Buscar

Resumo charles

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Resumo: Tempo Modernos- Charles Chaplin
O filme retrata a vida de um simples homem na época da passagem da pré- revolução para a revolução industrial. Na qual logo no inicio, o mostra como um singelo operário, trabalhando de um modo desacerbado, sem o mínimo de condições; fazendo seu serviço como tantos outros iguais a ele, de modo um tanto quanto cruel, a demonstrar que não havia piedade nem mordomias, para ninguém que fosse da classe operaria. Ou seja, o patrão, não tinha interesse no bem estar,nem na satisfação dos seus colaboradores, apenas visava a produtividade e o lucro que traria, sendo assim totalmente capitalista.
Carlitos, o nosso personagem vivido por Charles Chaplin, demonstra como um operário era sob tanta pressão, como era afetado psicologicamente e como sua liberdade era resumida a quase nada. Com alguns acontecimentos que foram causados pelo modo de como a situação havia feito com o mesmo, é levado a um hospital psiquiátrico e de La a cadeia. 
Nesta época, tudo o que não se correspondia com o esperado ou estava fora dos eixos, era considerado fora da lei. Até coisas que poderiam não ser por maldade, como roubar pra comer, porque não havia outro modo; era visto como qualquer outro tipo de crime.
Ocorrem algumas situações e logo é solto da reclusão. Carlitos ao sair vê que as condições sociais, não estão nada fáceis, há greve, há tumulto, há desemprego, justamente por causa da revolução industrial; quando já não se era tão necessário, uma quantidade enorme de funcionários, pois algumas maquinas já faziam o trabalho de muitos custando menos, em, vista de um mundo e capitalista e como os patrões e a burguesia visava lucro, era possível prever estes motins. Confundido com um líder de uma manifestação pró-liberdade, é preso novamente. Porém, com o tempo, acaba se acostumando com essa vida de reclusão, e na hora de sair queixa-se,pois a situação dentro da cadeia, era melhor que sua vida La fora; mas é necessária sua saída.
Com uma carta de recomendação, empenha-se a arrumar um novo emprego,não é nada fácil sua adaptação. Pois, como muitos outros, aprendeu apenas um serviço, no seu caso era em fabricas, e não tinha noção de como aprender a fazer algo novo, por mais que tentasse, não havia êxito. E nem oportunidades para se trabalhar novamente em fabricas. Entretanto ele acaba conhecendo uma garota órfã e foragida de um modo inusitado, e criam-se sonhos de ter uma residência, um lar, para viver com a mesma. Porem nessa época, o único modo era adquirindo um serviço. E dessa vez com mais entusiasmo foi em busca de novas oportunidades, mas não adapta. Até que surge oportunidade de trabalhar no local onde ele já tinha experiência e conhecia, numa fabrica. Mas novamente entre dificuldades e trapalhadas perde o emprego.Todavia, com altos e baixos em trabalhos, entre idas e vindas da cadeia. Trabalhos e oportunidades perdidos até junto com a garota órfã, os dois continuam com uma visão elevada e otimista da vida, embora sabendo que não seria nada fácil, eles decidem enfrentar juntos isso,e ir atrás de seus objetivos, afim de melhorar as suas condições de vida.
Dessa forma, o filme faz uma critica bem humorada e dramática do cenário que era vivido naquela época,o modo como era tratado o proletariado e como essa tratativa afetava os mesmos.

Continue navegando