Buscar

Descrição do Tártaro.docx

Prévia do material em texto

Descrição do Tártaro
Interpretação livre do trecho da Teogonia de Hesíodo
Frei João Paulo Gabriel,OFM
Em um local bastante profundo e distante do regaço acolhedor da Terra, cercado por um muro de bronze, abaixo das raízes da Terra e até do mar, onde a escuridão domina. Lá, os deuses titãs habitam ocultos por desígnio de Zeus. Uma região bolorenta e sem saída.
Lá, Giges, Cotos e Brirareu, ilícitos aliados de Zeus (espiões - aliados de Zeus), habitam magnânimo a seu serviço, guardando este local. Local de abismo infinito. 
Os renegados são torturados por tufões que levam-nos de um lado para o outro, ruim até para os deuses imortais.
Lá, a noite e o dia revezam sua estadia. Aí, também, os filhos da noite têm sua morada.
Lá, também, Sono e Morte, terríveis deuses, nunca o sol os vê. Um deles, o sono, é tranqüilo e doce aos homens, percorre a terra e o mar. O outro, de coração de ferro e alma de bronze, impiedoso, retém o homem que agarra. Odioso até aos deuses imortais.
A frente deles o Palácio do Deus do subterrâneo, Hades e sua mulher Perséfone. Guardado pelo cão Cérberos que se alegra com os que entram e não deixa mais q saiam. Devora quem ousa.
Lá, mora também, Estige, detestada dos imortais, filha mais velha de Poseidon. Mora no palácio rodeado de pedras. 
Íris, ágil, vai para o Tártaro por cima do mar quando os imortais brigam.
E se um deus mente, Zeus pede a Íris o juramento dos Deuses. Ela se joga da longa pedra alta (Olimpo) para a Terra e só volta com a pena para o Deus mentiroso.
Dos imortais que tem a cabeça coberta de neve do Olimpo, onde quem jogou joga uma maldição: “vai ficar sem fôlego por um ano inteiro, não comerá nem as mais simples comidas do Olimpo, desolado e sem voz. Nove anos longe dos deuses. Sem voz e sem vez. No décimo ano volta para o Olimpo e goza de tudo novamente.”
Esse juramento, os deuses fizeram da água do rio Estige, que leva ao Tártaro.
A terra, o tártaro, o mar e o céu estão em contato. A parte feia, o Tartaro, os Deuses odeiam. Lá, habitam os titãs, longe dos deuses, no caos sombrio (Tártaro).
Os ilícitos aliados de Zeus (espiões), habitam abaixo do oceano (Tártaro), são eles: Cotos, Giges e Birareu. Birareu, por ser bravo, recebeu a mão de Anda-onda, filha de Posseidon.

Continue navegando