Buscar

Sociedade e cultura

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Sociedade e Cultura - Atividade 1ª semana
Renato Janine Ribeiro defende que a cultura não se faz para o bem de quem a faz, mas para o bem de quem a vê, consome e vivencia. Na opinião do filósofo, é isso que lhe dá a força social. Posicione-se a respeito dos argumentos que o autor utiliza para fundamentar essa assertiva.
O autor Renato Ribeiro descreve que os governos e a população devem exigir mais cultura na sociedade, isto é, no planejamento da área de cultura, essas ações devem ser definidas como sendo prioridade, pode se exigir da força pública apoio não sendo somente financeiro, mas também com renuncias fiscais e acesso da cultura para a população menos privilegiada.
Explique os dois significados mais comuns para o termo cultura na visão de Renato Janine Ribeiro.
O primeiro significado seria para a parcela da sociedade que tem a capacidade de falar outros dialetos e possuem o QI alto, entre outras qualidades aos que buscam cultura como parte do desenvolvimento pessoal. 
O segundo significado seria para a parte da sociedade em geral que considera a cultura como meio de entretenimento, porem o mesmo sentido de cultura é vago de informações, deixando de lado a essência cultural.

Outros materiais