Buscar

rascunho primeira aula

Prévia do material em texto

MODELOS ADMINISTRATIVOS 
É nesse período (século XV) que Nicolau Maquiavel escreve O Príncipe. A frase comumente atribuída a Maquiavel , “os fins justificam os meios”, não é encontrada ipsis litteris em sua obra, entretanto, resume o que se depreende dela. Maquiavel afirmou que os fins determinam os meios. Em outras palavras, descreveu com riqueza a função administrativa planejamento, ao esclarecer que é a partir de um objetivo que deverão ser traçados os planos para atingi-lo.
O contexto histórico da Revolução Industrial, que começou na Grã-Bretanha em 1760, teve implicações muito fortes na economia e na sociedade ao longo dos anos que se seguiram. Alguns estudiosos dividem esse período em três grandes fases e assumem que a terceira fase ainda está em progresso.
 • Primeira fase (1760-1850) – a Inglaterra explora de maneira crescente a energia do carvão que dá origem ao motor a vapor, impulsionando a produção e exportação de produtos industrializados e a importação de matérias-primas. 
• Segunda fase (1850-1900) – ocorre a difusão dos princípios da industrialização na Europa, no Japão e nos Estados Unidos, com a expansão do uso de energia elétrica, petróleo e a substituição do ferro pelo aço. 
• Terceira fase (1900 até os dias atuais) – é marcada pelo surgimento de grandes complexos industriais e multinacionais, pela automação da produção, robótica, tecnologia, biotecnologia, química fina, globalização e internacionalização dos mercados.
A Revolução Industrial marcou a evolução da economia de base artesanal para a economia produtiva e mecanizada e modificou a rede de transportes e de comunicação com o surgimento da máquina a vapor, das locomotivas e do telégrafo.
Frederick Winslow Taylor e Henry Fayol, que desenvolveram trabalhos pioneiros acerca da administração no início do século XX.
O americano Frederick Winslow Taylor deu início à Escola de Administração Científica, cuja base era o aumento da eficiência na indústria a partir da racionalização do trabalho. O europeu Henry Fayol estruturou a chamada Escola Clássica com foco no aumento da eficiência da indústria a partir da sua organização e da aplicação de princípios gerais de administração.
Ford se preocupava com a economia de material e tempo, perspectiva diferente de Taylor, que se preocupava com a economia do trabalho humano
Ford é considerado o percursor da famosa Escola de Relaçoes Humanas.

Continue navegando