Buscar

Exercícios de Hermenêutica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Exercícios de Hermenêutica
Diferencie Hermenêutica jurídica de Interpretação Jurídica.
A Hermenêutica Jurídica é a sistematização e organização dos processos e ditames do ordenamento jurídico para uma melhor compreensão e utilização desses processos.
A Interpretação pode ser vista como uma forma de entender o mundo e suas particularidades, em especial, a interpretação jurídica diz respeito aos processos jurídicos.
Assim, a interpretação faz uso da hermenêutica para chegar às suas conclusões no âmbito jurídico.
Em que consiste uma Escola Hermenêutica?
Partindo da ideia de que a lei nada diz, o hermeneuta é quem vai elaborar o sentido da norma, assim vieram as Escolas Hermenêuticas. Essas escolas têm por objetivo criar uma interpretação para as normas existentes. Vale lembrar que o Direito tem um caráter de obrigatoriedade, assim conforme a interpretação que se dê a norma pode-se fazer com que esta se dirija a um determinado interesse. Por isso, as Escolas Hermenêuticas levam em consideração os interesses de quem as criou.
Discorra exaustivamente acerca da Escola Hermenêutica Histórica.
Esta escola entende que o Direito é um produto histórico, que surge espontaneamente das convicções do povo. Assim cada Estado tem seu próprio Direito e afirma que qualquer legislação deveria ser interpretada em consonância com os costumes vigentes.
Ocorrendo uma antinomia de segundo grau, havendo critérios de hierarquia e da cronologia, qual prevalecerá?
A antinomia de segundo grau consiste no conflito entre os critérios utilizados para se resolver as antinomias de primeiro grau, que é o conflito entre normas. Esses critérios são hierarquia, cronologia e especialidade. Em uma antinomia em que conflituam os critérios da hierarquia e da cronologia o que prevalece é o da hierarquia. Vale lembrar que o critério da hierarquia consiste em dar preferência a uma norma hierarquiamente superior, segundo a teoria do escalonamento jurídico; já o critério da cronologia diz respeito que se deve dar preferência a uma norma cronologicamente mais atual. Quando há esse conflito, o critério da hierarquia se sobressai, pois a norma superior prevalece mesmo sobre a mais atual, como por exemplo, se conflitarem uma norma da Constituição Federal com a do Código Civil, a Constituição prevalecerá por estar hierarquicamente superior ao Código Civil, mesmo este sendo de 2002 e a Constituição de 1988.
Discorra sobre o processo de integração do Direito como um aspecto da Hermenêutica. 
O nosso ordenamento jurídico possui lacunas, a lei possui lacunas, assim é necessário um mecanismo de integração do direito para suprir essas lacunas. Esse mecanismo é imprencindível para a hermenêutica, pois é o hermeneuta que vai aplicar esses mecanismos de integração. A própria lei propõe as formas como as lacunas serão resolvidas, como assim diz o art. 4º da LINDB que diz que não havendo lei necessária, o juiz poderá se valer da analogia, dos costumes e dos princípios gerais do Direito.

Outros materiais