Buscar

Lipídios- Gorduras

Prévia do material em texto

Lipídios
GORDURA INSATURADA
É um tipo de gordura encontrada principalmente em vegetais se apresenta na forma líquida a temperatura ambiente. Há a monoinsaturada (com apenas uma ligação dupla de carbono) e a - ela poli-insaturada (com mais de uma ligação dupla de carbono)
É encontrada no azeite de oliva, óleo de canola e de milho, amêndoa, castanha-do-pará, abacate, semente de linhaça, truta e salmão. Deve ser consumida no máximo 44 gramas por dia.
Os seus efeitos no corpo são a ajuda da redução do colesterol ruim (os triglicérides tipo de gordura que entope as artérias), e da pressão arterial.
GORDURA SATURADA
É um tipo de gordura encontrado principalmente em produtos de origem animal e que, em temperatura ambiente, apresenta-se em estado sólido. 
 É encontrada em carnes vermelhas e brancas (principalmente gordura da carne e pele das aves), leite e derivados integrais (manteiga, creme de leite, iogurte, nata) e azeite de dendê. Consumo máximo de 20 gramas por dia.
Os seus efeitos no corpo são o aumenta do colesterol ruim (LDL), que se deposita nas artérias, elevando o risco de problemas no coração.
As gorduras são fontes de energia, fornecendo nove calorias por grama, e têm boas doses de vitaminas e ácidos graxos essenciais, responsáveis por manter as paredes das células funcionando em boas condições. 
Mas não abuse: na média, nosso consumo diário de gordura não deve ultrapassar 30% da ingestão calórica total.
GORDURA TRANS
É um tipo de gordura formada por um processo químico (hidrogenação), no qual óleos vegetais líquidos são transformados em ácido graxo trans, ou seja, é uma gordura sólida.
É encontrada na margarina, nos biscoitos, nas batatas fritas, no sorvete e em salgadinhos de pacote. Consumo máximo por dia de 2 gramas.
Não faz nada bem à saúde, seus efeitos no corpo são aumento do colesterol ruim e, ao mesmo tempo, redução do colesterol bom.
	
http://mundoestranho.abril.com.br/materia/o-que-sao-gorduras-saturadas-insaturadas-e-gordura-trans

Continue navegando