Buscar

TESTE DE CONHECIMENTO 2

Prévia do material em texto

A legislação trabalhista no Brasil prevê limites para a jornada de trabalho. A legislação estipula limites diários, semanais e mensais. De acordo com a legislação trabalhista, qual é o limite diário, semanal e mensal para os empregados em geral (não considerar categorias diferenciadas)?
		
	
	
	
	 
	8 horas diárias, 44 horas semanais e 220 horas mensais.
	
	
	9 horas diárias, 44 horas semanais e 220 horas mensais.
	
	
	8 horas diárias, 40 horas semanais e 220 horas mensais.
	
	
	8 horas diárias, 44 horas semanais e 240 horas mensais.
	
	
	6 horas diárias, 30 horas semanais e 180 mensais.
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
		2.
		Todo empregado tem direito ao Descanso Semanal Remunerado. Os trabalhadores que recebem o salário em regime mensalista, já tem esse valor embutido no valor do seu salário. Já os trabalhadores que recebem remuneração variável, tais como comissão, precisam ter esse valor calculado e pago em uma rubrica distinta do seu salário. Podemos afirmar que o tempo correspondente considerado para o Descanso Semanal Remunerado é de:
		
	
	
	
	 
	24 horas consecutivas
	
	
	11 horas consecutivas
	
	
	60 horas consecutivas
	
	
	36 horas consecutivas
	
	
	35 horas consecutivas
	 Gabarito Comentado
	
	
		3.
		O controle da jornada de trabalho de acordo com a CLT é obrigatório, com anotação dos horários de entrada e saída em controles mecânicos, manuais ou eletrônico, porém a CLT determina que este controle é obrigatório para as empresas que possuam um número mínimo de empregados. Qual o número mínimo de empregados que uma empresa deva possuir para ser obrigada a controlar o horário diário de trabalho?
		
	
	
	
	
	Somente empresas que possuam até 10 empregados são obrigadas ao controle da jornada de trabalho.
	
	
	A afirmativa acima é falsa, não existe necessidade legal de controle de jornada de trabalho, isto é uma opção da empresa, as empresas modernas não mais utilizam este tipo de controle, por considerá-lo antigo e ultrapassado.
	
	 
	Toda empresa que possua 10 ou mais empregados é obrigada a efetuar o controle diário da jornada de trabalho.
	
	
	Toda empresa, independente do número de empregados que possua, é obrigada a possuir e manter controle diário da jornada de trabalho.
	
	
	As empresas somente são obrigadas ao controle de jornada de trabalho, se realizarem atividades industriais, assim, deve-se observar qual a atividade da empresa para se verificar a obrigatoriedade ou não.
	
	
	
		4.
		A CLT prevê uma tolerância para descontos de atrasos e também para o pagamento de horas extras, ou seja, determina que devem ser desconsiderados atrasos e horas extras até determinados minutos. Qual é a variação de minutos, na entrada e na saída, que devem ser desconsiderados no cálculo de desconto de atrasos ou pagamento de horas extras?
		
	
	
	
	
	A CLT determina que todo atraso de até 10 minutos diários deva ser considerado, mas não há previsão quanto a horas extras.
	
	
	A CLT prevê uma tolerância semanal máxima de 60 minutos nos atrasos; quanto às horas extras, não há tolerância, devem ser pagas independentes do tempo realizado.
	
	
	A CLT determina que a jornada semanal é de 44 horas, se ocorrerem atrasos ou horas extras, estas devem ser objeto de negociação entre empregador e empregado.
	
	
	A CLT não prevê, em nenhum de seus artigos, tolerâncias para atrasos ou pagamento de horas extras.
	
	 
	A CLT prevê tolerância diária de 10 minutos, sendo no máximo 5 minutos na entrada e no máximo 5 minutos na saída, os quais devem ser desconsiderados, tanto para desconto de atrasos, como para pagamento de horas extras.
	
	
	
		5.
		Visando adequar seu horário de trabalho a seus concorrentes, a empresa XYZ pretende regularizar tal situação, de acordo com o artigo 58 da CLT. Independente dos horários que serão adotados, qual a jornada de trabalho semanal máxima permitida por Lei?
		
	
	
	
	
	48 horas semanais
	
	
	42 horas semanais
	
	 
	44 horas semanais
	
	
	40 horas semanais
	
	
	36 horas semanais
	 Gabarito Comentado
	
	
		6.
		O art. 7º, inciso IX, da Constituição Federal assegura a remuneração do trabalho noturno superior à do trabalho diurno. Assim, o trabalho noturno urbano é aquele praticado entre:
		
	
	
	
	
	22:00 às 06:00
	
	
	21:00 às 06:00
	
	
	21:00 às 05:00
	
	
	21:00 às 05:30
	
	 
	22:00 às 05:00
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
		7.
		As horas trabalhadas além da jornada normal de 8 horas, desde que não compensadas, serão remuneradas com um adicional de, no mínimo,
		
	
	
	
	
	70%
	
	 
	50%
	
	
	30%
	
	
	55%
	
	
	110%
	 Gabarito Comentado
	
	
		8.
		Para calcular o valor de uma hora do salário fixo mensal, quando a jornada é de 4 horas diárias, vamos dividir por:
		
	
	
	
	
	220
	
	 
	120
	
	
	180
	
	
	210
	
	
	200

Continue navegando