Buscar

Relato de experiência a Educaçao do Futuro

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER
RELATO DE EXPERIÊNCIA A EDUCAÇÃO DO FUTURO
A expectativa de se desenvolver intelectualmente é algo presente em nós. E o estudo é o nosso aliado para descobrirmos o mundo e tudo o que nele apresenta. Conhecer é libertador, pois te permite ir além daquilo que as pessoas dizem, traduzindo ao ser humano conhecimento de maneira sólida. A vida acadêmica de um aluno não é apenas decorar o que foi proposto pelo professor ,mas encontramos descobertas diárias que se traduzirão em experiência positivas, desenvolvendo também para um futuro profissional de sucesso.
A educação à distância, atualmente, além de ter por si só um peso para que se resolva a necessidade de uma graduação para aqueles que necessitam, também é uma forma de suprir a falta de docentes, que hora se apresenta. Ao pensarmos no exposto a cima, temos o entendimento do que é e o que será a EAD (Educação a distancia). 
A EAD não se trata de algo inovador, pois a mesma teve o seu início não em plataformas digitais, como é hoje, mas sim com correspondências onde um grupo responsável por determinado curso enviava aos alunos conteúdos em formato de livro e em casa o desenvolvimento de aprendizagem acontecia sem a presença do professor, mas somente do aluno com o livro. Notamos que sim existia um responsável pelo curso, mas com certo grau de distância entre o aluno e professor. Ao fim do conteúdo e do curso se realizava uma prova de forma para avaliar o desenvolvimento do que foi proposto e se alcançado o objetivo uma aprovação no curso acontecia.
No entanto, com o desenvolvimento das tecnologias e universalização de acesso a estas, veio acontecer a “explosão” da Educação à distância. Sendo realmente um auxílio, pois a tecnologia trouxe uma maior aproximação e facilidade de contato e facultou o estudar. O desenvolvimento da tecnologia, começando por multimídia (Rádio e TV), depois Teleaprendizagem, Teleconferência e enfim a Internet foi o que fez o ensino a distância decolar. 
Hoje a educação a distância tem sido vista de maneira mais positiva pela população mundial. Porque até certo tempo EAD não era vista com autenticidade por não “apresentar” um local físico e um professor na sua frente. Mas esses paramentos têm sido quebrados, o que se nota na grande aceitação e reconhecimento destes cursos. A EAD apresenta ligação com o que temos hoje, por disponibilizar acréscimo de conhecimento sem sair de casa, desenvolvimento do homem, dos seus conhecimentos a um passo do seu computador, celular e outros meios de tecnologia.
A experiência que temos com a Educação a distância é mais positiva do que negativa, por apresentar a disponibilidade de se capacitar intelectualmente (graduação, pós-graduação, mestrado e outros cursos) para o mercado de trabalho, vindo para somar neste mercado, dando possibilidade de estudos a muitos, com grandes variedades de cursos. Também proporciona condições de formação a trabalhadores que gozam de longa jornada de trabalho, impossibilitados de frequentar presencialmente uma faculdade ou até mesmo um curso de capacitação.
A opção por Ensino a distância é feita pela flexibilidade de horário para estudar, realizando o desenvolvimento dos conteúdos propostos sem sair de casa. Mas ao mesmo tempo a característica de um aluno de Ensino a distância deve apresentar é de comprometimento com o aprendizado que ele deseja alcançar, por que a sua formação depende principalmente de si, auxiliado a um bom manuseio dos instrumentos (professores, livros, conteúdos, exercícios) que irão auxiliá-lo a adquirir com êxito o conhecimento proposto, sendo ele o agente de seu aprendizado. 
Conclui-se que a EAD vem como uma possibilidade do desenvolvimento educacional do ser humano a um “click” em casa.

Outros materiais