Buscar

sistema digestório (1)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Aula 6 av2 sistema digestório
Sistema digestivo
É o conjunto de reações químicas por meio das quais substancias complexas como carboidratos, lipídios e proteínas, são transformadoras em outras mais simples como monossacarídeos, ácidos graxos e glicerol e aminoácidos respectivamente. Para que estas reações ocorram é necessário a presença de enzimas encontradas nos sucos digestivos.
Sintomas principais das doenças gastrointestinais: a dor pode ser aguda ou como cólica, e importante identificar o que causa dor como alimentos medicações ou como se dá o alivio da dor. Todos nos produzimos gases intestinais que uma parte e reabsorvido e outra parte e eliminada. Existem alimentos que acentuam a produção do gás intestinal. Quando existe uma parada da peristalse os gases intestinais ficam retidos no estomago ou nas alças intestinais e destende o abdome. Vomito nem sempre e de origem gastro. Identificar a origem e características do vomito , quantidade, se tem sangue-hematemese. 
Quadro de hematemese- identificar o volume de sangramento , pode ser vivo vermelho ou em borra de café escurecido. Leva também a melena- sangue nas fezes.
Principais causas de sangramentos digestivos: gastrite aguda, ulceras, varizes de esôfago, câncer gástrico. 
Conceito de diarréia? Aumento do numero de evacuações , alteração da consistência das fezes, fezes liquefeitas e o volume total na produção de fezes e maior. Ela ocorre quando o bolo alimentar passa rapidamente para o intestino grosso.Qual a ação do intestino grosso? Reabsorver o liquido fecal , quando passa rapidamente não e absorvido e sai rapidamente . qual a característica das fezes? Marrom claro e marrom escuro e mudam de cor por conta de alimentos e medicações, depois da constipação.
O que e constipação? Acamados, envelhecimento( diminuição da peristalse) , indigestão- queixa subjetiva. 
Na avaliação diagnostica: exames laboratoriais TGO TGP bilirrubina, de imagem, avaliação da função pancreática- lípase, amilase, glicemia- pacreatite- função endógena 
Como hemograma nos auxilia na função gastro? Qualquer alteração do processo infeccioso alteração dos leucócitos. 
Pesquisa de sangue oculto nas fezes ou parasitológico de fezes.
Ultrassonografia abdominal- faz exame a beira leito , avalia órgãos sólidos, e depende de quem esteja fazendo. 
Colonoscopia do trato gastro superior-paciente toma o contraste –esofago-estomago e primeira porção do duodeno. E no inferior com sonda retal – reto-sigmoide, descendente e transverso. TC e ressonância serve para o diagnostico e estadiamento e o ruim e porque é demorado tem que tomar contraste. 
Procedimentos endoscópicos : são procedimentos diagnósticos que podem ser também terapêuticos, por exemplo: a endoscopia digestiva – esofagogastroduadenosendoscopia( paciente chega com sangramento digestivo na urgência, tem que estabilizar e realizar a endoscopia para descobrir a origem do sangramento, diagnostica porque tem varizes esofagianas, e terapêuticas quando no exame faz uma injeção para parar o sangramento ou fazer a biopsia do estomago ou duodeno. Esses exames possuem características diagnosticas , qual e a causa do sangramento digestivo ? alto o baixo na colonoscopia e durante os procedimentos a possibilidade de realizar-los para parar o sangramento.
O termo Hernia significa dizer que ele tem um afrouxamento em determinado músculo, esse enfraquecimento não consegue permitir que algumas estruturas não ultrapassem aquela área . Hérnia de hiato? Diafragma enfraquecido, não consegue impedir a migração da porção interior do estomago para dentro do tórax-porção inferior do tórax. 
2 tipos de hérnia de hiato: por deslizamento é a mais comum em 90% dos pacientes, porque a porção superior do estomago desliza para cima e para baixo. O quadro clinico e diferente do paro-esofagico( a porção superior do estomago migra para a porção inferior do tórax paralela ao esôfago) . Principal queixa de paciente que tem hérnia por deslizamento é a PIROSE( regurgitação) –tem que fazer os exames para comprovar, disfagia. Usa medicamentos para controle . 
Na para esofágica o estomago vai ocupar um lugar que não e dele, então o paciente vai ter dor torácica, ter dificuldade respiratória impedindo a complacência pulmonar na inspiração.
As hérnias para esofágicas podem ser pos trauma abdominal, qualquer situação em que haja aumento da pressão do abdome, o diafragma se rompe e as vezes Toto estomago migra para dentro do tórax e também pode ser por enfraquecimento do diafragma. 
O tratamento cirúrgico e mais comum na para-esofagica , se e devido a trauma tem que ter o procedimento cirúrgico, porque se não pode gerar uma isquemia de necrose da porção do estomago que esta dentro do tórax( pode ser cirurgia de urgência) . Mais freqüente em mulheres.
Orientações : refeições em pequenos volumes e maior numero de vezes, so deitar depois de 1hora ou elevar a cabeceira pelo menos 30°.
Gastrite – refere ao processo inflamatória: sinais flogísticos, aguda ou crônica. Na gastrite aguda o histórico e de erro alimentar, abuso de álcool, pós quimioterapia, substancias acidas ou alcalinas, já a gastrite crônica esta ligada ao fumo, estresse, refeições apressadas, tem ligação com a bactéria H. pilori- adquirida em alimentos crus ou mal higienizados e pode passar de uma pessoa para outra. Se o paciente tem gastrite crônica ou tem ulcera tem que fazer a pesquisa do H. pilori porque tem que tratar a doença e a bactéria.
A historia do paciente já pode dizer ou não que ele tem gastrite. Na gastrite crônica vai ter alteração do muco e da produção do suco gástrico. Outra causa pode levar a gastrite aguda –alimento contaminado – se vc vomita- quadro da gastrite, mas se vc não vomita vai ter uma gastroenterite- por erro alimentar e irritação do estomago e do trato intestinal. 
 Na gastrite crônica e na ulcera vai ter um desequilíbrio na produção do suco gástrico_ ação no alimento e não na mucosa gástrica e de muco- protege a mucosa gástrica , nos produzimos as 2 coisas. Se tem falta de muco, o suco gástrico vai irritar a mucosa ou qualquer situação que eleve a produção do suco gástrico. Na gastrite crônica o paciente tem vários episódios de gastrite aguda e a gastrite crônica pode levar a ulcera gástrica e a ulcera pode levar ao câncer gástrico. A evolução pode ser assim.
Na gastrite aguda pode haver um sangramento quando a escarificação se aprofunda mais um pouco e na gastrite crônica fica e edemaciada e o processo inflamatório e continuo e deve-se lembrar dos sinais flogisticos,, então indivíduos que tem gastrite aguda podem ter sangramento em algumas situações quando a gastrite aguda e causada por substancias alcalinas ou acidas que pode levar a lesão do esôfago ou da mucosa gástrica . 
 Na gastrite aguda o próprio organismo já começa a desenvolver o processo de cicatrização , então nas regiões hiperemiadas acontece o aumento da produção de muco que impede a ação do suco gástrico, já começa o processo de cicatrização, então 24 horas depois ele pode estar assintomático e as medicações auxiliam a diminuição da dor junto com o repouso alimentar( fritura, álcool, refrigerante). Na dieta existem alimentos que devem ser retirados de todos os pacientes e aqueles que causam dor também devem ser retirados. A historia de abuso – fumo, estresse, alcoolismo é crônica e em alguns casos pode ter ulcerações que podem ser intensa e causar sangramentos , quando não vomita elimina pelas fezes ( melena) sangramentos leves.. Pode ser sangramentos volumosos –hematêmese. 
Importante : anamnese( se e fumante, alcoólatra) , sinais e sintomas, o que causa a dor epigástrica? O que esta fazendo com que alivie a dor?outros sintomas, vomito- a acaraterística, pirose, hábitos alimentares são importantíssimos na gastrite crônica e na ulcera. Nós começamos a produzir suco gástrico em 3 momentos: produção cefálica- ao ver o alimento, se alimentar rápido produz mais sucos gástricos e em maior quantidade, produção gástrica e produção intestinal. 
Históricode uso de medicamentos- uso continuo- pos quimioterapia.
 Tratamento na gastrite aguda e mais simples: pode ter jejum alimentar, associados a medicamentos e a dor vai depender da quantidade de muco e suco gástrico. A função do muco e recobrir a mucosa gástrica . omeprazol, ranitina ... e nem sempre e necessário fazer endoscopia , tratamento sintomático, repouso alimentar , uso de drogas, alimentação de fácil digestão, obs: e necessário fazer endoscopia quando o paciente apresenta sangramento ou ingeriu substancia acida ou alcalina para saber qual foi o dano que houve no estomago.
Na gastrite crônica não precisa do histórico álcool, porque é um paciente estressado e tem dor epigástrica. 
 As modificações dietéticas são importantes ou seja, saber o que causa a dor : álcool, refrigerantes. 
Farmacoterapia- hidróxido de alumínio, simeticona, omeprazol.
 Na gastrite crônica tem que avaliar se o paciente tem H.pilore , se der H pilore positivo tem que tratar a gastrite crônica e tratar a bactéria H. pilore. ( tratamento 3 a 4 semanas e mesmo que esteja assintomático tem que continuar o tratamento.)
Em alguns casos tem que usar a NPT- quando ele esta impossibilitado de receber alimentos por via oral ou sonda nasoenteral, seja por um dano no estomago ou esôfago, o paciente recebera toda alimentação que ele precisa diretamente na corrente sanguínea. A nutrição parenteral total e usada quando a extremos de ingestão alcalina ou acida. 
Qual e a principal complicação da gastrite? Sangramento digestivo – 4 causas principais : gastrite, ulcera, varizes de esôfago e câncer. 
- tem que determinar o volume de sangramento- dito pelo paciente; se o volume de sangue for maior ele vai ficar sudoreico, FC alterada, pele fria e pegajosa. Para a correção da perda sanguínea vai precisar de um acesso venoso periférico com cateter de grosso calibre para iniciar o tratamento, se ele tem sinais de hipovolemia porque perdeu muito sangue esta taccardico, sudoreico, agitado, mucosas brancas vai precisar de um volume maior de soro, e pode precisar de 2 acessos . Qual e soro de escolha ? ringer lactato, qual a diferença entre o soro fisiológico e o ringer lactato ? a velocidade de filtração glomerular e mais rápida no soro fisiológico e se transforma mais rápido em urina. Começa a infundir soro no paciente porque ele entrou em estado de choque (sudorese intensa e agitação motora) : mil ML de soro pra correr, depois de 1 hora reavalia o paciente , tem que ter parâmetros para a avaliação inicial e as futuras avaliações. Se o paciente recebeu 2 litros de soro e permanece com sinais de choque com certeza ele precisara de sangue. 
Quando realizar lavagem gástrica? Tem que passar uma sonda nasogastrica calibrosa no paciente. Qual a principal função de passar a sonda gástrica e lavagem gástrica? Ver se o paciente esta realmente tendo um sangramento naquele momento, ao passar a sonda se vier o sangue vermelho vivo ( faz lavagem- usar soro fisiológico na temperatura ambiente porque a área do estomago e muito grande e corre o risco do paciente ficar com hipotermia grande ) – significa dizer que ele tem um sangramento ativo e se passar a sonda e vier um sangue escurecido – o paciente sangrou no estomago e sofreu a ação das enzimas digestivas . 
Para fazer a lavagem gástrica- tem que pegar uma ampola de 250 ml de soro fisiológico, acoplado ao equipo de soro e conecto a sonda, deixo infundir e depois coloca para drenar. Quando para a lavagem gástrica? Quando começar a retornar mais claro para a lavagem. 
A endoscopia vai tratar a causa.

Outros materiais