Buscar

ED Biocel I

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1 – A Doutrina Celular tem como afirmação a frase: “Onde surge uma célula, existia uma célula anteriormente, assim como os animais só podem surgir de animais, e as plantas, de plantas”. Com base nessa afirmação feita por Rudolf Virchow pode-se observar que todos os organismos terrestres apresentam células e elas se originaram a partir de células anteriores, sendo assim, eles compartilham um ancestral em comum. A doutrina celular não somente ajudou o estudo das células, mas também o evolutivo. 
O ciclo celular está envolvido nessa doutrina pelo fato que ele representa como são originadas novas células-filhas a partir de células-mães, que é exatamente na fase de divisão celular.
2 – O ciclo celular é dividido basicamente em Fase M e Interfase. Na Fase M ocorre dois eventos dramáticos para a multiplicação celular, a mitose, onde o material genético contido no núcleo celular é dividido em duas porções iguais e a citocinese, que é a divisão celular, gerando duas células, cada uma com metade do material genético contido anteriormente. Já a interfase ocorre entre uma Fase M e outra, sendo também subdividida, mas dessa vez em três partes, G1, S e G2, caracterizando principalmente o crescimento celular. Durante a fase S (S = síntese), a célula replica o seu DNA. A fase S intercala duas fases, nas quais a célula continua a crescer, G1 e G2. Durante essas fases de intervalo, a célula monitora o meio interno e externo para assegurar que as condições são adequadas e os preparos são completados antes que ela própria passe para a fase S e depois a fase M. Em determinados pontos em G1 e G2, a célula decide se vai proceder para a próxima fase ou parar para permitir mais tempo para se preparar.
3 – O citoesqueleto têm grande importância para o ciclo celular porque participa de dois eventos essenciais, a divisão dos cromossomos replicados durante a mitose, formando o fuso-mitótico e a citocinese, pelo anel contrátil. O fuso mitótico é composto de microtúbulos e de várias proteínas que interagem com eles, incluindo as proteínas motoras associadas aos microtúbulos. Em todas as células eucarióticas, o fuso mitótico é responsável por separar os cromossomos replicados e alocar uma cópia de cada cromossomo para cada célula-filha. Já o anel contrátil consiste principalmente em filamentos de actina e miosina, arranjados em um anel da região equatorial da célula. Ele inicia sua formação ao final da mitose logo abaixo da membrana plasmática. Quando o anel contrai, ele puxa a membrana para o interior, dividindo a célula em duas.
4 – Durante essas fases de intervalo, ou Fases Gs, a célula monitora o meio interno e externo para assegurar que as condições são adequadas e os preparos são completados antes que ela própria passe para a fase S, no caso da G1 e depois a fase M, na G2. Em determinados pontos em G1 e G2, a célula decide se vai proceder para a próxima fase ou parar para permitir mais tempo para se preparar. Durante toda a interfase, uma célula geralmente continua a transcrever genes, sintetizar proteínas e aumentar a massa. Juntas, as fases G1 e G2 promovem tempo extra para que a célula cresça e duplique as suas organelas citoplasmáticas, assim não diminuindo seu tamanho a cada divisão celular.
5 –Organelas como mitocôndrias e cloroplastos estão presentes em grande número, geralmente, e para sua divisão há primeiro a sua duplicação por divisão binária e logo após são divididas aleatoriamente para cada extremidade da célula-mãe. O retículo endoplasmático (RE) das células interfásicas é contínuo com a membrana nuclear e é organizado pelos microtúbulos do citoesqueleto. Quando a célula entra na fase M, a reorganização dos microtúbulos libera o RE e permanece intacto durante a mitose e é cortado em dois durante a citocinese. O aparelho de Golgi se fragmenta durante a mitose, seus fragmentos se ligam aos microtúbulos do fuso por meio de proteínas motoras, passando para as células-filhas com o alongamento do fuso na anáfase. Outros componentes celulares, incluindo todas as proteínas solúveis, são herdados randomicamente quando a célula se divide.
6 – Centrossomo: a região específica da célula, situada próxima ao núcleo, onde é o centro de polimerização dos microtúbulos. Eles são duplicados durante a interfase e deslocados para os polos, assim formando o fuso mitótico.
Cinetocoro: disco proteico dos cromossomos localizado nos seus centrômeros. É responsável pela ligação entre os microtúbulos do cinetocoro com o cromossomo para a posterior segregação das cromátides-irmãs.
Polo do fuso: região onde se deslocam os centrossomos duplicados no início da Fase M para a formação do fuso mitótico, assim criando os dois polos que receberão as cromátides-irmãs separadas na anáfase.
Microtúpulos polares: são os microtúbulos que se estendem de um centrossomo a outro durante a mitose, não se ligando aos cromossomos.
7 – Prófase: os cromossomos replicados, cada um consistindo em duas cromátides-irmãs intimamente associadas, condensam-se. Fora do núcleo, o fuso mitótico se forma entre os dois centrossomos, os quais começaram a se separar. Para simplificar, apenas três cromossomos estão desenhados
Prometáfase: se inicia repentinamente com o rompimento do envelope nuclear. Os cromossomos podem agora se ligar aos microtúbulos do fuso pelo cinetocoro e sofrem movimentos ativos.
Metáfase: os cromossomos estão alinhados no equador do fuso, exatamente na metade entre os dois polos. Os microtúbulos dos cinetocoros pareados em cada cromossomo se ligam aos polos opostos do fuso. 
Anáfase: as cromátides-irmãs se separam sincronicamente, e cada uma delas é puxada lentamente para o polo do fuso ao qual está ligado. Os microtúbulos do cinetocoro encurtam, e os polos do fuso também se distanciam, contribuindo para a segregação dos cromossomos. E começa a formação do anel contrátil.
Telófase: os dois conjuntos de cromossomos chegam aos polos do fuso. Um novo envelope nuclear é remontado em torno de cada conjunto, completando a formação dos dois núcleos e marcando o fim da mitose. A divisão do citoplasma começa com o fechamento do anel contrátil.
8 – A anáfase se inicia repentinamente com a liberação da ligação de coesina que mantém as cromátides-irmãs unidas. A ligação das coesinas é destruída por uma protease chamada de separase, que até o começo da anáfase é mantida em um estado inativo pela ligação a uma proteína inibidora chamada de securina. No início da anáfase, a securina é marcada para ser destruída e uma vez que a securina foi removida, a separase é então liberada para romper as ligações das coesinas.
Uma vez que as cromátides-irmãs se separam, elas são puxadas para o polo do fuso ao qual estão ligadas. O movimento é consequência de dois processos independentes que envolvem diferentes partes do fuso mitótico. Os dois processos são denominados anáfase A e anáfase B e ocorrem mais ou menos simultaneamente. Na anáfase A, os microtúbulos do cinetocoro, encurtados pela despolimerização, e os cromossomos ligados se movem em direção aos polos. Na anáfase B, os polos do fuso se distanciam, contribuindo para a segregação dos dois conjuntos cromossômicos.
9 – A citocinese é o processo pelo qual o citoplasma é clivado em dois, completando a fase M. Normalmente começa na anáfase, com o início da formação do anel contrátil, mas não é finalizada até que os dois núcleos-filhos tenham sido formados na telófase. O anel contrátil é uma estrutura com base em filamentos de actina e miosina que é determinado pelo fuso-mitótico. Uma vez montado, os deslizamentos dos filamentos de actina sobre os filamentos de miosina geram uma força, assim como ocorre durante a contração muscular. Entretanto, diferentemente do aparelho contrátil muscular, o anel contrátil é uma estrutura transitória: ela se forma para realizar a citocinese e fica cada vez menor à medida que a citocinese progride e se desmonta completamente uma vez que a célula tenha sido dividida em duas. 
10 – 
Mitose
Uma divisão nuclear e uma divisão citoplasmática por ciclo.
Uma célula-mãe (2n) produzduas células-filhas (2n).
Os conteúdos genéticos das células-filhas (2n) são idênticos entre si e também iguais aos da célula- mãe (2n).
O número de cromossomos das células-filhas é o mesmo que o da célula-mãe.
Os cromossomos não entram em sinapse.
Não existe permutação entre os cromossomos homólogos.
Produtos mitóticos geralmente são capazes de sofrer outras divisões mitóticas subsequentes.
Ocorre normalmente na maioria das células somáticas.
Meiose
Duas divisões nucleares e duas divisões citoplasmáticas por ciclo.
Uma célula-mãe (2n) produz quatro células-filhas (n). Os conteúdos genéticos das células-filhas diferem da célula-mãe e também diferem entre si.
O número de cromossomos (2n) das células-filhas é a metade do da célula-mãe (n).
Os cromossomos entram em sinapse.
Existe permutação entre os cromossomos homólogos. Ocorrendo formação de quiasmas entre os homólogos.
Produtos meióticos não podem sofrer outra divisão meiótica, embora possam ser submetidos à divisão mitótica.
Ocorre em células germinativas, em células-mães de esporos e no zigoto de muitas algas e fungos.

Outros materiais