 
	IDENTIFICAÇÃO DO ALUNO
	Nome: TAISA OLIVEIRA GARCIA
	RA: 1299117164
	Polo: GUAJAJARAS
	Ano Letivo: 2017
	Curso: SERVIÇO SOCIAL
	Série: 6ª
Informe no Quadro abaixo o número de horas realizadas para cada Atividade. 
	Categoria 
	Atividade Presencial ou a Distância
	Documento Comprobatório
Exigido
	Carga Horária
	
Atividades Científico-Acadêmicas 
	Evento científico: congresso, simpósio, ciclo de conferências, debate, workshop, jornada, oficina, fórum etc., desde que o assunto abordado tenha relação com o curso de graduação do estudante.
	Certificado de participação com carga horária.
	
	
	Participação em Curso de extensão, aprofundamento, aperfeiçoamento e complementação de estudos – presenciais ou a distância, desde que o assunto abordado tenha relação com o curso de graduação do estudante.
	Certificado de participação, com nota, frequência e carga horária.
	40
	
	Seminário e palestra nacional, desde que o assunto abordado tenha relação com o curso de graduação do estudante.
	Certificado de participação com carga horária.
	
	
	Seminário e palestra internacional, desde que o assunto abordado tenha relação com o curso de graduação do estudante.
	Certificado de participação com carga horária.
	
	
	Pesquisa de iniciação científica, desde que o assunto abordado tenha relação com o curso de graduação do estudante.
	Relatório final ou produto, com aprovação e assinatura do responsável.
	
	
	Apresentação de trabalho em evento científico relacionado com a área de formação do estudante.
	Certificado.
	
	
	Publicação de resumo em anais de evento, desde que o assunto abordado tenha relação com o curso de graduação do estudante.
	Cópia da publicação.
	
	
	Publicação de artigo em revista científica, com tema relevante para a formação do estudante
	Cópia da publicação.
	
	
	Resenha de obra recente na área do seu curso publicada em jornais ou revistas. 
	Cópia da publicação em revistas e jornais.
	10
	
	Oficina de aprendizagem em área vinculada ao curso no qual o aluno esteja matriculado (Licenciaturas não aceitam oficinas de aprendizagem).
	Certificado de participação com conteúdo programático.
	10
	(**)Atividades Socioculturais
	Campanha e/ou trabalho de cunho social, comunitário ou trabalho de extensão como voluntário, desde que a atividade seja parte integrante de Projeto de Extensão, com carga horária e ações detalhadas e relacionadas ao processo de planejamento, organização e execução. O projeto deve ser criado pelo Polo e aprovado pela Coordenação do Curso, garantindo assim a pertinência para a formação do estudante.
	Relatório das atividades desenvolvidas e declaração com CNPJ, carimbada e assinada pelo responsável da instituição.
	
	
	Resenha de obra literária publicada em jornais ou revistas, ou divulgada em mural cultural público da instituição.
	A resenha divulgada em jornal, revista ou mural da instituição, evidenciada pela publicação e/ou foto do mural.
	
	Atividades de Prática Profissional 
	Monitoria (voluntária ou não), a respeito de disciplina pertinente ao curso de formação.
	Certificado ou declaração da instituição em que foi realizada.
	
	
	Estágio curricular não obrigatório realizado durante um semestre.
	Certificado ou declaração da instituição em que foi realizado.
	
	
	Palavra ministrada em minicurso, palestra ou oficina, supervisionadas, relacionadas com o curso de formação do estudante.
	Certificado ou declaração da instituição em que foi realizada.
	
	
	(***) Participação em eventos esportivos oficiais, na qualidade de assistente técnico, assistente de preparação física, oficiais de arbitragem, coordenação e organização do evento esportivo. Não é válida a participação como atleta. 
	Certificado ou Declaração da Instituição ou Órgão Promotor 
	
	(*) Carga horária máxima atribuída à atividade ou ao conjunto de atividades da mesma natureza. 
(**) Atividades Socioculturais não serão aceitas pelos Cursos de Licenciatura e Bacharelado em Educação Física.
(***) Atividades válidas somente para o curso de Bacharelado em Educação Física. 
RESENHA DE OBRA LITERÁRIA
LIVRO Capitães de Areia
AUTOR Jorge Amado
ALUNO: TAISA OLIVEIRA GARCIA RA: 1299117164
CURSO SERVIÇO SOCIAL – 6º PERÍODO – POLO GUAJAJARAS
Capitães de Areia é um livro que narra a história da vida urbana de meninos pobres e infratores que moram num trapiche abandonado no areal do cais de Salvador, cidade de grande beleza e felicidade, e muita música. Mas esta cidade vive aterrorizada pela grande onda de furtos vinda dos Capitães da Areia – grupo de meninos abandonados que moram no areal. Estes não desfrutam dessa felicidade, pois passam fome e solidão, vivendo em condições precárias. Mas mesmo diante de tantas dificuldades, mostram toda a garra e vontade de viver, para aqueles que subestimam suas capacidades.
Um livro para ser ler com o coração e razão junto, pois trata se de crianças de grande maioria órfãs, que são submetidas a um mundo cruel e impiedoso, seja pela pobreza em que vivem nas ruas, seja pela tortura que passam quando vão para algum orfanato ou, no pior dos casos ao reformatório. O autor enfatiza a sociedade extremamente opressora onde vivem, onde o rico se sobrepõe sobre o pobre, vidas distintas que delimitam o que cada um tem que ser ao longo da vida. Essa sociedade é um dos grandes motivos para que essas crianças sejam do modo como são, já que são desvalorizadas por nascerem em morros, não terem muito que comer e acabarem por viver de furtos, onde a oportunidade era quase inexistente.
Essas crianças, privadas de carinho e atenção pela vida, vão em busca de qualquer forma de conforto, seja no ódio sentido por viverem na miséria, seja em santos, seja na esperança de um dia conseguirem algo melhor para si mesmos, e até mesmo uns nos outros, onde o autor consegue inserir o homossexualismo vindo da carência de amor que a maioria sentia. Conseguir abordar um tema envolvido em um imenso tabu como este, que embora seja mais aceito nos dias de hoje, mas na época deveria ser abominado, cheio de preconceito, foi algo extremamente difícil, gerando mais polêmica do que já havia conseguido.
A história vai acompanhá-los de pequenos até seus desfechos, onde cada um vai seguir um caminho diferente, uns continuando na vida de crime, outros contrariando tudo o que a sociedade estava impondo, levando o leitor a ficar íntimo dos seus personagens a cada demonstração da gana de viver e ser alguém de quem se orgulhem.
Apesar de ter uma linguagem um pouco rude, o que enfatiza as crianças que não foram a escola, não sabem ler e se expressar de maneira mais educada, eu achei o livro de uma leitura bastante fácil, envolvente. 
Relatório Capitães de Areia
Na obra capitães da areia, os personagens são pobres, onde desperta um sentimento de tristeza, solidão no sentido de que não possuem uma família, uma estrutura familiar. Injustiças tanto que era a favor das classes mais pobres, populares. Podemos ver isso em Capitães, em que os menores são excluídos da sociedade, não possuem ajuda de ninguém somente do padre que viam naquelas crianças, apesar da mágoa, rancor, e humilhação que elas passavam eram crianças de bom coração, que tinham sentimentos, sonhos e alegrias.
É interessante que o romance consegue ter piedade das crianças e possuem um sentimento de ternura enquanto no nosso dia-a-dia não conseguimos enxergar a miséria dos menores. Tratamos como se não existissem, criticamos, e não percebemos o quanto esses jovens são pessoas comuns que vivem em um mundo completamente cheio de desigualdade
Percebemos o quanto os problemas da sociedade não são levados a sério e fica nesse dilema de que "não tomei nenhum atitude ainda porque dependo
de fulano". E é ainda, infelizmente, o que acontece na atualidade, o descaso dos órgãos competentes com a população. Além disso, a única maneira de mostrar à realidade da cidade, a única maneira de explicitar foi por meio da mídia, do jornal. É por isso que os meios de comunicações que são usadas para informar os cidadãos são um perigo para o governo, pois a mídia denuncia, critica e mostra a situação daquele país.
Durante o romance os reformatórios tratam mal as crianças, como se elas fosse um ninguém. Que o tratamento que elas recebem do governo, das autoridades que devem zelar pelo cidadão as tratam desumanamente e isso cria dentro dos menores uma revolta, um ódio contra essas pessoas. Além disso, faz com esses jovens com sentimento de ódio pela classe mais favorecida que possuem de tudo, roubem, assaltem e leve terror a sociedade.
Diante do que foi exposto uma critica social aos descasos que a sociedade faz em relação aos menos desfavorecidos, em que utiliza do cenário de Salvador, para fazer essa história que foi escrita há algum tempo atrás, mas que se torna atual até hoje, tratando das situações que vivem os meninos de rua com as condições de crianças marginalizadas, desvalidos da sorte, limitados apenas pela pobreza e a miséria. As condições que cada personagem nos remetem a lembrar das situações em que vivem vários adolescentes brasileiros e do mundo nessas mesmas condições de precariedade.
Relatório Oficina de Língua Portuguesa
 
 A oficina de língua portuguesa consiste em relembrar a aprendizagem do ensino médio, e ver o quão importante é a leitura, acentos, ortografias, e todos seus conteúdos completos que se levar para qualquer lugar e profissão. Traz novidades pois se trata de textos acadêmicos, acentos é como se fosse um projeto pois o texto precisa ser bem argumentado, ter clareza e objetividade, de forma de que todos venham entender com a mesma linha de raciocino e ou parecida. 
O tema abortado é interessante para o mercado de trabalho. A língua Portuguesa nunca é o bastante, está em constante mudança, e adaptação. A Língua Portuguesa é um eterno aprendizado para que possamos qualificar a cada dia mais o nosso imenso vocabulário, que até presente momento ainda são poucas pessoas donas de um vocabulário maior que trezentas palavras. É uma matéria que nós coloca na posição de repensar sobre a importância da leitura do dia-a-dia, de tal modo, que se parar para pensar verá que os dias são baseados nos atos mais simples de leitura, sejam leituras verbais ou abstratas. 
Sendo assim, concluo meu ponto de raciocínio dizendo que a Oficina de língua portuguesa tem como maior objetivo, indispensável na vida de um Assistente Social para que possa ser feitos relatórios e projetos de uma forma clara e objetiva.
Relatório Direito Constitucional
O Direito é constituído pelo conjunto de normas elaboradas pelo Estado, tendo como objetivo o bem estar da coletividade. Direito: “Regramento de conduta, através de normas, cuja imposição é feita pelo Estado, e por este assegurado o cumprimento. Essas normas visam possibilitar a convivência das pessoas em sociedade, impondo-lhes limites em sua liberdade individual, para que seja assegurada a liberdade de todos. Tais normas emanadas do Estado são denominadas normas jurídicas, em razão do seu poder de império .” o Direito nada mais é que o conjunto de normas emanadas do Estado normas jurídicas) para viabilizar a vida em sociedade, regulando as relações jurídicas entre pessoas privadas (relações horizontais) e entre elas e o próprio Estado (relações verticais). Direito Constitucional em si, deve - se ter em mente que, se o povo elege representantes para que estes elaborem uma norma fundamental para este Estado, e essa norma é chamada de Constituição e a partir dela surgiram todas as outras leis do nosso Estado, o Direito Constitucional é aquele responsável pela estruturação e organização do Estado pelas normas fundamentais do Estado. É a base de todas as leis do Brasil e de todas as outras áreas do Direito. 
O Direito é uno, indivisível, porém didaticamente falando, temos o Direito Constitucional como responsável por estudar a estrutura básica do Estado. Trata, em suma, da estruturação e organização do Estado e dos seus elementos (povo, território, poder soberano e finalidade), possibilitando assim a existência de outras leis. 
O Direito Constitucional no Serviço Social é representado através do profissional que exerce uma prática regular através da obrigação do Estado oferecendo ao cidadão a garantia de seus direitos com instrumentos que permitam esse objetivo, e que, no Brasil o Projeto Profissional Hegemônico esta representado com grandes avanços no contexto teórico-profissional, considerando o aumento da busca por conhecimentos e a necessidade de se instituir não somente um Código de Ética, diante da prática institucional, mas a regulamentação da profissão e a padronização da formação de Assistentes Sociais capacitados de acordo com princípios acerca dos direitos sociais na Constituição Federal. 
O seu trabalho tem como principal objetivo responder às demandas dos usuários dos serviços prestados, garantindo o acesso aos direitos assegurados na Constituição Federal de 1988 e na legislação complementar. Para isso, o assistente social utiliza vários instrumentos de trabalho, como entrevistas, análises sociais, relatórios, levantamento de recursos, encaminhamentos, visitas domiciliares, dinâmicas de grupo, 
pareceres sociais, contatos institucionais, entre outros.
De forma que promova a articulação através do processo de democratização diante das políticas públicas com estruturas normativas, legais e jurídicas das instituições e organizações profissionais que lhe conferem legitimidade.
Introdução ao Direito Constitucional

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando