Buscar

Relatório Ponte de wheststone

Prévia do material em texto

Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
Curso de Engenharia Elétrica
Medidas Elétricas – GCET730
Professor: Paulo Fábio F. Rocha
Relatório da Prática – Ponte de Whetstone
1. Phillipe Luis 							Matr: 201410518
2. Luã	Malco	da C. Souza						Matr: 2017217240
3. Breno Prazeres							Matr: 2017217213
Resumo: 
1 Introdução
	A ponte de Wheatstone ou circuito de losango é um circuito elétrico utilizado para medir uma resistência desconhecida, normalmente com valor próximo às outras resistências do circuito. Pode ser utilizado também para se medir duas resistências que variam de maneira espelhada, enquanto uma aumenta seu valor, a outra diminui o seu valor de forma proporcional. 
	A ponte consiste em dois ramos de circuito contendo dois resistores cada um e interligados por um galvanômetro. O uso comum da ponte é na medição de resistência com extrema precisão. Em uma ponte desequilibrada podemos fazer a estabilização quando um dos resistores é variável (como um potenciômetro, por exemplo) e, assim, podemos alterar sua resistência até que não passe corrente pelo medidor. A ponte pode ser usada manualmente ou em versões automatizadas.
Uma das aplicações da Ponte de Wheatstone é como os extensômetros, que é um dispositivo utilizado para medir deformação a partir da variação da resistência elétrica. Entretanto, não é fácil medir as variações de resistência, pois são valores muito pequenos, pois a magnitude da deformação é pequena, com isso são utilizadas as pontes de Wheatstone para medir a tensão de saída deste circuito.
Trocando resistores de uma ponte de Wheatstone equilibrada por extensômetros, uma variação na resistência devido uma deformação mecânica irá gerar uma tensão de saída diferente de zero. Ao ler esta tensão é possível obter a deformação utilizando a equação do extensômetro.
Figura 1 - Ponte de Wheaststone
	
Fonte: http://www.embarcados.com.br/ponte-de-wheatstone
2 Objetivos
	Este experimento tem como objetivo verificar o funcionamento da ponte Wheaststone em configuração de meia ponte e avaliando a vantagem em se usar este tipo de configuração.
3 Metodologia
3.1 Materiais utilizados
Fonte CC
Multímetro
Protoboard
2 Resistores de 5.5 kΩ com tolerância de 5%
3.2 Procedimentos
	
	Primeiro passo deste experimento foi realizar a montagem do circuito apresentado na Figura 1 e ajustar a fonte de tensão para 5V. Aferiu-se o valor dos resistores para que o potenciômetro fosse ajustado com o mesmo valor de resistência. o valor da tensão na saída do circuito foi medido e anotado na Tabela 1. No passo subsequente, um dos potenciômetros teve o seu valor de resistência aumentado e o outro reduzido em 100Ω e novamente o valor da tensão de saída foi medido e anotado na Tabela 1. Foi repetido o procedimento anterior alternando a alteração no valor das resistências dos potenciômetros, reduziu-se a resistência do que teve sua resistência aumentada no passo anterior, e vice-versa.
Figura 2 - Circuito Montado
Fonte: Autoria Própria 
Tabela 1: Tensão 
	Caso
	 (mV)
	1
	14
	2
	70
	3
	-77
4 Resultados
	Encontrando-se os valores de tensões de saída para os três casos temos para a configuração com todos os resistores iguais a tensão de saída igual a zero, pois temos , e com todas as resistências iguais, tem-se a tensão nula. 
Para a configuração dois com os valores dos potenciômetros alterados, primeiro encontrou-se o valor da resistência equivalente do circuito, sendo encontrado um valor de Ω e após isso o valor da tensão no terminal de saída, sendo este valor e na última configuração temos o valor de .
	Calculando o erro de cada caso, com a seguinte equação , assim tem-se: 
						Erro caso 1: 14mV
Erro caso 2: 26,25mV
Erro caso 3: 33,25mV
	De modo a analisar o resultado obtido, considere um circuito formado por uma fonte com E=5V´em série com uma resistência R e um potenciômetro . A tensão sobre é dada por:
Considerando , tem-se . Para uma variação de , ou seja , a tensão sobre o potenciômetro será:
Fazendo 
O que corresponde a uma variação de 
5 Conclusão
	Pode-se observar que a utilização da ponte de Wheatstone permite que uma variação pequena de resistência possa provocar uma mudança grande na saída, quando comparada com a proveniente da utilização de um circuito em série. Desta forma, nos casos em que a resistência varia pouco, pode-se gerar uma alteração melhor observável na tensão de saída do sistema. 
6 Referências
Ponte de Wheatstone . <http://www.embarcados.com.br/ponte-de-wheatstone/>
Acessado em: 04 de Março de 2018
4

Continue navegando