Buscar

O Homem é um Animal Politico

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Política e Poder
Segundo Aristóteles "o homem é um animal político". Ele quis dizer que o homem tem por natureza necessidade de viver em sociedade e que precisa desse convívio para se sentir plenamente feliz e realizado, não há como ser feliz sozinho, portanto, cada cidadão deve contribuir para o desenvolvimento da polis, ou seja, pela sua cidade ou comunidade. O que difere o homem dos outros animais que também vivem em coletividade, é o conhecimento, a capacidade de transmitir o conhecimento e o senso ético, capacidade de distinguir o que é certo e o que errado, como na política ser capaz de tomar decisão sobre aquilo que é bom.
A vida política para Aristóteles detina-se a garantir a qualidade e a perfeição da vida, viver bem, e, resolver os problemas da comunidade, de modo a da condição de uma vida virtuosa, boa e feliz e não somente em assegurar ao cidadão a vida e a sua conservação. Assim, na sua concepção o poder político, deve ser exercido no interesse de todos, ou seja dos governados e dos governantes, contudo, Aristóteles era consciente de que, alguns governantes exerciam o poder no seu próprio interesse. 
Antes de falar sobre poder político na contemporaneidade é importante lembrar que poder faz referência à capacidade que um indivíduo, ou grupo de indivíduos, tem de influenciar o comportamento de outras pessoas e poder político é a possibilidade coercitiva que o Estado possui para obrigar a fazer ou não fazer algo, tendo como objetivo o bem público. Política está associado às ações de governo e de administração do Estado. 
Na contemporaneidade o poder político é exercido apenas pelo Estado, ele é a única instituição que tem que tem legitimidade para empregar a força sobre os indivíduos. Assim o estado exerce o poder político quando força os indivíduos a :
Pagar impostos: caso um indivíduo deixe de cumprir esta obrigação, pode ter os seus bens arrestados ou ser preso; 
Cumprir as leis: caso contrário, o indivíduo pode ser multado, privado de determinados direitos, encarcerado ou mesmo executado, dependendo da legislação de cada país; 
Matar ou morrer: em caso de guerra, o indivíduo é forçado a conquistar ou defender territórios, arriscando a sua própria vida e exterminando a dos seus adversários. Na guerra, insubordinações são severamente punidas e traições ou crimes de guerra não são prescritíveis, como os crimes comuns. O uso ou a ameaça do uso da força é, portanto, o meio pelo qual o poder político se exerce. 
Infelizmente o poder político na atualidade é exercido para uma forma de governo corruptível, onde a prioridade deixa de ser o bem publico. Os governantes utiliza do seu poder para seus interesses particulares e pessoais. Esta forma de governo corruptível, não é política recente, Aristóteles já dizia sobre o uso do poder para interesses próprios e pessoais, entretanto, na contemporaneidade, há um dimensão com maior intensidade de corrupção. Os governantes procuram nos fazer acreditar que seus interesses particulares são universais e que também nos dizem respeito.

Continue navegando