Buscar

trabalho questionario

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina: Conteúdo, Metodologia e Prática De Ensino Da Arte
Questionário
1) De acordo com o texto explique qual é o papel do professor de arte.
R: O papel dos professores é importante para que os alunos aprendam a fazer arte e a gostar dela ao longo da vida. Tal gosto por aprender nasce também da qualidade da mediação que os professores realizam entre os aprendizes e a arte. Tal ação envolve aspectos cognitivos e afetivos que passam pela relação professor/aluno e aluno/aluno, estendendo se a todos os tipos de relações que se articulam no ambiente escolar.
Requer-se do professor sensibilidade e aguda observação sobre a qualidade do vínculo de cada um de seus alunos nos atos de aprendizagem em arte.
O papel do professor deveria ser como o de um regente de orquestra, para o qual os alunos (instrumentistas) têm participação única e significativa na construção coletiva e individual dos processos e produtos da aprendizagem.
2) Fale a respeito da sensibilidade e a observação como elementos importantes na relação de ensinagem/aprendizagem.
R: Ao ensinar o professor inicia uma prática de observação e reflexão.
Não há como negar que a afetividade contribui no processo de aprendizagem assim como um ambiente propício e agradável entre todos os que nele estão envolvidos.
A sensibilidade e a observação são pontos importantes tanto no ensino quanto no ato de aprender, pois o professor necessita ter uma certa sensibilidade com os alunos para que não haja uma desmotivação, o professor ainda precisa ser observador pois necessita saber a qualidade do vínculo de cada um de seus alunos nos atos de aprendizagem da arte.
3) Destaque uma cena ou fale que tenha sido relevante para você fazzendo uma relação com o que foi lido e comentado em sala de aula.
R: A cena em que a professora Katherine encoraja as alunas a se esforçarem por um futuro mais brilhante, ela desafia as alunas a olharem além da imagem daquilo que é, considerando as possibilidades do que poderiam ser. Com esse olhar inovador a professora Katherine foi hostilizada diante de todos. A professora trouxe um olhar inovador tentando fazer com que suas alunas obtivessem uma visão critíca, ou seja uma reflexão não só da arte mas do mundo, além disso a professora mostra o ato de criar sua própria arte e de contemplar a sua e a do outro.
4) "A arte constitui uma forma ancestral de manifestação, e sua apreciação pode ser cultivada por intermédio de oportunidades educativas." Comente a afirmação acima.
R: A arte pode ser considerada um instrumento eficaz na busca por uma sociedade mais reflexiva, sensível e crítica. Através das atividades lúdicas e artísticas podemos enriquecer o resgate artístico. No trecho deccrito interpretei de forma que a arte já acontece desde antigamente e que a arte pode ser contemplada através de fins educativos, ou seja pode ser promovida em escolas e outras instituições de ensino com o objetivo de formar um cidadão crítico e apreciador da arte.
5) " Aprender arte envolve ação em distintos eixos de aprendizagem fazer, apreciar e refletir." Em qual momento do filme, as alunas exercitaram esse tripé? Discorra sobre isso.
R: No momento em que a professora Katherine mostra o quadro de Van Gogh e entrega uma caixa para que cada aluna pintasse,cada aluna pintou de uma forma. No caso cada aluna teve que fazer do seu jeito, tiveram ainda que contemplar a imagem do quadro e a sua própria criação e refletir tanto sobre a imagem do quadro quanto a própria imagem que elas tinham pintado.

Outros materiais