Buscar

QUESTOES PROVA

Prévia do material em texto

QUESTÃO 1 
SOCIALIZAÇÃO – É A EDUCAÇÃO VIVA, É AQUELA QUE COMEÇA SEM LIVROS, SEM ESCOLAS, SEM SALAS DE AULAS, SEM PROFESSORES, MAS TAMBEM PODE ESTAR EM UM OUTRO CONTEXTO EM QUE SÃO CONSTRUIDAS SALAS DE AULAS E ESCOLAS, OS PROFESSORES SÃO ESPECIALIZADOS E DESENVOLVEM-SE METODOS PEDAGOGICCOS. 
EDUCAÇÃO FORMAL – DESENVOLVIDA NAS ESCOLAS, COM CONTEUDOS PREVIAMENTE DEMARCADOS.
EDUCAÇÃO INFORMAL – É A QUE SOCIALIZA OS INDIVIDUOS, NOS É PASSADO PELA FAMILIA, NOSSOS AMIGOS, NOSSA SOCIEDADE, APRENDEMOS PELA ORALIDADE, PELA OBSERVAÇÃO, PELO OUVIR E VER.
EDUCAÇÃO NÃO FORMAL – NECESSITA DA REUNIAO DE INDIVIDUOS QUE SE INTERESSAM NUM DETERMINADO TIPODE CONHECIMENTO, E TAMBEM DE UM EDUCADOR SOCIAL.
EDUCAÇÃO POPULAR – BASEADA NA VIVIENCIA DOS GRUPOS E PROCURA FORMAR INDIVIDUOS MAIS CRITICOS E ATUANTES. 
QUESTÃO 2
MISCIGENAÇÃO - É O PROCESSO GERADO A PARTIR DA MISTURA ENTRE DIFERENTES ETNIAS HUMANAS. OS SERES HUMANOS MISCIGENADOS APRESENTAM CARACTERÍSTICAS FÍSICAS TÍPICAS DE VÁRIAS "RAÇAS". O INDIVÍDUO QUE NASCE A PARTIR DA MISCIGENAÇÃO ÉTNICA (QUE AINDA PODE SER CHAMADA DE MESTIÇAGEM OU CALDEAMENTO) É CONSIDERADO MESTIÇO.
QUESTÃO 3
DIVERSIDADE CULTURAL - GRANDE QUANTIDADE DE COISAS, AÇOES, PENSAMENTOS, IDEIAS E PESSOAS QUE SE DIFERENCIAM ENTRE SI DENTRO DE GRUPOS SOCIAIS OU DENTRO DE UMA MESMA SOCIEDADE. 
QUESTÃO 4 
LEI 11645/08 - ESTABELECE AS DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL, PARA INCLUIR NO CURRÍCULO OFICIAL DA REDE DE ENSINO A OBRIGATORIEDADE DA TEMÁTICA “HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E INDÍGENA”. O CONTEÚDO PROGRAMÁTICO A QUE SE REFERE ESTE ARTIGO INCLUIRÁ DIVERSOS ASPECTOS DA HISTÓRIA E DA CULTURA QUE CARACTERIZAM A FORMAÇÃO DA POPULAÇÃO BRASILEIRA, A PARTIR DESSES DOIS GRUPOS ÉTNICOS, TAIS COMO O ESTUDO DA HISTÓRIA DA ÁFRICA E DOS AFRICANOS, A LUTA DOS NEGROS E DOS POVOS INDÍGENAS NO BRASIL, A CULTURA NEGRA E INDÍGENA BRASILEIRA E O NEGRO E O ÍNDIO NA FORMAÇÃO DA SOCIEDADE NACIONAL, RESGATANDO AS SUAS CONTRIBUIÇÕES NAS ÁREAS SOCIAL, ECONÔMICA E POLÍTICA, PERTINENTES À HISTÓRIA DO BRASIL.
QUESTÃO 5 
PRECONCEITO - É UM "JUÍZO" PRECONCEBIDO, MANIFESTADO GERALMENTE NA FORMA DE UMA ATITUDE DISCRIMINATÓRIA PERANTE PESSOAS, CULTURAS, RELIGIÕES, LUGARES OU TRADIÇÕES CONSIDERADOS DIFERENTES OU "ESTRANHOS".
DISCRIMINAÇÃO SOCIAL - QUANDO UMA PESSOA É TRATADA DE FORMA DESIGUAL POR PERTENCER A UMA CLASSE SOCIAL DIFERENTE. 
QUESTÃO 6 
ARBITRARIO CULTURAL (PIERRE BOURDIEU) – CONCEPÇÃO CULTURAL DOS GRUPOS E CLASSES DOMINANTES, QUE É IMPOSTA A TODA A SOCIEDADE POR MEIO DO SISTEMA DE ENSINO. TAL IMPOSIÇÃO NÃO APARECE JAMAIS EM SUA VERDADE INTEIRA E A PEDAGOGIA NUNCA SE REALIZA ENQUANTO PEDAGOGIA, POIS SE LIMITA À INCULCAÇÃO DE VALORES E NORMAS.
QUESTÃO 7 
PLURALIDADE - DIZ RESPEITO AO CONHECIMENTO E À VALORIZAÇÃO DE CARACTERÍSTICAS ÉTNICAS E CULTURAIS DOS DIFERENTES GRUPOS SOCIAIS QUE CONVIVEM NO TERRITÓRIO NACIONAL, ÀS DESIGUALDADES SOCIOECONÔMICAS E À CRÍTICA ÀS RELAÇÕES SOCIAIS DISCRIMINATÓRIAS E EXCLUDENTES QUE PERMEIAM A SOCIEDADE BRASILEIRA, OFERECENDO AO ALUNO A POSSIBILIDADE DE CONHECER O BRASIL COMO UM PAÍS COMPLEXO, MULTIFACETADO E ALGUMAS VEZES PARADOXAL.
DIVERSIDADE CULTURAL - RECONHECER E VALORIZAR A DIVERSIDADE CULTURAL É ATUAR SOBRE UM DOS MECANISMOS DE DISCRIMINAÇÃO E EXCLUSÃO, ENTRAVES À PLENITUDE DA CIDADANIA PARA TODOS E, PORTANTO, PARA A PRÓPRIA NAÇÃO.
QUESTÃO 8 
GENERO – AQUILO QUE DIFERENCIA SOCIALMENTE AS PESSOAS, LEVANDO EM COSIDERAÇÃO OS PADROES HISTORICO CULTURAL ATRIBUIDO PARA HOMENS E MULHERES. 
QUESTÃO 9
SOBRE O ENSINO RELIGIOSO – O ENSINO RELIGIOSO NAS ESCOLAS DEVE VALORIZAR A DIVERSIDADE RELIGIOSA, O RESPEITO A TOLERANCIA COMO UM FENOMENO CULTURAL, HISTÓRICO, DE DIREITO AO LIVRE CULTO. DEVIDO A ESCOLA PUBLICA NÃO SER CONFESSIONAL, O ENSINO RELIGIOSO NÃO PODE SER PAUTADO EM UMA ÚNICA RELIGIÃO COM INTUITO DE CATEQUESE. SE ASSIM FOR, O ENSINO RELIGIOSO PODE SER CARACTERIZADO COMO CRIMIE DE DISCRIMINAÇÃO, PASSIVEL DE PUNIÇOES LEGAIS. 
(CF ART. 5, INCISO VI).
QUESTÃO 10
VIOLENCIA SIMBOLICA – IGNORAR AS DIFERENÇAS CULTURAIS PERANTE A EDUCAÇÃO. QUANDO A AÇAO PEDAGOGICA ENVOLVE TANTO A REPRODUÇÃO CULTURAL QUANTO A SOCIAL, TENDO ASSIM UMA ATITUDE ARBITRARIA, ISTO É, COERCITIVA POIS ELA APRESENTA A CULTURA DOMINANTE (DAS CLASSES MAIS ABASTADAS) COMO UMA CULTURA GERAL, POR ISSO CONCEBIDA COMO UMA VIOLENCIA SIMBOLICA.
QUESTÃO 11
POLITICAS AFIRMATIVAS – SÃO POLITICAS PUBLICAS FEITAS PELO GOVERNO OU PELA INICIATIVA PRIVADA COMO OBJETIVO DE CORRIGIR DESIGUALDADES RACIAIS PRESENTES NA SOCIEDADE, ACUMULADAS AO LONGO DOS ANOS. SÃO RESULTANTES DAS REINVINDICAÇÕES DOS MOVIMENTOS SOCIAIS QUE TEM A VER COM A DEMOCRACIA E OS DIREITOS CIVIS. (EX: CURSOS POPULARES/COMUNITARIOIS, BOLSA PERMANENCIA, ESTATUTO DO IDOSO, SISTEMA DE COTAS).
QUESTÃO 12 
GENERO - FALAR DE GENERO, ENVOLVE FALAR DE NOSSAS RELAÇOES SOCIAIS, E DA FORMA COMO A SOCIEDADE CONSTROI ESSAS RELAÇÕES E QUAIS LUGARES SÃO ESTABELECIDOS PARA CADA UM DENTRO DESSE COLETIVO ONDE VIVEMOS. FALAR DE GENERO É FAZER UM VERDADEIRO ENFRENTAMENTO DE POSIÇOES, DE RELAÇOES HIERARQUIZADAS DE CONTROLE, E SOBRETUDO, COMBATER DISCURSOS MACHISTAS, MISÓGINOS E EXCLUDENTES. 
queria dizer que gênero é culturalmente construído e colocado sob um corpo sexuado, a condição da mulher não é uma condição natural, mas sim naturalizada, socialmente construída, por isso ela se torna mulher, dado que, sob a perspectiva hegeliana, que é a que adota, ser é ter-se tornado, é ser mantido numa determinada condição.

Continue navegando

Outros materiais