Buscar

FATORES QUE AFETAM A SEMEADURA

Prévia do material em texto

Bacharelado em Agronomia 
FATORES QUE AFETAM A SEMEADURA 
Discente: Gabriella S. S. da Silva
Docente: Dr. Rosimaldo Soncela
Mecanização Agrícola 2
Nova Andradina – MS
2018
Gabriella Stéfany Soares da Silva
FATORES QUE AFETAM A SEMEADURA 
Trabalho apresentado como requisito parcial da obtenção de aprovação na disciplina de Mecanização Agrícola 2, no curso Bacharelado em Agronomia, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul.
Prof.Dr. Rosimaldo Soncela
Nova Andradina-MS
2018
Resumo: Esse trabalho tem como objetivo mostrar os fatores que afetam a semeadura, uma vez que a semeadura é uma etapa determinante, na qual após feita não tem como voltar atrás, sendo fundamental seu manejo adequado para o sucesso na produtividade da cultura.
Palavras-chaves: Semeadura. Produtividade. Manejo 
Introdução.
Semeadoras.
Toda ou qualquer máquina que distribua grãos, dosa e distribui sementes e fertilizantes. As semeadores desempenham as seguintes funções:
Abrir um sulco no solo
Dosar a quantidade de sementes e posicioná-las no solo
Cobrir o sulco e firmar o solo ao redor das sementes
http://www.ebah.com.br/content/ABAAAfbtMAA/semeadoras-adubadoras
http://www.campoforte.net/produtos/9/semeadora-adubadora-panther-sm-6000-a-16000-pneumatica
Plantadora.
Máquinas utilizadas no plantio de culturas que se reproduzem por órgãos vegetativos como: raízes, colmos, tubérculos, etc.
http://www.tmamaquinas.com.br/plantadora_ptx_7010.php
Transplantadora.
Máquinas destinadas a distribuir plântulas ou mudas das culturas. Ex: Café, Eucalipto, etc.
 
https://www.agroterra.com/p/maquina-transplantadora-de-lechugas-iceberg-y-baby-sfoggia-f10-28000-plantines-h-explo-intens-de-italia-3023705/3023705
As três tem como objetivo colocar no solo, de maneira adequada os órgãos de reprodução dos vegetais, conforme sua exploração agrícola.
A semeadura de uma lavoura deve ser muito bem planejada, pois determina o inicio do processo, que afetará todas as outras operações envolvidas que determininará 
	Desenvolvimento 
Fatores que afetam a semeadura.
Erro de Dosagem 
Esse é o tipo de erro mais notório, de onde nasce a ideia errada de que o mecanismo dosador é o vilão quando a semeadora não está semeando com a precisão esperada. O erro de dosagem pode ser definido como o desvio da distância entre sementes dosadas em relação à distância teórica representada pelas células do dosador.
Fatores que afetam esse mecanismo:
Característica da sementes (tamanho, forma, rugosidade superficial)
Relação de tamanho e forma entre as células e as sementes (para um melhor desempenho de mecanismos com disco horizontal, por exemplo, as células devem ter um diâmetro 10% superior ao das sementes)
Velocidade do componente rotativo (no caso do disco horizontal, velocidades tangenciais das células superiores a 0,3m/s podem danificar as sementes e prejudicar o enchimento das células)
Desgaste dos componentes mecânicos (pode alterar a densidade de semeadura, para mais ou para menos, dependendo do mecanismo)
Regulagens (a inexistência ou a dificuldade de proceder regulagens compromete a precisão)
Melhoradores de fluxo (a adição de pó de grafite ou talco aumenta a precisão em dosadores de dedos prensores e pneumáticos)
Geometria do reservatório de sementes (a forma do reservatório dever ser tal que permita uma alimentação contínua do dosador);
Conformidade de fabricação (os processos de fabricação devem garantir as dimensões de projeto)
Desempenho de mecanismos auxiliares (o mau funcionamento de exclusores e ejetores de sementes pode gerar falhas ou dosagem de múltiplos, além de causar danos nas sementes).
Pode-se notar que pelos fatores listados, que a dosagem das sementes afeta a regularidade de distribuição de plantas de duas formas: através de falhas no processo de separação das sementes e através da danificação das sementes, o que deixa impossível a germinação das mesmas.
Erro de deposição
Não adianta a função de um dosador ser preciso se não há um domínio sobre o tempo de descida de cada semente e sobre seu deslocamento no sulco.
O erro de deposição pode ser definido como resultante de variações na trajetória da semente, desde sua liberação do dosador até atingir o solo, causado pelo rolamento e ricocheteamento da semente no tubo condutor, assim como pelo seu rolamento após o impacto com o solo.
Os principais fatores que afetam o erro de deposição são: 
Altura do mecanismo dosador (deve ser a menor possível);
Forma de deposição (por gravidade ou por fluxo de ar);
Velocidade da semente (depende da velocidade do dosador, quanto maior a velocidade menor a precisão);
Configuração do tubo condutor (diâmetro, rugosidade interna, inclinação).
Erro de profundidade 
Dentre os fatores que afetam a germinação e emergência da cultura estão: temperatura, aeração do solo e disponibilidade de água. Esses fatores são influenciados pelo tipo de solo, suas condições física e pela profundidade de semeadura. 
O erro de profundidade reflete, portanto, os desvios na profundidade de abertura do sulco em relação à profundidade recomendada/regulada na semeadora.
O desempenho de uma semeadora quanto à garantia da correta profundidade de semeadura pode ser afetado pelos seguintes fatores: 
O de mecanismo sulcador (o desempenho de sulcadores do tipo facão e do tipo discos variam em função da classe de solo e da umidade); 
Mecanismo limitador de profundidade (deve encontrar-se o mais próximo possível do sulcador);
Velocidade de deslocamento (velocidades maiores tendem a gerar sulcos mais profundos).
Erro de acondicionamento 
Da mesma maneira que a profundidade de semeadura, erros de acondicionamento, afetam a emergência das plântulas.
A semeadura ideal deveria compactar o solo ao nível da sementes no sulco, empurrar a semente contra esse solo compactado, cobri-las com solo suficientemente solto para evitar a formação de crostas que possam dificultar a emergência. Adicionalmente, os mecanismos devem assegurar um adequado espaçamento entre as sementes e o fertilizante.
Os principais fatores que afetam o erro de acondicionamento são:
Tipo de mecanismo recobridor
Tipo de mecanismo compactador 
Regulagens
Conclusão
Através de pesquisas para o seguinte trabalho, conclui-se que que a semeadora é o equipamento mais importante para o sucesso do plantio e o sucesso envolve a semeadora como um todo. A utilização de maquinas e equipamentos, se feita de maneira correta melhora a operação atendendo o desejado da produtividade.
Referências 
ERROS NA SEMEADURA. Disponível: >http://www.grupocultivar.com.br/artigos/erros-na-semeadura< 
OS DESAFIOS DA SEMEADURA. Disponível: >http://www.seednews.inf.br/_html/site/content/reportagem_capa/imprimir.php?id=212 < Acessado em 09/03/2018
SEMEADORAS AGRÍCOLAS. Disponível: >http://www.garcia.xpg.com.br/aula15_semeadoras.pdf < Acessado em 09/03/2018
SEMEADORAS E ADUBADORAS. Disponível em: >http://www.ebah.com.br/content/ABAAAfbtMAA/semeadoras-adubadoras< Acessado em 10/03/2018 
SEMEADURA INCORRETA. Disponível: >http://sna.agr.br/wp-content/uploads/alav688_semeadura.pdf < Acessado em 08/03/2018

Continue navegando