Buscar

ENTREGA 19 02 2018 ANALISE DE INVESTIMENTOS FICHAMENTO SANTANDER CONSUMER FINANCE

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
MBA EM GESTÃO FINANCEIRA E CONTROLADORIA
Fichamento de Estudo de Caso
Nádia Santos Ribeiro
Trabalho da disciplina Analise de Investimentos e em ações de fundos,
 
 Tutor: Prof. James Dantas de Souza
Rio de Janeiro
 2018
ANALISE DE INVESTIMENTO EM AÇÕES DE FUNDOS
Estudo de Caso :
Santander Consumer Finance
REFERÊNCIA: 
TRUMBULL, Gunnar; CORSI, Elena e BARRON, Andrew. Santander Consumer Finance, Harvard Business School, 13 de Dezembro de 2010, Disponível na Biblioteca Virtual <http://pos.estacio.webaula.com.br/Biblioteca/Acervo/Basico/POS680/Biblioteca_15409/Biblioteca_15409.pdf >, acesso em 19 de fevereiro de 2018.
O Autor da pesquisa mostra a história do Santander Consumer Finance (SCF), que conta desde a sua fundação em 1857, autorizado pela Rainha da Espanha, a criação de um banco na cidade de Santander, em Catábria, Norte da Espanha com setenta e dois empresários locais que subscreveram o seu capital bancário. Noventa e três anos depois foram inaugurados escritórios em alguns países latinos – americanos e em Londres. Quando Emilio Botín sucedeu seu pai que era presidente e CEO do Grupo em 1986, reforçou a posição na Espanha lançando produtos como Supercuenta e dobrou a participação de mercado do banco em deposito. Adquirindo o Banco Espanhol de Credito (Banesto) em 1994 e a fusão com o banco Central Hispano (BCH) em 1999. Obteve mais Bancos e expandiram escritórios na America Latina, Europa e nos Estados Unidos. Seu desenvolvimento continuava em 2004 onde investiu em um campus de 160 hectares nos arredores da cidade de Madri, Ciudad Financeira Santander com instalações para educação e capacitação, esporte, creche e galeria de artes. 2007, comemorando 150 anos o grupo já era considerada um dos maiores bancos de varejo no mundo ocidental. Operava também em seu grupo através da SCF, setor de financiamento ao consumidor.
Sobre a formação do SCF – Santander Consumer Finance em 1987 ao comprar o Bankhaus Centrale Credit AG (CC Bank), banco Alemão com operações desde 1950 com 51 filiais especializado em financiamento de veículos. Após um ano, o grupo Santander fez parceria com o Royal Bank of Scotland para controlar, fortalecer e expandir conjuntamente o CC bank. Em 1996, Santander comprou a participação do seu parceiro, Royal Bank of Scotland, e assumiu o controle total da CCBank absorvendo toda sua estrutura aplicada em 1994.
O autor conta sobre a expansão da SCF, sob a liderança de Juan Rodrígues Inciarte, que se concentrou em crescimento, entre 2003 e 2006 tiveram varias aquisições em outros países europeus. Em 2006 a SCF iniciou seus investimentos fora da União Europeia (UE). 2007, inciarte investiu em novas instalações para operações no Chile e começou a funcionar em 2008. Junho de 2008, a SCF já operava em 20 países.
Sua abordagem também abrange Mercado Europeu de Financiamento ao consumidor contando como funciona a política de empréstimos pessoais nos países Europeus. Diretiva do crédito ao consumidor, promover o processo de integração e permitir oferecer produtos pan – Europeus. Modelo de negócios da Santander Consumer Finance, era o financiamento de veículos para clientes e revendedores para financiarem seus estoques. Conversão de negócios indiretos em diretos, principais concorrentes, Estrutura da SCF, Financiamento, Abordagem da SCF para nossos países.
 A parte do olhando para o futuro trás um desafio para a mais nova CEO (Chief Executive Officer), Magda Salarich Fernández de Verderrama, da SCF, nomeada em Janeiro, teve sua carreira de sucesso quando trabalhava para a fabricante de carros Citroen, por cerca de 28 anos, chegando ate o cargo de gerente de vendas e marketing internacional para a Europa e CEO para a Espanha, foi a mais nova contratada para assumir esse planejamento para os próximos dez anos da SCF. Seria um grande desafio, pois a SCF teria tido uma boa gestão pelo antigo CEO Juan Rodrígues Inciarte, que no inicio até achou que queriam ter motivo para manda-lo embora, por ter sido posto diante de um negócio muito pequeno e até mesmo sem marca global comum. Esses desafios enfrentados no mercado financeiro de veículos, modalidade de captação de clientes para financiamento direto e indireto e como projetar o caminho a seguir para os próximos dez anos. 
Biblioteca: Harvard Business School - autorizado pelo professor Ricardo Guarita
Santander Consumer Finance, 19 de fevereiro de 2018, Permisssions@hbsp.harvard.edu/ or 617.783.7860, Caso LACC numero 712-P04, traduzido para o português do cão numero 711-015 da HBS

Continue navegando