Buscar

Pop de Coleta e Esfregaço Sanguíneo e Coloração de Lâminas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Lave as mãos com água e sabão e enxugue-as. Paramente-se com touca, máscara e luvas para segurança de ambos. Verifique se o lacre da agulha não está rompido e se estiver integro retire girando-a. Depois aplique a parte menos espessa da mesma na parte superior do adaptador de coleta e desencape a agulha. Selecione o local a ser feito a punçao (veia mediana do antebraço, mediana do cotovelo, basílica, cefálica). Logo após a assepsia do local a ser perfurado de ve ser feita com algodão e álcool a 70% em movimentos circulares. Espere o álcool secar a fim de evitar hemólise comprometendo assim a qualidade do material obtido.
Aplique o torniquete cerca de 8 a 10 cm do local da punção fazendo meio laço em tempo máximo de 1 minuto e retirá-lo assim que o sangue fluir para o 1º tubo a vacuo. Com a veia localizada aplique a agulha sempre com o bisel voltado para cima. Perfurada a veia, insira o tubo no adaptador de coleta. Depois de preenchido por sangue retire o tubo e homogenize-o de 8 a 10 vezes imediatamente após a retirada do adaptador de coleta. Retire a agulha do paciente no mesmo momento que for fazer a compressão do sangue com algodão seco. Oriente o paciente a não dobrar o braço e não fazer esforços físicos com o braço que foi perfurado. Identifique os tubos indicando que é do paciente que foi coletado.
Apoie a lâmina, já com identificação do paciente, sobre um superficie limpa e coloque uma gota do sangue coletado(1 a 2 cm) na extremidade próximo ao lado fosco da lâmina. Deixe a lâmina extensora num angulo de 45° graus com a face superior a lâmina que contém a gota de sangue e movimente-a para trás até encostar na gota fazendo com que o sangue se espalhe por toda a borda da lâmina. Segure a extensora firmemente e deslize-a suavemente até o lado oposto em que a gota está. O sangue formará uma película sobre a lâmina de vidro. Deixe- o secar para posteriormente realizar a coloração.
Logo após mergulhe a lâmina no reagente 1 para cima e para baixo durante 5 segundos para fixar a extensão e realçar a coloração das plaquetas. Realize o mesmo procedimento no corante eosina. Depois faça o mesmo no azul de metileno durante 10 segundos. Retire o excesso de corante com água e deixar secar na posição vertical sobre um papel toalha com o final da extensão voltado para cima. Logo após a lâmina está pronta para ser analisada.

Continue navegando