Buscar

Apol 01 SEGURANÇA EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

SEGURANÇA EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO 
Apol 01
Questão 1/5 - Segurança em Sistemas de Informação
Vivemos na Era da Informação e produzimos, armazenamos e movemos diariamente uma quantidade incalculável de informação. Apesar da quantidade de informação ter passado por um grande impulso, a partir da invenção da imprensa, por Gutemberg, foi a partir do final do século XVIII, com a invenção da fotografia, seguida do telégrafo – que inaugurou a era das telecomunicações – que a quantidade de informação produzida, disponível e transportada ganhou tamanha proporção.
Avalie as afirmações sobre os conceitos de informação a seguir:
I – A informação é restrita a um conjunto de nomes, números, imagens e sons.
II – No mundo moderno a informação somente pode existir com o uso da tecnologia.
III – Para a tecnologia da informação há uma diferenciação no conceito de informação, com base na separação entre a informação e os dados.
IV - Dados ou informações têm um valor intrínseco, requerendo um tratamento pelo qual possam manter sua utilidade e seu valor.
V – Os dados são os resultados da análise ou processamento que, mediante processos e regras definidas, tornam-se inteligíveis e utilizáveis pelos seres humanos.
Assinale a única alternativa coerente com o conteúdo apresentado na disciplina:
Resposta: (C) somente as afirmações III e IV estão corretas.
Questão 2/5 - Segurança em Sistemas de Informação
Durante o seu ciclo de vida a informação está exposta a riscos que, uma vez transformados em ocorrências, podem causar impactos indesejados em suas características. Quanto à essa característica pode-se afirmar que:
I – A confidencialidade refere-se à manutenção do valor e das características originais da informação.
II - Uma informação integra é aquela que jamais sofreu qualquer tipo de alteração durante o seu ciclo de vida.
III – A disponibilidade da informação é o oposto da confidencialidade, já que qualquer informação disponível não é confidencial.
IV – A legalidade, a privacidade e a auditabilidade são também características da informação ligadas à segurança da informação, segundo alguns autores.
V – A autenticidade, e a irretratabilidade ou não repúdio são características da informação indispensáveis ao uso atual da tecnologia da informação, como no caso do comércio por intermédio da Internet.
Assinale a única alternativa que confere com o que foi apresentado na aula:
Resposta: (B) somente as afirmações IV e V estão corretas.
Questão 3/5 - Segurança em Sistemas de Informação
A legislação brasileira aplicada à área de segurança da informação tem como base a constituição de 1988. O Título II, Capítulo I, Artigo 5º (Casa Civil, 2016) trata do assunto em seus incisos, de maneira ampla e geral. Já a legislação específica tem sido objeto de constante evolução, tendo como maior destaque nos últimos tempos a aplicação de regulamentos legais ao uso da Internet. Nesse aspecto, a maior repercussão e abrangência foi estabelecida com a recente promulgação da:
Resposta: (E) Lei nº 12.965/14, o Marco Civil da Internet, que estabelece princípios, garantias, direitos e deveres para o uso da Internet no Brasil.
Questão 4/5 - Segurança em Sistemas de Informação
A norma ABNT NBR ISO/IEC 27002:2103 define informação como sendo um ativo – isto é, bem, patrimônio – da organização, de grande importância e valor, e que por isso necessita de proteção adequada. Para isso, deve-se considerar a informação em suas diversas formas e nos diversos meios utilizados para obter, armazenar, transportar e modificar a informação.
Resposta: (C) F-V-F-V
Questão 5/5 - Segurança em Sistemas de Informação
A gestão de riscos é um processo de suma importância para a segurança da informação. Pode-se considerar quatro atividades essenciais a esse processo, dispostas de forma sequencial e executadas de maneira cíclica, com base no modelo PDCA (Plan, Do, Check, Act ou seja, planejar, fazer, avaliar, corrigir).
Com relação ao processo de gestão de riscos é correto afirmar que
Resposta: (A) Impacto é a medida do resultado que um incidente pode produzir nos negócios da organização.

Outros materiais